Blog

O que perguntar na sua primeira consulta?

A primeira consulta ao se tratar de uma cirurgia plástica estética é de extrema importância, pois é quando você poderá tirar todas as dúvidas sobre o procedimento em si, cuidados pré e pós cirurgia, quais exames realizar e, claro, alinhar expectativas.

Muita gente projeta nos procedimentos plásticos a fonte de salvação para as suas insatisfações estéticas. Porém, a decisão da cirurgia merece ser pensada com bastante carinho, não só pelos riscos práticos que a cirurgia envolve, mas também pelo psicológico e financeiro.

Uma vez que você irá mudar um aspecto em seu corpo com o qual conviveu durante um bom tempo, é importante estar com todos os detalhes muito bem alinhados, assim como ter certeza de que você e o seu cirurgião têm sintonia. 

Confira agora algumas dicas de perguntas que você pode fazer na sua primeira consulta para realizar a sua cirurgia plástica.

O que perguntar na sua primeira consulta de cirurgia plástica?

Na sua primeira consulta com o cirurgião plástico é importante tirar todas as suas dúvidas antes de ter certeza da sua decisão, afinal, você vai levar isso para um bom tempo da sua vida. Para isso, confira alguns questionamentos que você pode (e deve) fazer. 

Converse com o seu cirurgião plástico

Primeiramente, é necessário saber se é, realmente, indicado realizar a cirurgia. A decisão de realizar um procedimento cirúrgico é importante, pois você irá conviver com o resultado por um bom tempo. 

Então, não deixe de conversar com o médico sobre isso e se não existem outros tipos de métodos para obter o resultado que o paciente (no caso, você) deseja.

É importante saber o tipo de cirurgia, as técnicas, quais são os riscos, como os cuidados após a cirurgia devem ser feitos, quanto tempo você vai enxergar o melhor resultado possível, entre outros. 

Exames pré-operatórios para cirurgia plástica

Antes da cirurgia, o médico vai questionar sobre problemas de saúde do paciente e de seus familiares. A cirurgia plástica é um procedimento que precisa ser feito com cuidado, portanto, o médico precisa saber das suas condições de saúde. 

É de extrema importância que você seja completamente sincera com seu médico, pois qualquer detalhe – por mínimo que seja – omitido, como alguma doença hereditária ou crônica, hábitos como tabagismo ou uso de drogas, pode causar complicações durante a cirurgia plástica ou no pós-operatório. 

Não esconda as informações, pois será ele que acompanhará o desempenho durante e após o procedimento.

Cuidados pós-operatórios da cirurgia plástica

As cicatrizes são inevitáveis – mesmo sendo pequenas – porém, seguindo os cuidados solicitados pelo médico e sua equipe, existe uma grande possibilidade das cicatrizes serem quase imperceptíveis ficarem de boa qualidade, aumentando o bem-estar e a satisfação de ter feito a cirurgia plástica. Se você tem problemas de cicatrização, esse é um assunto a ser levado ao seu cirurgião. 

O pós-operatório pode variar com cada paciente e, embora a tecnologia esteja avançada, não existe cirurgia isenta de riscos e dores no pós-operatório. É importante tratar sobre esse assunto também. 

Além disso, existem cuidados necessários com alimentação e disciplina, como o uso de cintas modeladoras por um bom tempo após o procedimento plástico. Tudo isso exerce muita influência no resultado definitivo que se tornou desejado por você.

Existem algumas restrições que devem ser levadas em conta durante o pós-operatório, como a posição certa para dormir, alimentação restrita, atividades físicas, entre outras. 

A escolha do cirurgião plástico

Um ponto para ser destacado é a escolha do seu profissional. Segundo os dados do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, o CREMESP, a imensa maioria dos médicos que respondem a processos éticos – profissionais relacionados às cirurgias plásticas e procedimentos estéticos não possuem título de especialista na área.

A clínica do Dr. Colaneri, especialista em cirurgia plástica, pode te ajudar a escolher a melhor cirurgia estética que se adequa perfeitamente em seu corpo, e é claro, em seu bem-estar, que é um dos principais objetivos de qualquer especialista na área de cirurgia plástica estética. Agende a sua consulta agora mesmo: 

Gostou deste conteúdo? Ainda tem dúvidas sobre o que questionar ao seu médico na primeira consulta? Deixe nos comentários. Acompanhe-me também no Instagram para ficar por dentro de dicas e informações sobre saúde, bem-estar e cirurgias plásticas. 

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886