Abdominoplastia

Como eliminar a flacidez depois de emagrecer?

Você se dedica à dieta e aos exercícios físicos para perder gordura e os resultados estão cada vez melhores. No entanto, depois de emagrecer você se depara com um novo desafio: flacidez e/ou excesso de pele. É claro que além dos cuidados com a saúde, você busca um corpo mais estético, né? Então como eliminar a flacidez depois de emagrecer? Acompanhe!

Por que a pele fica flácida?

É muito comum observar sobras de pele após um emagrecimento, principalmente na região dos braços, pernas e abdômen. No entanto, um jovem que emagrece poucos quilos dificilmente terá problemas com a flacidez. Já uma pessoa mais idosa, fumante e com frequente exposição solar poderá ter flacidez em diversas áreas, inclusive no rosto.

É natural que mulheres após a gravidez ou pessoas pós-bariátricas apresentem mais flacidez/excesso de pele. Isso porque a pele é como um elástico. Quando a pessoa engorda, a pele estica e quando emagrece, a pele não consegue voltar a sua forma original.


O mesmo ocorre com um elástico de dinheiro, por exemplo. Se você prendê-lo em volta de uma garrafa pet, deixá-lo por alguns meses e depois tirá-lo, dificilmente ele voltará a ser o mesmo, certo?

Mas não é só o emagrecimento que pode deixar a pele flácida. A flacidez pode ser decorrente da diminuição da tonicidade da pele, e sua intensidade pode variar de acordo com alguns fatores, como: idade, elasticidade da pele, quantidade de peso perdida, genética, tabagismo, exposição ao sol, etc. Por isso, conheça algumas dicas de como acabar com a flacidez!

Cuide da alimentação

Uma das etapas muito importantes para combater a flacidez é cuidar da alimentação. Alimentos ricos em Vitamina C são essenciais para a beleza da pele e pode ser encontrado na laranja e cenoura, por exemplo. Uma forma fácil de incluir essa vitamina no cardápio é adicionar um copo de suco de laranja nas refeições e ralar um pouco de cenoura junto com a salada.

Escolha alimentos que agem na formação do colágeno (proteína responsável por manter a firmeza da pele) e que podem ser encontrados em peixes, leguminosas e gelatinas. O colágeno também pode ser encontrado em farmácias de manipulação, mas, neste caso, é sempre bom perguntar para o dermatologista antes, ok?

Outra dica fundamental é: beba água! A água hidrata sua pele de dentro para fora, renova as fibras colágenas, melhora a circulação e elimina o inchaço causado pela retenção de líquidos.

Fundamental: evite alimentos calóricos e de rápida absorção. O ganho de peso é um dos principais fatores geradores da flacidez.

Ganhe massa muscular


Ganhar massa muscular é uma das formas mais eficientes para tonificar o corpo, deixando a pele mais esticada.
Para fortalecer e tonificar a musculatura, pratique atividades físicas com pesos. Coxas, braços, glúteos e abdômen devem ser trabalhados com movimentos específicos.

Abandone o hábito de fumar

Dentre os muitos motivos para evitar o cigarro, estão incluídos os problemas que ele pode causar à sua pele. As mais de 4000 substâncias tóxicas do cigarro destroem e atrapalham a produção natural de colágeno e elastina, e assim surgem os sinais de flacidez e rugas mais profundas, que faz com que a pessoa sofra com o envelhecimento precoce.

Evitar exposição solar excessiva

Um dos principais fatores de envelhecimento e perda de elasticidade da pele é a ação dos raios ultravioleta sobre a pele. O efeito do sol é cumulativo, ou seja, a intensidade da lesão da pele é a somatória de todo o sol tomado durante a vida. Evite a exposição solar sem protetores solares entre às 9 e 17 horas, quando há maior incidência dos raios ultravioletas.

Cremes hidratantes para a barriga

A indústria de cosméticos oferece uma infinidade de cremes para a barriga. Na maioria das vezes, eles prometem muito mais do que só eliminar a flacidez, mas também oferecem reduzir as celulites, gorduras e até estrias.

Nesses casos, é melhor desconfiar. Os cremes hidratantes são ótimos para manter a pele hidratada e macia, e até ajudam a evitar a flacidez, mas eles não fazem milagres. Se você já apresenta flacidez abdominal, esses produtos não vão surtir efeito.

Até porque todas essas dicas são úteis para um grau baixo de flacidez da pele. Quando o grau de flacidez é muito elevado, a única solução é a retirada do excesso de pele da região.

Quando a cirurgia é necessária para eliminar a flacidez depois de emagrecer?

Quando o excesso de pele e/ou flacidez do abdômen é intenso, principalmente em pacientes obesos que passaram por uma cirurgia bariátrica (cirurgia de redução de estômago) ou por uma lipoaspiração (cirurgia que retira o excesso de gordura localizada), é indicado o tratamento cirúrgico conhecido como Abdominoplastia.

Procedimento que elimina a flacidez da barriga


A Abdominoplastia, ou Cirurgia do Abdômen, é a cirurgia que retira a pele embaixo do umbigo e “estica” a pele remanescente, ou seja, ela retira todo o excesso de pele e flacidez da região abdominal. Ela também trata da flacidez muscular (diástase), comumente presente depois das gestações, quando os músculos são afastados para caber o bebê dentro do abdômen.

Este procedimento não é indicado para diminuir a gordura corporal, mas sim para pessoas que passaram por grandes emagrecimentos, gestações e que apresentam pele flácida e flacidez muscular.

A cicatriz é proporcional ao excesso de pele, ou seja, quanto maior a flacidez, maior a cicatriz. O resultado definitivo é atingido aproximadamente 6 meses depois.
Com a Abdominoplastia, o abdômen é remodelado e poderá proporcionar um aspecto mais bonito e saudável. Ficou interessado(a) em realizar a cirurgia do abdômen? Agende uma consulta comigo!


Conhece mais alguma dica para eliminar ou evitar a flacidez da pele? Deixe nos comentários. Se você já realizou a Abdominoplastia comigo antes, compartilhe sua experiência para àqueles(as) que ainda têm dúvidas!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886