Lipoaspiração

Lipoaspiração e Abdominoplastia – Qual a diferença?

Manter uma barriga livre de gorduras localizadas é um sonho para muitas pessoas. Mas mesmo com uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, existem casos que ainda não conseguem obter a barriga desejada, e, por esse motivo, procuram por procedimentos cirúrgicos. É muito comum, no entanto, a noção de que cirurgia no abdômen é tudo a mesma coisa, mas muitas pessoas possuem uma única dúvida: “Qual a diferença entre Lipoaspiração e Abdominoplastia?”. Neste post, vamos explicar suas diferenças e benefícios, confira!

A lipoaspiração e a abdominoplastia são dois dos procedimentos estéticos mais realizados e que possuem a maior procura no país. Por conta de serem cirurgias plásticas voltadas para o abdômen e tirar gordurinhas localizadas, a maioria das pessoas não entende qual a distinção entre os dois e acaba por achar que são a mesma coisa, o que é um grande equívoco.

Ambas são completamente diferentes, indicadas para tratar diversos fatores e que podem ser realizadas juntas, a fim de complementar uma a outra.

 

Lipoaspiração

A Lipoaspiração, como o próprio nome diz (lipo = gordura, aspiração), é uma cirurgia que retira a gordura. É realizada por meio de cicatrizes muito pequenas, em torno de 4mm, que servem só para inserir a cânula na camada de gordura. Portanto, é indicada para casos de acúmulos de gordura, sem excesso de pele. Como a pele não é retirada, não trata a flacidez, podendo até piorá-la.

Ela é uma cirurgia plástica que tem como objetivo aspirar o excesso de gordura de uma área, sendo que a região do abdômen é uma das mais procuradas para a realização do procedimento. A operação é feita com uma pequena incisão, deixando cicatrizes pouco visíveis.

Sendo assim, essa cirurgia plástica é indicada para casos em que a pessoa está no seu peso ideal ou próximo dele, mas possui gordura localizada em excesso.

Principais candidatos

É indicada para casos de acúmulos de gordura. Os melhores casos são pacientes próximos ao peso ideal, com gordura localizada, sem excesso de pele (geralmente jovens e sem ter tido filhos – o que geraria flacidez).

Abdominoplastia (Cirurgia do Abdome)

Já a Abdominoplastia, é uma cirurgia que retira a pele abaixo do umbigo e “estica” a pele remanescente. Não retira a gordura de outros lugares além da que sai com a pele (abaixo do umbigo). Deixa grande cicatriz, porque para retirar pele é preciso cortá-la, o que produz cicatriz.

A cicatriz é proporcional ao excesso de pele: quanto maior a flacidez, maior a cicatriz. A cinta muscular também é afivelada na cirurgia, corrigindo o distanciamento dos músculos, geralmente resultante da gravidez. É indicada para casos de flacidez de pele, sem excesso de gordura.

Durante a cirurgia também é corrigido o distanciamento entre os músculos. Por isso, é um procedimento indicado principalmente após gestações e casos de flacidez de pele, e não para excesso de gordura.

Principais candidatos

O paciente ideal para a abdominoplastia é aquele com excesso de pele e magro (na maioria dos casos mães que apresentam abaulamento do abdômen e flacidez de pele, apesar de magras).

E a maioria das pacientes que apresenta gordura e flacidez? Qual cirurgia estaria indicada?

Nestes casos, a cirurgia seria a Lipoabdominoplastia, que é a associação das duas técnicas – Lipoaspiração e Abdominoplastia. Primeiramente é realizada a lipoaspiração, para a retirada da gordura dos lados (flancos) e do abdômen (Isso faz com que a flacidez existente piore) logo depois na mesma cirurgia, faz-se a abdominoplastia, com retirada da pele em excesso e correção da cinta muscular, produzindo um abdômen magro e sem flacidez.

É seguro realizar abdominoplastia e lipoaspiração ao mesmo tempo?

Apesar de existir uma grande distinção entre lipoaspiração e abdominoplastia, elas já foram realizadas em milhares de cirurgias com esta associação de procedimentos em conjunto, a chamada lipo-abdominoplastia, que associa as duas técnicas. O Brasil foi inclusive o pioneiro na lipoabdominoplastia que realiza simultaneamente a lipoaspiração com a abdominoplastia.

No entanto, cada caso deve ser avaliado em particular pelo médico de escolha do paciente para se certificar de que o benefício da cirurgia será maior do que eventuais riscos.

Quando realizadas, primeiramente é feita a lipoaspiração, que retira o acúmulo de gordura, dos flancos e do abdômen, e depois é feita a abdominoplastia, que remove o excesso de pele e flacidez.  O resultado é um abdômen magro, liso e tonificado, com um corpo mais escultural.

Essa associação das duas técnicas é indicada para casos em que há a flacidez no abdômen e há também gordura localizada na região.

Quais os benefícios de unir esses procedimentos?

O benefício de se associar as duas cirurgias é que pode-se conseguir um contorno corporal do tronco mais definido. Muitas vezes, quando se realiza apenas a abdominoplastia, pode sobrar gordura em áreas onde não se retirou o excesso de pele. Outro benefício é que a lipoaspiração pode facilitar retirar mais pele pendente e ajudar a ter uma cicatriz de menor tamanho.

Mas atenção: como já foi mencionado, a cirurgia não tem por objetivo a perda de peso e o tamanho da cicatriz pode variar conforme a necessidade do paciente e a técnica a ser utilizada.

Qual a melhor opção então?

Agora que você já sabe o que difere a Abdominoplastia da Lipoaspiração, e conheceu a Lipoabdominoplastia, a melhor forma de você saber qual é a melhor opção para você, é procurando a opinião de um cirurgião plástico confiável.

Para ambas as técnicas ou a junção das duas, é fundamental procurar por um especialista, que realize uma avaliação e esclareça as melhores possibilidades de resultado. Se quiser ler mais sobre o assunto acesse os artigos do Dr. André Colaneri ou assista os seus vídeos explicativos.

Mais informações sobre a Lipoaspiração

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Dr André Colaneri explica, em Vídeo, a Lipoabdominoplastia.

Entrevistado na TV Gazeta, Dr. André Colaneri fala sobre a diferença entre lipoaspiração, abdominoplastia e lipoabdominoplastia.

Entrevistado na TV Gazeta, Dr. André Colaneri fala sobre as diferenças das cirurgias plásticas: lipoaspiração, abdominoplastia, lipoabdominoplastia, mini-abdominoplastia.

Entrevistado na TV Gazeta, Dr André Colaneri explica os mitos e verdades, assim como as diferenças entre a lipoaspiração e a abdominoplastia. Fala também sobre a diferença entre abdominoplastia e mini-abdominoplastia.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886