Lipoaspiração

Lipo de Alta Definição

Hoje tem se falado muito na lipo de alta definição. Quem não gostaria de ter um abdômen em tanquinho, sem nenhum esforço, sem suar, sem dieta nem fazer exercícios? Todo mundo. Esta é a promessa de muitas publicações na web, sempre acompanhada de fotos de pessoas magras, com abdômen trincado.

Como na medicina não há milagre, sugiro ficarem atentos.

Vamos ponderar alguns fatos sobre a lipoaspiração e o abdômen ideal.

O abdômen dos sonhos é magro, com mínima taxa de gordura, com a musculatura forte, definida. Para isso, é preciso uma hipertrofia muscular, ou seja musculo forte, pouca gordura e aderência da pele à musculatura, para que fique evidente a forma muscular.

A lipoaspiração, como todos sabem, é uma cirurgia que retira gordura, não interferindo na musculatura nem na pele. Depois de retirada a gordura, a pele precisa retrair e aderir à musculatura.

Quanto mais gordura, maior precisará ser a retração da pele e mais difícil será a sua aderência na musculatura. Áreas lipoaspiradas, tem células de gordura e tendem a engordar menos caso o paciente ganhe peso, se comparada às áreas não lipoaspiradas.

A chamada Lipo de Alta Definição, promete esculpir a gordura modelando-a com a mesma forma de um abdômen musculoso, com “gominhos”. Isso quer dizer, que os “gominhos” tem mais gordura que as áreas menos projetadas.

Agora vamos ponderar sobre os gominhos e forma muscular verdadeira e da esculpida em gordura. A musculatura verdadeira é dura, tensa, reta e contrai aos exercícios. A gordura esculpida é mole, abaulada e não se contrai. Caso o paciente aumente de peso, a gordura sofrerá aumento de volume, podendo levar à assimetrias e irregularidades, aumentando as diferenças entre áreas mais e as menos lipoaspiradas.

Pacientes que procuram a lipoaspiração de alta definição não costumam ser esportistas nem tem gordura em pequena quantidade. O esportista com gordura leve, priorizará a atividade física, pois sabe que poderá perder a pouca gordura com malhação. Isso quer dizer, que a maioria dos que pretendem aderir à esta promessa de resultado de lipo de alta definição, são pacientes que tem gordura geralmente em grau moderado, o que faz necessário retirar mais gordura e ter melhor retração da pele. Ou seja, um caso menos favorável que o de um esportista com pouca gordura.

Sendo assim, vejo esta modalidade de lipoaspiração como sendo uma venda de ilusão, pois promete (geralmente com fotos e imagens enganosas) uma resultado igual ao alcançado com muito suor, esforço e horas de exercícios e alimentação adequada. Ilude e compara estruturas diferentes tanto da constituição, tônus, movimentação e dinâmica. Gordura não é e nunca será músculo.

Dr. André Colaneri

Especialista e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886