Categorias: Blog

Skincare para pele madura: como fazer?

Ter uma rotina de skincare é fundamental para garantir a saúde e beleza da sua pele desde cedo. Por isso, o skincare para pele madura é ainda mais importante, pois é quando nossa pele passa por maiores transformações e exigem uma atenção extra. 

Depois dos 40 anos, a nossa pele começa a sofrer com os efeitos da idade, como o surgimento de flacidez, a degradação das fibras de colágeno, a formação de rugas e marcas de expressão e muito mais. 

Para manter a sua pele saudável e com um aspecto mais jovial, é importante começar com os cuidados o quanto antes. Por isso, no artigo de hoje vamos falar sobre como fazer skincare para pele madura e dar toda a atenção e cuidado que você merece. Acompanhe a leitura! 

O que é pele madura? A partir de que idade?

Especialistas afirmam que as principais mudanças na pele começam a ser observadas a partir dos 25 anos, pois devido às transformações hormonais, a renovação das células e a produção de colágeno e elastina vão diminuindo. 

No entanto, essas mudanças passam a ser mais observadas a partir dos 40 anos, quando podemos considerar a pele madura. Nessa fase da vida, é importante ter esses cuidados para garantir a autoestima e suavizar o processo de envelhecimento. 

Com a produção das proteínas diminuindo (colágeno, elastina) e perda da hidratação, a nossa pele tende a ficar mais flácida e começa a perder o viço (brilho), abrindo espaço para as marcas de expressão e rugas. 

Além disso, com a chegada da menopausa, a produção de DHEA (Desidroepiandrosterona), o hormônio da juventude, também tende a diminuir. Essa diminuição afeta a elasticidade e tônus da pele, deixando-a mais flácida, fina e ressecada. 

Essas transformações na pele estão relacionadas a causas naturais que acontecem com o envelhecimento. No entanto, muitas causas externas podem potencializar e acelerar esse processo.

A exposição excessiva ao sol, por exemplo, pode começar a fazer efeito a partir dessa idade quando manchas começam a aparecer. Isso sem contar os riscos de câncer de pele que a exposição ao sol sem filtro solar pode causar. 

O fumo, álcool, sol, falta de nutrientes, genética, desequilíbrio hormonal e até a poluição podem afetar ainda mais a saúde e a beleza da sua pele, acelerando o processo de flacidez, perda de viscosidade, entre outros. Por isso, é essencial seguir todos os cuidados possíveis o quanto antes. 

Como cuidar da pele madura?

A boa notícia é que existe uma série de cuidados que podem ser feitos diariamente para proteger e cuidar da sua pele, ou pelo menos suavizar as marcas do envelhecimento. 

Para começar, é sempre importante procurar um dermatologista para garantir a saúde da sua pele e avaliar se nenhuma mancha é maligna, assim como entender os principais cuidados que sua pele está pedindo. 

Entre as muitas recomendações, encontram-se: 

  • Evitar fumar: o cigarro traz inúmeros malefícios para o seu organismo e para a saúde da pele não é diferente. Ele acelera o processo de envelhecimento, causa flacidez e perda de viscosidade, por exemplo.
  • Proteger-se do sol: Os raios ultravioletas são danosos à pele, causando envelhecimento precoce.
  • Evitar banhos muito quentes: a água muito quente pode deixar a pele ressecada.
  • Beber bastante água: ficar bem hidratado traz muitos benefícios para o nosso corpo, além de deixar a nossa pele mais firme e menos ressecada.
  • Ter uma alimentação saudável: assim como tudo no nosso corpo, nossa pele também precisa de nutrientes para se manter saudável. E nada melhor do que uma alimentação equilibrada e repleta de vitaminas.
  • Manter uma rotina de skincare adequada: protetor solar, hidratante, cremes anti-idade e muito mais para ajudar a sua pele a se manter firme e bonita.

Ter um estilo de vida mais saudável nos favorece em inúmeros sentidos. Para a nossa pele, isso não é diferente. 

Mas, além de uma rotina com exercícios físicos e alimentação saudável, é preciso investir em produtos adequados para o seu tipo de pele e recomendados para a sua idade. Confira abaixo o nosso passo a passo de skincare para pele madura! 

Leia mais: Cirurgia plástica depois dos 60 anos 

Como fazer skincare para pele madura?

Com o passar dos anos, nossas necessidades e prioridades vão mudando. A partir dos 40 ou 50 anos, a nossa pele pode precisar de mais proteínas, hidratação e ácidos que não precisava aos 30 anos. 

Por isso, se antes você já precisava ter disciplina e atenção para cuidar da sua pele, agora é preciso redobrar os cuidados para garantir o autocuidado que a sua pele pede. Confira o passo a passo para uma rotina de cuidados com a sua pele. 

Passo 1: Limpeza de pele

Todos os dias, a nossa pele acumula uma série de impurezas e resíduos por causa da poluição, maquiagem, entre outros fatores. Essas “sujeiras” podem deixar a nossa pele mais frágil e acelerar o processo de rugas e flacidez. 

Por isso, remova toda a maquiagem com um demaquilante ou água micelar e faça a limpeza do seu rosto com sabonete apropriado para o seu tipo de pele. Lembre-se evite a água muito quente e não use esponjas que possam agredir a sua pele. 

Passo 2: Antioxidantes no dia a dia

A pele madura está mais sujeita a sofrer com a ação dos radicais livres, que causa degradação das fibras de colágeno e deixa a pele mais flácida. Para evitar que isso ocorra, é preciso incluir os antioxidantes na sua rotina. 

Alimentos ricos em Vitamina C e E, como frutas cítricas e grãos, podem ser uma opção. No entanto, você pode potencializar a ação dos antioxidantes utilizando produtos especializados nisso, ou seja, que possuem essas vitaminas em sua composição e estimulem a produção de colágeno. 

Esses ingredientes ajudam na formação de colágeno e, consequentemente, auxiliam na hidratação, luminosidade e ajudam a combater/suavizar o envelhecimento. 

Produtos com Resveratrol em sua composição também são uma excelente opção, pois ele é um antioxidante potente que ajuda a pele a se recuperar dessas agressões sofridas pelos radicais livres. Ele ajuda a dar mais firmeza e elasticidade à pele. 

Passo 3: Hidrate a sua pele

A pele madura tende a ficar mais rígida e ressecada, pois sofre de perda gradativa da hidratação cutânea. Por isso, a hidratação é muito importante! Aplique um creme hidratante diariamente para ajudar a nutrir as células e amenizar os efeitos. Uma boa dica é optar por hidratantes com vitamina B5 e ácido hialurônico. 

Passo 4: Não esqueça das mãos e do pescoço

Você com certeza já deve ter ouvido falar que as mãos e o pescoço “entregam a idade”. Isso porque a maioria das pessoas foca tanto em cuidar do rosto que acabam deixando essas áreas de lado. 

Por isso, não esqueça de hidratar e usar filtro solar também nestas regiões. Existem diversos produtos específicos para essas áreas no mercado, aproveite! 

Passo 5: Filtro solar hoje e sempre

Mesmo que você não vá expor sua pele ao sol diretamente, é importante aplicar o filtro solar pela manhã e aplicá-lo novamente ao longo do dia. Além de deixar a pele mais vulnerável aos sinais do envelhecimento, os riscos de câncer de pele são altos por conta da radiação. Portanto, proteção solar sempre!

Gostou dessas dicas? Continue acompanhando nosso blog para mais dicas e informações. Deixe nos comentários a sua opinião e dúvidas. 

Siga também o perfil do Dr. André Colaneri no Instagram para saber mais. 

Publicado por
Bianca