Blog

Colágeno: como revigorar a pele com alimentos simples?

A saúde da nossa pele ao longos dos anos passa por diversas alterações, e os motivos são muitos: os alimentos que consumimos, a quantidade de sol que pegamos diariamente sem a devida proteção, a falta de consumo de água de forma correta, entre outros. Para evitar que a pele sofra deterioração, existem uma série de ações que podem e devem ser feitas de forma preventiva, como o uso de produtos de skincare, beber água regularmente, mas uma das melhores maneiras de manter a pele saudável é através do consumo de colágeno. 

O que é colágeno?

O colágeno é uma proteína natural do nosso organismo de rápida absorção. Entre alguns dos seus benefícios, estão a contribuição para a saúde das unhas e cabelos. Ele também é responsável por constituir as fibras que sustentam os tecidos do corpo, como ossos, músculos, tendões e articulações.

Existem diversos tipos de colágeno, e todos participam da formação de alguma parte do corpo humano. O tipo I faz parte da constituição dos tendões e do tecido conjuntivo frouxo e denso. Já os tipos X, XI e XII ajudam na formação da cartilagem. 

Para que serve o colágeno?

Para conseguirmos nos movimentar normalmente, é necessário que todos os tendões e ligamentos do nosso corpo estejam flexíveis e funcionando normalmente, e o colágeno atua como ninguém neste quesito, uma vez que sua principais funções estão atreladas diretamente à promoção de elasticidade e resistência.

Leia também: Skincare: você sabe da importância de cuidar da pele?

Além disso, ele também atua nas cartilagens que ficam entre as articulações, evitando que os ossos batam uns nos outros e causem desgaste ou dor. Esteticamente falando, o colágeno atua na  redução de  rugas e sinais de expressão. 

A partir dos 30 anos, a produção desta proteína diminui relativamente. Isso faz com que uma reposição seja necessária. 

Quais são os tipos de colágeno existentes?

Existem vários tipos de colágeno e eles estão disponíveis em diversas formas para manter o bom funcionamento do nosso corpo e pele. Geralmente, eles são encontrados em alimentos, mas também existem suplementos de colágeno em pó e em cápsula. Conheça todos os tipos: 

Colágeno tipo I

Sendo mais popular, é comumente encontrado em locais que recebem grandes tensões e precisam de resistência, como cartilagem fibrosa, tendões, ossos, derme e até mesmo na córnea. Grande parte dele são formados por feixes e fibras espessas. 

Colágeno tipo II

Extremamente parecido com o tipo I, e também pode ser encontrado em regiões que resistem a grandes pressões. Esse tipo é indicado para tratamentos de artrose, já que essa proteína ajuda a restabelecer a cartilagem das articulações. 

Colágeno tipo III

Esse tipo está presente no músculo liso e no tecido conjuntivo frouxo, que constitui as fibras reticulares. Pode ser encontrado na artéria aorta do coração, nos pulmões, no fígado e nos músculos do intestino. 

Colágeno tipo IV

Localizado principalmente nos rins, esse tipo não se associa nas fibras delgadas, e possui as funções de sustentação e filtração. 

Colágeno tipo V

Pode ser associado ao tipo I, e é responsável por oferecer aos tecidos do corpo a possibilidade de resistir a diversos fatores. Além disso, pode ser encontrado no sangue, nos tendões, nos ossos, na placenta e na pele. 

Colágeno tipo VI

Está presente nos tecidos conjuntivos, sendo encontrado na camada íntima da placenta, no sangue, pele e discos intervertebrais. 

Colágeno tipo VII

Localizados nas membranas e na placenta. 

Colágeno tipo VIII

Localizado nos vasos sanguíneos. 

Colágenos tipo IX

Associado ao tipo II, sendo encontrado na retina, nas córneas e na cartilagem. Tem a função de manter as células juntas, oferecendo resistência. 

Colágeno tipo X

Localizado no citoplasma e possui muito glicogênio 

Colágeno tipo XI

Encontrado nos discos intervertebrais, interage com os tipo II e XI 

Colágeno tipo XII

Associado com os tipos I e III, localizado em ligamentos e tendões. 

Quais os benefícios do colágeno?

Como dito anteriormente, o colágeno é produzido naturalmente pelo nosso corpo, e pode deixar a pele mais bonita e resistente, prevenindo rugas e mantendo o bom funcionamento do organismo. Além disso, ele é ideal para tratamentos de fortalecimento ósseo, como osteoporose, artrose e artrite. 

O colágeno também: 

  • Fortalece unhas e cabelos;
  • Evita rugas e estrias;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Ajuda na deficiência de vitamina C;
  • Ajuda no desgaste da pele.

Leia também: Conheça os alimentos que auxiliam na recuperação de cirurgias

 

Quais alimentos possuem colágeno?

Depois de um tempo, nosso corpo para de produzir colágeno e a reposição deve ser feita através de uma suplementação alimentar. Felizmente, existem diversos alimentos que ajudam na produção de colágeno e super simples de serem encontrados. Acompanhe: 

Aveia

Além de ser rica em cobre, esse alimento tem diversas proteínas antioxidantes, que evitam o envelhecimento. 

Cenoura

Este legume possui muita vitamina A, ajuda a hidratar o corpo e manter o bronzeado. 

Abacate

Fruta rica em vitaminas A, C, D e E, ajuda na produção de colágeno e de elastina. 

Castanhas

Nozes, amêndoas e castanhas, que fazem parte do grupo das oleaginosas, esses alimentos são ricos em vitamina E e também possuem ômega 3. 

Gengibre

Com alto teor de vitamina C, ele auxilia na produção de colágeno e elastina, além de rico em minerais como magnésio, zinco e selênio, que combatem o envelhecimento. 

Algas

Os benefícios variam de acordo com o tipo de alga. O ágar-ágar possui colágeno por si só. A chlorella e a spirulina fornecem antioxidantes que ajudam a evitar acne e a celulite. 

Carnes

Além de ricas em proteína, as carnes possuem vitaminas A, D e E, além de possuírem grande quantidade de Ômega 3.

Frutas vermelhas

Ricas em cianidina e vitamina C, antioxidantes que combatem os radicais livres. Seu consumo pode favorecer as paredes dos vasos sanguíneos, tornando-a mais irrigada e oxigenada. Além disso, elas também previnem o envelhecimento precoce, excesso de oleosidade e a acne.

Feijão, brócolis e ervilha

Consumir folhas verde-escuras como espinafre, gema de ovo, fígado bovino, entre outros pode ser extremamente benéfico para saúde, já que são fontes de ácido fólico e extremamente importantes para síntese do DNA e RNA, fundamentais para a replicação celular. 

O que você achou deste artigo? Entre em contato comigo e saiba mais sobre os benefícios que o colágeno pode ter no seu organismo e na sua pele. 

E, para mais dicas de bem-estar e qualidade de vida, me acompanhe no Instagram.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886