Blog

Cirurgias plásticas masculinas: quais as principais?

Com o passar do tempo, os homens começaram a ficar mais vaidosos e preocupados com a aparência, buscando por procedimentos que realcem a beleza. Com isso, a busca pela cirurgia plástica masculina cresceu consideravelmente.

Por muitos anos, o preconceito com cirurgias plásticas masculinas e a ideia de que ‘homens não precisam se cuidar’ prevaleceu. Felizmente, hoje em dia essa ideia não faz mais sentido, e os homens estão cada vez mais preocupados em levar uma vida mais saudável, com qualidade de vida e autoestima.

Porém, as cirurgias plásticas mais populares entre os homens são diferentes dos procedimentos mais famosos entre as mulheres, afinal as necessidades e objetivos não são os mesmos.

Quer saber mais sobre isso? Continue a leitura e descubra quais os procedimentos estéticos mais populares entre os homens!

As cirurgias plásticas mais populares entre os homens

Entre o público masculino, os procedimentos que são mais procuradas são: LipoaspiraçãoOtoplastia e Ginecomastia.

Lipoaspiração

A Lipoaspiração é uma cirurgia para a redução do volume de gordura corporal, em áreas localizadas, conferindo ao paciente um melhor contorno corporal. Embora muitos pensem, a Lipoaspiração não é feita para perder peso, pois a maior mudança se dá na silhueta corporal e não balança.

Os melhores resultados são obtidos nas Lipoaspirações em que o paciente apresenta gordura localizada. Cirurgias em áreas extensas e grandes volumes têm maior probabilidade de deixar irregularidades.

No caso da Lipoescultura, parte da gordura aspirada é usada para enxertar áreas em que se precisa um maior preenchimento (glúteo, sulcos da face, etc.).

Ginecomastia

A ginecomastia é caracterizada pelo aumento do tecido mamário em homens, por conta do desbalanço entre os hormônios estrógeno e testosterona, levando ao desenvolvimento da glândula mamária, dando volume e gerando constrangimento aos homens.

Essa desordem costuma aparecer em meninos de treze ou quatorze anos, como consequência das alterações hormonais da puberdade. Em cerca de 5% das vezes, entretanto, a hipertrofia persiste até a vida adulta. 

Nos adultos é frequente o aumento das mamas pelo acúmulo de gordura, ou do crescimento da glândula depois da andropausa (depois dos 50 anos), quando a testosterona costuma reduzir mais.

 Para corrigir esse problema, existe a cirurgia de ginecomastia, que retira o volume excessivo das mamas e reverte a condição. 

A redução do volume das mamas também é muito procurada visando uma melhora no contorno corporal, pois alguns homens apresentam acúmulo de gordura na região do peito, e/ou excesso de tecido glandular, o que pode ser causado por questões genéticas, acúmulo de peso, entre outros fatores.

Otoplastia

Algumas pessoas nascem com orelhas mal formadas, ou seja, com o formato diferente do normal. A malformação mais comum é a orelha de abano, que apresenta sua borda lateral mais distanciada da cabeça, aparentando ser maior. 

Nestas orelhas há também o apagamento da anti-hélice (dobra interna da orelha), conferindo à esta um aspecto de antena parabólica.

A Otoplastia é a cirurgia que leva à correção destas alterações, visando a formar a anti-hélice e diminuir a distância entre a face posterior da orelha e o couro cabeludo. 

O intuito da Otoplastia é a correção das alterações estéticas da orelha, deixando a orelha de forma natural, sem estigma de orelha de abano ou de cirurgia.

Tendências em cirurgias plásticas masculinas

Esses tipos de cirurgias plásticas para homens têm sido muito realizadas nos últimos anos, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Mas há ainda outros procedimentos que apresentam um grande crescimento em sua procura, como os implantes de panturrilha e a cirurgia de melhora das pálpebras (Blefaroplastia).

Porém, independente do tipo de cirurgia que se deseja realizar é fundamental consultar um cirurgião plástico que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e passar por uma avaliação.

Entre em contato e saiba mais.

Ver comentários

  • Boa noite, sou de Uberlândia, Minas Gerais, em uma pesquisa pela internet pra buscar valores e procedimentos a respeito de cirurgias plásticas masculinas, vi o site de vocês. Gostaria de saber quanto custa, que tipo de cirurgias masculinas vocês fazem, qual procedimento antes, durante e depois da cirurgia, e etc.
    Tenho interesse em implantes de silicone peitoral, silicone pra glúteos e pernas.

    • Tudo bem? Geralmente é sim possível associar algumas cirurgias,mas preciso avaliar em consulta para saber se seria possível fazer as 3 cirurgias e dar os casos exatos. abraço

  • Dr. André, existe algum tipo de estrutura física que impede que seja feito o procedimento cirúrgico, mesmo que ela tenha mais de 18 anos de idade? Por exemplo, pessoas que estão muito magras, afastadas a um bom tempo das acadêmias.

    • Tudo bem? Desde que esteja com boa saúde e exames normais, geralmente é possível fazer a cirurgia. Porém, para opinar sobre o seu caso, preciso avaliar em consulta. abraço

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886