Cirurgia das Mamas

Ginecomastia – Quando o homem tem mamas

A ginecomastia é um distúrbio que ocorre no homem, mais frequentemente na puberdade, que é caracterizado pelo aumento das mamas, que pode acontecer devido ao excesso de tecido glandular mamário, excesso de peso ou até mesmo doenças. Essa patologia causa muito incômodo aos homens que recorrem a alternativas para retirar esse problema de seu corpo. Neste post, vamos discutir sobre Ginecomastia – Quando o homem tem mamas e falar das possíveis soluções, confira.

Você conhece a Ginecomastia? Ela é mais comum do que você imagina.

O termo refere-se ao aumento das mamas masculinas, assemelhando-se às femininas (do grego: gineco=fêmea, mastia=mama). Mais comum do que se imagina, a Ginecomastia é frequente em adolescentes e geralmente involui espontaneamente com a idade.

Quando a Ginecomastia ocorre?

A Ginecomastia acontece, normalmente, quando existem glândulas mamárias localizadas no local onde só deveria haver uma fina camada de gordura e neste caso, isto pode ocorrer em uma mama, tendo o nome de ginecomastia unilateral, ou em ambas as mamas, sendo chamada de ginecomastia bilateral. Quando ocorre nas duas mamas, elas, geralmente, aumentam de forma desigual, o que prejudica a autoestima do homem.


Já a Falsa Ginecomastia acontece em homens que estão acima do peso e desenvolvem aumento das mamas. Neste caso não existem glândulas mamárias junto à gordura e por isso os medicamentos hormonais não são indicados para o tratamento. Este tipo de aumento da mama no homem é chamado de lipomastia.

Para esses casos, existe uma possível cura, pois na puberdade ela normalmente é transitória, desaparecendo espontaneamente ou pode ser corrigida através do tratamento com a eliminação da sua causa ou através de uma cirurgia plástica.

Causas

A Ginecomastia verdadeira corresponde ao aumento das glândulas mamárias, dando um aspecto de mamas duras, firmes, ao passo que a pseudoginecomastia (ginecomastia falsa) refere-se ao aumento das mamas por gordura apenas, frequente nos homens acima do peso, deixando as mamas de consistência mole.


As causas da ginecomastia podem ser alterações nos hormônios masculinos e femininos, doenças hepáticas, alguns tratamentos medicamentosos com hormônios femininos, toma de anabolizantes, consumo de drogas como a maconha ou tumores testiculares ou pulmonares, hipertireoidismo, hipotireoidismo, derrame pleural ou tuberculose.

Os remédios que comprovadamente podem levar ao aumento da mama em homens são cremes ou substâncias que contenham estrogênio como:

  • clomifeno, à base de cannabis, isoniazida;
  • gonadotrofina,  hormônio do crescimento;
  • bisulfan, nitrosureia, vincristina;
  • cetoconazol, metronidazol;
  • etomidato, leuprolide, flutamida;
  • finasterida, ciproterona, cimetidina;
  • bloqueadores de canal de cálcio, inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA);
  • betabloqueadores, amiodarona, metildopa, nitratos, neurolépticos;
  • diazepam, espironolactona, fenitoína, antidepressivos tricíclicos;
  • haloperidol, anfetaminas, teofilina, omeprazol, domperidona, heparina e remédios para AIDS.

Nos casos em que a ginecomastia é causada pelo uso de medicamentos, deve-se suspender a sua utilização, se for necessário e possível.

Tipos de ginecomastia

Existem três graus de Ginecomastia para poder realizar o tratamento correto. Os tipos de ginecomastia incluem:

Grau 1: em que ocorre o aparecimento de uma massa de tecido glandular mamário concentrado, como um botão ao redor da aréola, não existindo acúmulo de pele ou de gordura;
Grau 2: em que a massa de tecido mamário está difusa, podendo haver acúmulo de gordura;
Grau 3: em que a massa de tecido mamário está bastante difusa, havendo também, além da gordura, excesso de pele no local.

Dependendo do seu tipo/grau de ginecomastia, a cirurgia é mais complexa.

Como prevenir?

A Ginecomastia pode ser evitada de forma simples. Por meio de mudar o cardápio alimentar, por exemplo. Confira as dicas abaixo:

  • Não faça uso de suplementos nutricionais com androstenediona, androstenediol ou qualquer outro esteróide anabolizante;
  • Corte o uso de drogas psicoativas e o consumo de álcool;
  • Insira em suas refeições diárias alimentos que estimulem a produção natural de testosterona pelo organismo. Passe a comer mais carne vermelha, ovos, frutas, legumes e verduras, como banana, brócolis e repolho.

Qual melhor tratamento?

Quando surge em recém-nascidos, não há necessidade de tratamento, uma vez que a condição é naturalmente revertida pelo organismo em um período máximo de um ano.

Já em casos em que a ginecomastia surge por algum problema hormonal, como na adolescência e vida adulta, o tratamento costuma combinar medicamento e, em muitos casos, a cirurgia plástica.

Constrangimentos

Ambas são capazes de causar aos homens grandes constrangimentos na hora de se despir, frequentar piscinas ou praias. Muitos chegam a evitar tais ambientes ou nunca tiram a camisa, o que prejudica em muito a qualidade de vida e sociabilidade.

A cirurgia

Por ser um assunto pouco divulgado, vários homens sofrem quietos, constrangidos, apesar do tratamento ser simples e eficaz. A cirurgia de ginecomastia visa a retirada da gordura, se existente, e da glândula mamária. Pode ser feita com anestesia local e alta no mesmo dia, com cicatrizes mínimas. É uma cirurgia estética, visto que a ginecomastia é benigna e dificilmente evolui para câncer de mama.

Como é a recuperação

Com recuperação costumeiramente rápida, é possível o paciente operar e trabalhar em dois dias, sem precisar de férias para a recuperação da cirurgia e sem grande desconforto doloroso.

Resultado

Assim como a visível mudança física, a cirurgia proporciona uma enorme mudança comportamental, propiciando ao homem frequentar ambientes típicos do verão, sem se sentir envergonhado ou constrangido.

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Ver comentários

  • Olá Doutor me chamo Fernando Gomes, tenho 32 anos e ja algum tempo sofro com esse processo de ginecomastia, gostaria de saber qual o valor que pois o meu será os 2 lados, fiz uma previa pelo sus me informaram que a anestesia seria geral, conegue me orientar uma ideia de valor, pois a condição que estou esta ficando constrangedor demais, com chacotas e brincadeiras de mau gosto. a ponto de haver contentas fisicas.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886