Blog

Skincare íntimo: conheça as curiosidades

Lavar com sabonete específico, esfoliar, aplicar creme hidratante, e finalizar com iluminador são alguns dos produtos usados em uma rotina de skincare normal, isso se não estivéssemos falando da região íntima. 

Dentre muitas partes do corpo feminino, a vagina também está na lista de cuidados, além de ser alvo de alguns desconfortos. Seja pelo mau cheiro que pode surgir, corrimento, prurido e até mesmo o tom mais escuro na região, devido à depilação. 

Com o avanço do mundo estético, e com o objetivo de quebrar tabus, algumas marcas decidiram investir na comercialização de produtos para a região íntima. Essa nova rotina de cuidados já é tendência no exterior e promete chegar por aqui em breve. Continue lendo para saber mais sobre!

O que é o skincare íntimo?

Com o objetivo de quebrar paradigmas, algumas marcas decidiram lançar produtos de skincare íntimo para que mulheres possam expandir a consciência, bem estar e autonomia de seus corpos. O lançamento conta com pomadas, óleos e loções com objetivo puramente estético, além de proporcionar maior bem estar. 

Quanto ao pH, os fabricantes garantem que os produtos são dermatologicamente testados e seguem as devidas orientações médicas, utilizando apenas ingredientes seguros. 

Em consultório

Apesar de ser uma febre no exterior, ainda não existem tantas opções dessa skincare no Brasil, o que faz com que os interessados recorram a procedimentos estéticos feitos em consultórios de cirurgia plástica e dermatologia. 

Com o advento da tecnologia e, com a popularização do empoderamento feminino, temas como bem estar e o prazer da mulher tem sido frequentemente debatidos. Com isso, a mídia passou a pautar as cirurgias íntimas que antes eram procedimentos desconhecidos pela grande maioria da população.

Mulheres que já realizaram procedimentos íntimos relatam uma melhora na qualidade de vida, no desempenho pessoal e sexual, no bem estar na hora de vestir roupas íntimas, seja de banho ou seja mais justas, como as de ginástica por exemplo. Além disso, a autonomia e confiança aumentam significativamente. 

Perda de libido, escurecimento da região íntima, flacidez, excesso de pele e proporção dos lábios são algumas das queixas mais frequentes em consultório. São inúmeras as possibilidades de tratamentos e soluções que não substituem em hipótese alguma as consultas feitas por um cirurgião especialista, com medicação prescrita pelo profissional e acompanhamento. 

É importante citar que toda e qualquer cirurgia íntima deve ser realizada por um cirurgião especialista e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Por isso, te convido a uma conversa onde falaremos sobre suas inseguranças e expectativas! Após uma avaliação, podemos buscar soluções para o seu caso. 

Leia também: A redução do Monte de Vênus auxilia na melhora da autoestima?

Antes de falarmos sobre como funciona o processo em si, devemos esclarecer algumas informações contidas neste site que devem ser levadas em conta. 

A vagina é o canal interno que se estende até o colo do útero, onde o fluxo menstrual passa. Já a vulva corresponde ao conjunto de órgãos externos sexuais femininos que incluem os lábios vaginais externos e internos, o clitóris, a uretra e o monte pubiano. É justamente essa parte externa que precisa, sim, de cuidados de higiene com o objetivo de eliminar células mortas, resíduos de suor, corrimento e urina. 

Dicas e cuidados para cuidar da região íntima

  • Na vulva  –  área externa da vagina  –  basta usar água em temperatura morna ou fria e  sabonete líquido íntimo hipoalergênico, com pouco ou nenhum perfume, sem cor e não bactericida;
  • Após ir ao banheiro, lembre-se de limpar de frente para trás para evitar que micro-organismos da região anal se misturem à flora vaginal;
  • Evite ao máximo usar roupas apertadas e roupa íntima, opte por dormir sem calcinha;
  • Após a relação sexual, o recomendável é fazer xixi para evitar que bactérias cheguem até o canal urinário.
  • Se possível, troque os protetores diários por reutilizáveis! Os protetores diários descartáveis possuem camadas plásticas que impedem a pele de respirar, propiciando a proliferação de bactérias;
  • Saiba identificar dor e muco estranhos, ter corrimento é normal, entretanto, se você notar uma cor diferente ou odor forte, procure um médico.

Como fazer o skincare íntimo?

O skincare é um processo muito simples, basta alguns produtos para realizá-lo! Para a limpeza da região íntima, você pode usar uma pequena quantidade de sabonete líquido íntimo neutro, fazendo movimentos circulares em toda região e retirando o esmegma (aquela massinha branca) que normalmente é encontrada entre o clitóris, pequenos lábios e grandes lábios.

Para a hidratação da vulva, você pode usar hidratante corporal na região de monte de Vênus e dos grandes lábios. Lembre-se de não aplicar nada na região dos pequenos lábios, clitóris e interior da vagina.

O que achou desse post? Entre em contato comigo e saiba mais sobre!

Me acompanhe no Instagram também! 

Publicado por
Bianca