Categorias: Blog

Cirurgia íntima para mulheres

Cada vez mais as mulheres, da mesma forma que dão atenção a partes do corpo que pretendem melhorar, como seios, face, glúteos… Preocupam-se também com a aparência do seu órgão sexual. Isso porque essa região está diretamente ligada a sua autoestima, desinibição e claro, satisfação na relação íntima.

Creio que se você começou a ler este artigo deve estar buscando se manter informada sobre um dos assuntos que mais envolve questões como: A liberdade da mulher e o direito das mulheres de sentirem prazer em suas relações, sem tabus. Acompanhe e tire todas suas dúvidas sobre Cirurgia Íntima para mulheres.

Causa do problema

A maioria da alterações corrigidas pelas cirurgias intimas têm origem genética, como o aumento dos pequenos lábios vaginais e maior distribuição da gordura no monte de Vênus.

Embora a maioria das alterações externas do aparelho genital feminino esteja relacionada com fatores genéticos, outros podem ocorrer com o avançar da idade. Em alguns casos, há alterações hormonais na adolescência por exemplo, que condicionam aspectos definitivos da aparência genital feminina. Essas alterações podem também estar associadas a diabetes, obesidade, gestações etc.

Melhores candidatas à cirurgia íntima

Vamos lá, você já sentiu um certo incômodo, ou dificuldade na relações sexuais com o excesso de pele ou tamanho excessivo dos pequenos lábios vaginais? Se sentiu constrangida ao colocar um biquíni para ir a praia ou roupas apertadas de academia devido ao excesso de volume na sua região íntima? Tem desconforto com o excesso de gordura no púbis, flacidez ou tamanho pequeno dos grandes lábios vaginais? Então você pode ser candidata à  esta cirurgia.

Vale lembrar que a revolução do pensamento acerca do papel da mulher mostra que elas têm total autonomia sobre seu corpo e decisões. Optar por realizar a cirurgia deve ser uma decisão vinda de si mesma – nunca para agradar uma terceira pessoa.

Um procedimento para cada necessidade

Ninfoplastia ou Redução dos pequenos lábios vaginais

Há três tipos principais de cirurgias íntimas: a mais procurada delas é a Ninfoplastia, também conhecida como Labioplastia ou redução dos pequenos lábios vaginais. É indicada para casos em que há um aumento exagerado dos pequenos lábios, que ficam expostos – dando um aspecto de excesso de pele na região genital e causando constrangimentos.

Há alguns casos em que essa condição pode até causar machucados nas relações sexuais ou ao usar roupas apertadas e ainda ocasionar candidíase.

É importante entender também que essa condição de pequenos lábios com tamanho exagerado é comum e afeta muitas mulheres. Nos casos onde há um incômodo em relação a isso a Ninfoplastia é realizada, de modo a proporcionar aparência e tamanho mais harmônico da genitália.

Redução do Monte de Vênus

A segunda mais procurada é a redução do monte de Vênus. Indicada para mulheres que possuem projeção excessiva, aquela gordurinha localizada acima do púbis e se queixam de desconforto. Em alguns casos de ganho e perda de peso ou gestações, pode haver flacidez de pele, além do acúmulo de gordura local.

Há pacientes em que o monte de Vênus é muito proeminente, conferindo um aspecto abaulado acima dos genitais, muitas vezes visível até sobre a calça, o que pode causar grande desconforto e constrangimento.

Redução da flacidez dos grandes lábios vaginais

A cirurgia de correção de flacidez dos grandes lábios vaginais, terceira mais procurada, é indicada para casos em que os grandes lábios vaginais ficam flácidos, como se estivessem murchos. Isso geralmente ocorre depois dos 40 anos. O escurecimento dos grandes lábios também é uma causa de incômodo.

Mulheres que apresentam alterações nos exames pré-cirúrgicos ou problemas crônicos descompensados de saúde (como diabetes, alteração da coagulação, problemas cardíacos, problemas imunológicos  ou câncer) não podem se candidatar à realização desse procedimento estético.

Complexidades desses procedimentos

Os três tipos de cirurgia íntima são consideradas de baixa complexidade. Elas duram em média 40 minutos cada, são realizadas normalmente com anestesia local com sedação e o paciente tem alta no mesmo dia.

Além disso, não é necessário retirar os pontos, pois são utilizados pontos absorvíveis. Muitos pacientes internam sozinhos, operam e não contam nada a ninguém.

Geralmente retornam ao trabalho depois de 3 dias, comumente operando sexta-feira e trabalhando na segunda-feira.

Cicatrizes

A cicatriz das cirurgias íntimas geralmente fica pouco perceptível devido a sua localização e o tipo de pele da região.

A Cirurgia íntima irá atrapalhar uma futura gestação?

Nenhuma das cirurgias íntimas causa qualquer tipo de problema ou interfere em possíveis gestações ou no trabalho de parto.

Associação de cirurgias íntimas


É possível associar dois tipos de cirurgia íntima em um mesmo procedimento cirúrgico. Por exemplo, é possível realizar a Redução do Monte de Vênus e a Redução dos Pequenos ou dos Grandes Lábios Vaginais de maneira conjunta. A associação mais frequente é a Ninfoplastia com o enxerto de gordura nos grandes lábios vaginais para tratar a flacidez dos mesmos.

Também é possível associar uma cirurgia íntima a um outro tipo de cirurgia plástica, como uma abdominoplastia, prótese de mamas, lipoaspiração ou outras.

No caso de uma associação, o tempo de cirurgia se torna um pouco maior e os cuidados durante a recuperação também devem ser maiores.

Sensibilidade

Nos três procedimentos, a sensibilidade da área operada pode ficar alterada transitoriamente durante o período de inchaço, retornando ao normal com o desinchar. A sensibilidade do clitóris, responsável pela maior parte do prazer sexual feminino não é alterada, já que ele não é manipulado em nenhum momento. Por isso, vale reafirmar que as cirurgias íntimas não alteram em nada a sensibilidade depois da recuperação.

Cirurgia Íntima e relações sexuais

Após a realização de uma cirurgia íntima é preciso ficar aproximadamente de 30 a 45 dias sem relações sexuais, depois desse período a vida sexual pode voltar ao normal.

Recuperação

Não é comum dor intensa após a cirurgia íntima, mas pode ocorrer um desconforto leve, principalmente devido ao inchaço – que é tratado com analgésicos comuns e anti-inflamatórios. O resultado definitivo é alcançado depois de cerca de seis meses, quando a cicatrização está completa. Mas após dois meses da cirurgia íntima já é possível observar 80% do resultado, época em que é difícil notar que a região foi operada.

Riscos

Claro que, como todo procedimento cirúrgico há riscos, porém são raros. Entre as possíveis complicações estão: hematoma, infecção e abertura dos pontos.

Para evitar e diminuir os riscos é necessário seguir todas as recomendações do cirurgião plástico após a cirurgia, como evitar esforços, exercícios e banhos quentes, usar roupas justas, tomar as medicações prescritas e fazer drenagem linfática quando indicado.

O laser nas cirurgias íntimas

Quando usado nas ninfoplastias, o laser proporciona uma incisão com menor trauma, menor sangramento (visto que queima os vasos sanguíneos ao cortar), com consequente menor inchaço e roxeado. Assim, a recuperação costuma ser mais rápida e confortável.

Nos grandes lábios vaginais, o uso do laser como um peeling ajuda a descamar e clarear a pele, assim como pode levar à uma retração da pele e redução da flacidez.

Se usado por dentro da vagina, o laser leva à uma descamação da mucosa, aumento do colágeno e da elasticidade, melhora da lubrificação, com consequente redução da flacidez e pode acarretar em maior conforto nas relações sexuais.

Vale pontuar, que cada caso responde de um modo particular ao tratamento e quando usado como um peeling, o laser pode precisar de mais de uma sessão para obter um melhor resultado.

Usado em várias áreas da saúde e da tecnologia, o laser chegou a mais uma fronteira da ciência, ajudando a cirurgia plástica a obter melhores e mais precisos resultados.

Devo fazer?

É difícil definir a estética “normal” da vulva e da vagina. Pois assim como outras partes do corpo, o aspecto da região genital também varia.

Então, se você tem uma vida normal apesar das queixas, talvez a cirurgia íntima não seja indicada. Mas se você se priva de algo, seja sexualmente ou no seu dia-a-dia por vergonha, talvez seja a hora de mudar. Os benefícios que serão alcançados com essa mudança podem significar uma grande melhora na sua qualidade de vida.

Para concluirmos…

Ainda ficou com alguma dúvida? Então agende uma consulta para uma conversa mais detalhada.

Vale ressaltar que, para garantir os melhores resultados para sua cirurgia íntima e evitar quaisquer riscos ou complicações, é fundamental procurar por um Cirurgião Plástico especializado, que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e realize o procedimento com toda infraestrutura adequada.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886