Categorias: Blog

Tudo o que você precisa saber sobre a cirurgia de ginecomastia

Mais frequente durante a puberdade, a ginecomastia é um distúrbio que atinge os homens e é caracterizado pelo aumento das mamas. Essa condição pode ocasionar incômodo e constrangimento, principalmente durante o verão quando é comum a ida às praias e piscinas. Se você também passa por isso, acompanhe este artigo e conheça tudo o que precisa saber sobre a cirurgia de ginecomastia.

O que é Ginecomastia?

A ginecomastia é o crescimento da parte glandular das mamas masculinas . Esse aumento é normalmente ocasionado por disfunções hormonais que ativam as glândulas mamárias. A lipomastia ou pseudoginecomastia é o aumento da parte de gordura das mamas, sem glândula. A maioria das ginecomastia é mista, ou seja, tem os componentes de glândula e de gordura aumentados.

Causas da Ginecomastia

A Ginecomastia costuma ocorrer principalmente em meninos na puberdade (de 13 a 17 anos), como consequência das alterações hormonais da puberdade. Geralmente, as mamas costumam crescer por pelo menos seis meses e depois voltam ao normal. No entanto, cerca de 5% das vezes, a hipertrofia persiste até a vida adulta.

Nesses casos, a ginecomastia ocorre por causa do aumento tardio na quantidade de testosterona nos meninos em relação à quantidade de estrogênio que é bastante comum durante a puberdade.

Quando o problema afeta adultos mais velhos, ele pode estar diretamente relacionado à queda nos níveis de testosterona no organismo.

O índice de testosterona também pode cair como resultado de outras condições de saúde e situações, como:

  • Quimioterapia;
  • Doença hepática crônica;
  • Exposição a hormônios esteróides anabolizantes;
  • Exposição ao estrogênio;
  • Insuficiência renal;
  • Efeitos colaterais de algumas medicações;
  • Hipertireoidismo;
  • Câncer de mama, apesar de a doença ser extremamente rara em homens.

Apesar de alguns pacientes apresentarem a ginecomastia devido a essas causas, muitos desenvolvem o aumento das mamas sem nenhum motivo aparente.

Tipos de Ginecomastia

Grau 1: em que ocorre o aparecimento de uma massa de tecido glandular mamário concentrado, como um botão ao redor da aréola, não existindo acúmulo de pele ou de gordura;

Grau 2: em que a massa de tecido mamário está difusa, podendo haver acúmulo de gordura;

Grau 3: em que a massa de tecido mamário está bastante difusa, havendo também, além da gordura, excesso de pele no local.

Como funciona a cirurgia para Ginecomastia?

O aumento das mamas em homens  pode ser extremamente constrangedor e incômodo, especialmente para adolescentes. Durante o verão principalmente, pois é o período em que mais se frequentam praias e piscinas. A boa notícia é que existe tratamento para o problema.

Junto com a cirurgia da retirada da glândula, pode ser feita uma lipoaspiração. Isso acontece em casos onde o aumento de mamas é causado também pelo excesso de gordura. Quando existe a necessidade dos procedimentos serem combinados nesses casos, primeiro é retirado o excesso de gordura e depois a glândula.

A glândula é retirada por uma cicatriz na parte inferior das aréolas.

A anestesia geralmente usada é a local com sedação.

Como é o pós-operatório?

Com recuperação costumeiramente rápida, é possível o paciente operar e trabalhar em dois dias, sem precisar de férias para a recuperação da cirurgia e sem grande desconforto doloroso.

E o resultado?

Assim como a visível mudança física, a cirurgia proporciona uma enorme mudança comportamental, propiciando ao homem frequentar ambientes típicos do verão, sem se sentir envergonhado ou constrangido.

Quanto custa a cirurgia de Ginecomastia?

O valor da cirurgia não é tabelado e varia de acordo com cada caso e com cada cirurgião. No entanto, o CRM proíbe a divulgação de preços de cirurgias plásticas. Por isso, preencha o formulário abaixo para saber uma estimativa de preço da cirurgia de Ginecomastia. Lembrando que, para dar o preço exato, somente após passar por consulta.

Ainda tem dúvidas sobre a Ginecomastia? Vamos conversar! Agende uma consulta para falarmos sobre as suas expectativas, frustrações e vontade de mudança para que, juntos, possamos encontrar a melhor solução.

Gostou deste artigo? Deixe seu comentário com dúvidas ou sugestões abaixo. Para ter acesso a mais informações como essa, siga o meu perfil no Instagram.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886