Assuntos Variados

Aromaterapia e musicoterapia: alternativas para o bem estar do corpo e mente

Estamos tão presos na rotina e na correria do dia a dia que, muitas vezes, esquecemos de tirar um tempo para nos reconectarmos com nós mesmos e para apreciar as pequenas coisas. A aromaterapia e a musicoterapia podem ajudar a quebrar um pouco a tensão acumulada e melhorar seu estilo de vida. Conheça essas técnicas. 

Aromaterapia

A aromaterapia é uma terapia alternativa natural e preventiva, cujo principal instrumento é o olfato. Através de óleos essenciais extraídos de plantas, é possível combater insônia, estresse, ansiedade, dor, diminuir os efeitos da depressão, entre outros. 

O que são óleos essenciais?

Muitas pessoas acham que os óleos essenciais são apenas aquele cheirinho extraído da planta ou são apenas mais um óleo vegetal, mas são muito mais do que isso. O óleo essencial é uma substância sintetizada, de origem vegetal, armazenada e liberada pelas plantas, que podem acalmar, diminuir a dor,  conservar alimentos, cicatrizar, desinfetar e até mesmo pode ser utilizado como  um inseticida natural. 

Eles são obtidos por meio de algumas técnicas de extração, como prensagem a frio e diferentes tipos de destilação. Apesar de serem completamente naturais, os óleos essenciais são substâncias químicas, concentradas e complexas, podendo ultrapassar 300 componentes químicos, dependendo do óleo. 

Eles são produzidos pelas plantas para protegê-las de ataques de parasitas e doenças, além de atuar na fertilização, polinização e na proteção da radiação solar. 

Leia também: Óleos: saiba o quanto a sua pele pode se beneficiar com eles

De onde surgiu a aromaterapia?

Desde os primórdios da civilização, cidades como Egito Antigo, China, Índia, Grécia e Roma já era utilizado óleos vegetais, incensos e perfumes em rituais e/ou cosméticos. A aromaterapia só foi consolidada mesmo no século XX, onde foi criada sua estruturação medicinal. Aos poucos, foram descobrindo os benefícios medicinais dos óleos essenciais e eles começaram a ser utilizados para fins terapêuticos. 

Existem diversos fatores que podem influenciar no resultado da aromaterapia, como a qualidade dos óleos escolhidos, os métodos de aplicação e o conhecimento técnico do profissional. 

Os óleos essenciais podem ser utilizados para efeitos psicológicos ou fisiológicos. Na psicologia, existe a psicoaromaterapia, que estuda os efeitos dos óleos essenciais na mente humana, já que eles estimulam as células olfativas. Ele integra as informações sensoriais com o estado psíquico interno, já que comportamentos sexuais, emocionais, de aprendizagem, memória e motivação estão ligados aos nossos estímulos sensoriais. 

Por isso, com a aromaterapia, os óleos essenciais afetam o humor de forma positiva, trazendo inúmeros benefícios para os pacientes. 

Quais os tipos de óleos essenciais?

Os principais óleos essenciais que podem ser usados na aromaterapia são: 

Terpenos

Os terpenos possuem efeito antiviral, antisséptico, bactericida e anti-inflamatório. Eles podem atuar no processo de desintoxicação do fígado e estimular as principais funções glandulares. Conheça alguns terpenos:  limoneno, pineno, canfeno, gamaterpineno, camazuleno. 

Ésteres

Os ésteres tem propriedades fungicidas, sedativas e antiespasmódicas. Exemplos: bergamota, sálvia e lavanda.

Aldeídos

Eles agem como sedativos, antissépticos e anti-infecção. Exemplos: melissa, capim-limão, citronela e canela.

Cetonas

Agem para descongestionar as vias respiratórias para pessoas que possuem bronquite, asma e resfriados crônicos. Exemplos: funcho, gengibre e hissopo. 

Ácidos

Atuam como antisséptico, diurético e antipirético. Exemplos: benjoim e melissa.

Musicoterapia

A música é uma das principais formas de despertar sensações nos seres humanos, positivas ou negativas. Ela atua diretamente em partes importantes do nosso cérebro, como córtex, amígdala, cerebelo e hipocampo, desenvolvendo-as positivamente. 

Provavelmente, você tem uma música favorita ou alguma que lembra alguma fase da sua vida. Isso porque as músicas têm o poder de nos causar sentimentos e sensações, que podem alterar nossas frequências cardíacas, melhorar condições psicológicas além de ter uma grande influência no nosso humor. 

A musicoterapia é uma terapia que utiliza o som para tratar os pacientes, e pode ser utilizada como uma forma de reabilitação, prevenção de doenças ou até mesmo para melhorar a qualidade de vida de pessoas interessadas. É uma técnica extremamente importante,  que trabalha com a saúde ao utilizar formas diversas de expressões e arte.

As sessões podem ser individuais ou em grupo, dependendo do objetivo e problema de cada paciente. Cada sessão deve ser ministrada por um profissional com graduação em musicoterapia e especialista no assunto. 

Músicas clássicas são muito utilizadas em países como Estados Unidos, e a MPB aqui no Brasil. 

Benefícios da musicoterapia

Como dito acima, a música é uma das principais maneiras de melhorar nosso humor. Entre seus principais benefícios, se destacam: 

  • Melhora da expressão corporal;
  • Aumento da capacidade respiratória;
  • Estímulo da coordenação motora;
  • Controle da pressão arterial;
  • Alívio de dores de cabeça constantes;
  • Melhora de distúrbios de comportamento;
  • Auxílio de doenças mentais, como ansiedade e depressão;
  • Melhora da qualidade de vida;
  • Ajuda na tolerância do tratamento contra o câncer e nas sessões de quimioterapia;
  • Ajuda no suporte de dores crônicas.

A musicoterapia é muito utilizada para tratamento de autismo, câncer infantil, AVC e amnésia. 

E você, o que achou dessas terapias? Entre em contato comigo para saber mais. 

Conheça também meu Instagram! 

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886