Blog

Óleo de coco: você conhece os principais benefícios?

Existem vários produtos que nos ajudam a cuidar da pele, do cabelo e nos ajudam a manter a saúde e bem-estar em dia. O óleo de coco é um desses produtos e pode ser usado para levar diversos benefícios para o nosso organismo. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é óleo de coco?

O óleo de coco, também conhecido como azeite de coco ou manteiga de coco, é um óleo vegetal que contém cerca de 90% de ácidos graxos. Ele é muito utilizado em diversos cosméticos e também é encontrado frequentemente em alimentos, principalmente de países asiáticos, já que auxilia muito na melhora do sistema imunológico. 

O óleo de coco pode ser utilizado diretamente na pele e nos cabelos, sendo tão benéfico para eles quando utilizado como parte da dieta alimentar. 

Não é de hoje de os óleos naturais são utilizados na hora de cuidar da nossa higiene. No Egito Antigo, as pessoas costumavam esfregar óleos aromáticos na pele após o banho para que o cheiro de plantas dure por mais tempo no corpo. 

Leia também: Óleos: saiba o quanto sua pele pode se beneficiar com eles

O método utilizado para extrair os ingredientes eram a maceração das plantas ou de suas sementes e flores, que podiam ser cozidas em azeite e água. Esses óleos vegetais eram utilizados para produzir cremes e hidratação.

Hoje em dia, as coisas são diferentes, mas a essência é a mesma. A tecnologia nos cosméticos pode ter aumentado e as fórmulas estão mais químicas, mas ainda são utilizadas extrações de plantas naturais, além da variedade de produtos ser enorme: desodorantes, hidratantes, esfoliantes, sabonetes, entre outros. 

Benefícios do óleo de coco

Existem inúmeras formas de incluir o óleo de coco na sua rotina de cuidados pessoais, levando em conta as diversas vantagens que ele pode ter, entre elas: 

Perda de peso

Consumir alimentos com óleo de coco ajuda a emagrecer, pois os alimentos que possuem ele em sua composição apresentam uma maior oxidação de gorduras. Quando a gordura é quebrada no tecido adiposo, ela é usada em forma de energia e, desse modo, não se acumula no organismo. Além disso, o uso de óleo de coco em receitas, contribui para a sensação de saciedade.

Hidratação do cabelo

Uma única colher de sopa pode fazer milagres no seu cabelo. O óleo de coco é rico em em triglicerídeos e vitamina E, que forma um filme lubrificante nos fios Por isso, pode ser um ótimo aliado para prevenir o ressecamento, recuperar os fios danificados pelo excesso de química e para proteger do calor emitido por chapinha, secador, entre outros. 

Pele

Atrelado a atividades físicas, o uso de óleo de coco na pele pode ajudar na elasticidade, saúde e até mesmo auxiliar na hidratação natural da derme, e seus antioxidantes combatem os radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. E, para os dias frios, ele pode ser um bom hidratante labial. 

Melhora os níveis de gordura

De acordo com um estudo feito com mulheres filipinas e publicado pela US National Library of Medicine diz que o consumo de óleo de coco melhora os níveis de gordura nas mulheres. Esse estudo foi realizado com testes em animais, e mostram que o óleo reduz o colesterol total, contribuindo para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares. 

Faça óleo de coco na sua casa!

Quer aproveitar todos os benefícios de forma prática e eficiente? Você pode fazer ele na sua casa e usar o óleo de coco quando quiser! Confira a receita: 

Ingredientes

  • 3 copos de água de coco;
  • 2 cocos de casca marrom descascados e cortados em pedacinhos.

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes em um liquidificador e coe com o auxílio de um pano limpo. Em seguida, coloque o líquido em uma garrafa e deixe-a em um ambiente escuro por 48 horas.

Após esse período, deve-se colocar a garrafa em um ambiente fresco, ao abrigo da luz, por mais 6 horas.

Depois das 6 horas, é preciso colocar a garrafa na geladeira por 3 horas. Com isso, o óleo de coco irá solidificar e para retirá-lo deve-se cortar a garrafa no local em que pode ser observada a separação da água e do óleo, aproveitando somente o óleo, que deve ser transferido para um recipiente com tampa.

O óleo de coco se torna próprio para o consumo quando fica líquido, não havendo necessidade de armazenar na geladeira.

O que achou desse post? Entre em contato comigo para saber mais. 

Me acompanhe no Instagram! 

 

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886