Estética

Preenchimentos: Quais vantagens e como escolher?

Os preenchedores são cada vez mais usados, difundidos e procurados para dar volume, reduzir flacidez e diminuir vincos ou rugas. Entre eles podemos citar: silicone, PMMA, hidrogel, ácido polilático, ácido hialurônico, gordura.

Qual no entanto é melhor? Qual escolher? É seguro?

A escolha do preenchedor deve passar por outras perguntas: Onde será aplicado? Qual o volume precisarei usar? Pretendo um resultado definitivo? Vale a pena corre o risco? Qual o custo?

Para tentar responder a estas perguntas, vamos analisar cada um deles.

Silicone: Foi mais usado há décadas atrás. Não se trata do silicone industrial, muitas vezes usado de forma criminosa. Existe um silicone médico, para preenchimento. No entanto, perdeu espaço para outros preenchedores mais seguros. Hoje é pouco usado. Sua vantagem é o baixo custo. A desvantagem um maior risco de reações como granulomas, infecção , endurecimento, muitas vezes sendo necessário a retirada, o que é difícil e às vezes impossível por completo. Descarte essa opção. Vale ressaltar que este não é o silicone em forma de próteses, que são muito seguros.

PMMA ou Polimetilmetacrilato: É formado de microesferas de acrílico dissolvidas em gel. O gel é absorvido e as esferas permanecem, dando volume. Causam uma reação cicatricial ao redor do preenchedor, que pode variar entre pacientes e locais aplicados. Geralmente é bem tolerado, mas quando há complicações como granulomas, infecção, endurecimento, nódulos, não é possível retirar o produto. Geralmente o PMMA é usado em maiores volumes e em áreas como os glúteos. Ficam dispersos em todos tecidos, músculos, gordura, próximos a nervos e veias e artérias. Não é possível a retirada por completo, pois isso traria lesão nestes tecidos. A aplicação em pequena quantidade no subcutâneo (gordura) não costuma dar problemas, mas se usado em grandes quantidades o risco aumenta e se mantém o resto da vida. Pode ocorrer infecção ou outra reação anos depois da aplicação. Pode também atrapalhar a drenagem linfática local, gerando um inchaço permanente.

Hidrogel de poliamida (Aqualift®) : É um gel que é absorvido em torno de 6 anos. Assim como o PMMA costuma ser bem tolerado e usado em maiores quantidades para dar volume nos glúteos, por exemplo. Volumes maiores apresentar maiores riscos, como infecção, endurecimento, nodulações, distorção da drenagem linfática e inchaço. Por ficar disperso nos tecidos, não é possível sua retirada completa.

Ácido Polilático (Sculptra®): É um produto que estimula o organismo a produzir colágeno. Por si próprio, não causa aumento do volume, exceto por um inchaço leve nos primeiros dias. O resultado é notado depois de um a dois meses, quando a produção de colágeno estimulada passa a ser mais notável, com espessamento da pele, mais firmeza dos tecidos e em alguns casos discreta melhora de flacidez leve. É usado para melhorar a qualidade dos tecidos principalmente da face e reduzir o envelhecimento.

Ácido hialurônico: É uma substância que existe no organismo, portanto bem tolerada e com baixos índices de complicações. O gel, sintetizado em laboratório, pode ter diferentes graus de viscosidade. Quanto mais fluído, melhor para preenchimento em tecidos superficiais, como rugas finas da face, sendo mais rapidamente absorvido. Quanto maior a viscosidade, maior a duração, sendo usado para preenchimento mais profundo, como na região malar da face (maçãs do rosto). Devido ao alto custo, não é usado em grandes quantidades, como preenchimento dos glúteos. É muito usado e bem indicado para preenchimentos da face. A absorção, dependendo da viscosidade do gel, pode variar entre 4 meses e dois anos.

Gordura: A gordura é mais do que um preenchedor. É a substância mais usada para preencher, desde a face, até dá volume aos glúteos. Própria do organismo, não causa reação, alérgica ou rejeição, sendo muito segura. Parte do enxerto de gordura é absorvido em até três meses, podendo variar entre as regiões e volume enxertado. Entretanto, o volume que “pegar” permanece para sempre, comportando-se como a gordura do local doador, ou seja, podendo engordar ou emagrecer conforme a dieta do paciente. Hoje é sabido que a gordura leva consigo no enxerto muitas células tronco. Na verdade, na gordura há mais do que 5 vezes mais células tronco do que a medula óssea! Isso quer dizer, que os tecidos que recebem as células tronco passarão a ter os benefícios de regeneração e melhora de qualidade proporcionados por estas. Há estudos que mostram a pele e tecidos enxertados com melhora de qualidade, elasticidade, depois do enxerto de gordura. Por todas estas qualidades, a gordura é o melhor preenchedor entre todos, podendo ser usadas em grandes ou pequenas quantidades, desde a face (bigode chinês – sulco nasogeniano, queixo, maçãs do rosto, testa), até as pernas e glúteos.

Entrevista Rádio Gazeta: Diferenças e indicações do botox e dos preenchimentos. Dr André Colaneri explica.

Vídeos

Dr André Colaneri: explica as diferenças entre os diferentes preenchimentos faciais suas vantagens, desvantagens, segurança.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886