Blog

Como rejuvenescer minha vagina e região genital

Assim como acontece com toda a pele do nosso corpo, a região genital também enruga com o passar dos anos. O que acontece é que passamos a produzir menos estrogênio e menos colágeno, que é o que sustenta nossa pele. Outros fatores, como a obesidade por exemplo, também podem interferir na aparência na genitália feminina.

Ao contrário do que pensa a maioria, as alterações da região genital feminina não são raras. Muitas pacientes convivem com o peso de se acharem diferentes, de sentirem vergonha e constrangimento ao se despirem e até de não se sentirem à vontade durante a relação sexual.

Principais queixas femininas

Excesso de pele nos pequenos lábios vaginais: Entre as principais queixas das pacientes que procuram cirurgia íntima, a principal delas é o aumento ou excesso de pele dos pequenos lábios vaginais, ou seja, quando os pequenos lábios estão protruindo para além dos grandes lábios vaginais, ficando expostos como uma pele flácida.

Desconforto durante as relações sexuais: Isso acaba interferindo na vida íntima e nas relações sexuais, muitas vezes, gerando bastante desconforto para as pacientes.

Volume muito aumentado nas roupas: É comum a queixa do acúmulo de um volume extra na roupa. A paciente pode se sentir desconfortável, ao colocar roupa de academia, biquíni ou uma calça mais justa. Então a retirada desse excesso de pele é principal causa de busca por uma cirurgia íntima.

Excesso de gordura no monte de Vênus ou púbis: as pacientes que tem um aumento do monte de Vênus, na região do púbis, com excesso de gordura, podem fazer também a retirada dessa gordura.

Aumento dos grandes lábios vaginais: Outra queixa é o aumento dos grandes lábios, ou seja, a paciente tem os grandes lábios volumosos ou desproporcionais causando assim uma alteração estética na região íntima. Mais frequente do que o aumento do volume dos grandes lábios, é a perda de volume dos mesmos em torno dos 40 anos, causando uma flacidez e enrugamento da região.

Flacidez da vagina: A vagina é o canal pelo qual há a penetração durante a relação sexual. Apesar de toda região genital ser popularmente chamada de vagina, seu nome correto é vulva ou região genital. A vagina, ou canal vaginal, também pode apresentar certa flacidez, perda de lubrificação e elasticidade com a idade, principalmente próximo a menopausa. Pode também ser laceada pelo porto normal.

Como rejuvenescer minha genitália?

Ninfoplastia

A Ninfoplastia ou Labioplastia é um procedimento que visa à diminuição dos pequenos lábios vaginais. Essa cirurgia retira a pele excedente e dá um aspecto mais bonito e jovem à região íntima.

Muitas mulheres se sentem desconfortáveis com a hipertrofia dos pequenos lábios e nem ao menos sabem que existe um procedimento simples de reverter essa situação. Algumas vezes, dependendo do grau de hipertrofia, os pequenos lábios atrapalham as relações sexuais e causam muito desconforto.

Essa cirurgia é indicada, portanto, para mulheres que não se sentem confortáveis com o aspecto da sua vulva  – seja esse desconforto causado por dores, incômodo com mau cheiro (porque a hipertrofia deixa a higienização mais difícil) ou estética.

Em geral, a Ninfoplastia a laser é uma cirurgia bem simples. A anestesia aplicada é local, com sedação. O laser cauteriza os vasos ao cortar, reduzindo o sangramento e a roxidão.

Flacidez dos Grandes Lábios

Não é incomum que se sintam incomodadas pelo volume ou flacidez dessa região. A idade é um fator que pode influenciar nesse aspecto, por isso é mais comum em mulheres acima de 40 anos.

A cirurgia é feita com anestesia local e sedação. Pode ser feito um enxerto de gordura, retirada de pele ou associação de ambas as técnicas. Ela leva aproximadamente 40 minutos. O laser pode ser usado para um peeling e proporciona uma retração dos grandes lábios, reduzindo a flacidez indesejada.

Monte de Vênus

O Monte de Vênus é a região localizada logo abaixo do abdômen e acima do púbis. A área é recoberta por uma camada de gordura cuja finalidade fisiológica possui grande importância: Ela protege os ossos pubianos dos traumas durante a relação sexual, evitando que os impactos causem dor ou algum dano à região.

Ela é feita com anestesia local, com sedação. É uma cirurgia rápida e o paciente é liberado após algumas horas. O paciente poderá receber alta no mesmo dia. A nova aparência da região aparece depois de um mês, mas o inchaço total é eliminado, como em qualquer cirurgia, em torno de seis meses.

Em relação a cicatriz, se encontrará dentro das vestes intimas e costuma ficar pouco perceptível.

Flacidez da vagina ou ressecamento: A vagina, ou canal vaginal, pode ser tratada a laser. A aplicação do laser faz com que haja uma descamação, renovação das células, maior produção de colágeno, melhora da hidratação e elasticidade da vagina.

Devo fazer?

O resultado costuma agradar as pacientes, pois além de alterar a anatomia, retiram um grande peso psicológico, já que muitas não se trocam na frente de outras pessoas, não se sentem à vontade com o parceiro e até ficam desconfortáveis com biquíni. Após o procedimento, ficam mais à vontade para se expor, aproveitar a vida sexual, e com isso, ter mais qualidade de vida.

Ver comentários

  • Quero saber se tem como aumentar o monte de venus ate proximo do anus tem mulheres que querem turar no meu caso quero aumentar

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886