Blog

Como reduzir os lábios vaginais?

Muitas mulheres se incomodam com o tamanho dos pequenos ou grandes lábios vaginais e sofrem constrangimento por isso. Se você quer saber como reduzir os lábios vaginais, continue a leitura!

Por mais que não pareça, muitas mulheres possuem os pequenos lábios vaginais com o tamanho maior do que é considerado normal e se incomodam com isso.

Para se ter uma ideia, só em 2015, a modalidade mais popular de intervenção na vagina – a Labioplastia ou Ninfoplastia – foi feita por 12.870 mulheres no país, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (Isaps, na sigla em inglês).

Isso ocorre porque o aumento dos lábios vaginais pode trazer alguns problemas físicos ou psicológicos que podem interferir na vida da mulher.

Inclusive pode afetar a vida sexual, pois a mulher fica constrangida ou pode até sentir dores durante a relação; como também pode afetar a qualidade de vida pela dificuldade de higienizar, pela vergonha de se trocar em vestiários ou usar roupas de banho.

Seja qual for o motivo para a procura pela cirurgia íntima, é importante salientar que a busca pela mudança deve ser por vontade própria e não para agradar o outro. Se a mudança está interligada a sua autoestima e bem-estar, não existe nada de errado com isso.

Quais as cirurgias íntimas para reduzir os lábios vaginais?

Existem diversos tipos de cirurgia íntima que podem melhorar a autoestima da mulher. Para reduzir os lábios vaginais existem dois tipos: ninfoplastia ou labioplastia para reduzir os pequenos lábios vaginais e a redução dos grandes lábios vaginais. Conheça-os!

Ninfoplastia ou Labioplastia – Redução dos pequenos lábios vaginais

Os pequenos lábios são importantes para mulher, pois são responsáveis por proteger a vagina e manter a lubrificação, porém quando o tamanho deles é maior do que o considerado normal a ponto de trazer desconforto e dor durante o sexo, é natural buscar uma solução.

Essa dor e desconforto são ocasionados porque os pequenos lábios podem entrar na vagina durante o ato sexual e desencadear pequenas fissuras por conta dos atritos. Além disso, o seu aumento pode dificultar a higienização e provocar candidíase e mau cheiro.

A Ninfoplastia, ou Labioplastia, é a cirurgia íntima que retira o excesso de pele da região para reduzir os pequenos lábios e melhorar a autoestima da mulher. É importante lembrar que existe certo limite para reduzi-los, pois eles precisam proteger a vagina e manter a lubrificação.

Redução dos grandes lábios vaginais

Os grandes lábios vaginais são localizados na parte externa da vagina e servem para proteger toda a região íntima da mulher. Com o passar dos anos, é comum que eles percam a gordura e apresentem flacidez, aparentando um aspecto murcho.

Essa aparência influencia muito na autoestima da mulher, mas a redução dos grandes lábios vaginais pode devolver a estética desta região.

Se a flacidez não for muito intensa, um preenchimento com gordura já é suficiente para esticar e restaurar o volume ideal. Já em casos de maior flacidez é necessária a retirada do excesso de pele e, em seguida, o preenchimento com gordura.

A cirurgia íntima interfere na vida sexual?

As mudanças realizadas pela cirurgia íntima não tem nenhuma ligação com a sensibilidade. No entanto, a maioria das mulheres que realizam esse tipo de cirurgia, relatam melhora no sexo. O motivo disso pode ser uma questão psicológica, visto que elas se sentem mais confiantes para aproveitar o momento.

Como é a recuperação das cirurgias de redução dos lábios vaginais?

É necessário repouso por três dias. Por conta disso, a maioria das mulheres opta por fazer o procedimento em uma sexta-feira para que possam retornar ao trabalho na segunda-feira – caso o trabalho não exija esforço físico.

É preciso evitar roupas apertadas, relações sexuais e exercícios físicos por pelo menos 30 dias, mas é importante seguir todas recomendações médicas.

Quer saber mais sobre cirurgia íntima? Deixe nos comentários ou agende uma consulta comigo para conversar sobre suas expectativas e dúvidas.

 

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886