Blog

Relação sexual após a cirurgia íntima: o que saber?

Muitas pessoas, principalmente as mulheres, quando não estão satisfeitas com seus corpos, buscam procedimentos estéticos para melhorar o bem estar e a autoestima. Além de cirurgias plásticas, também existem as cirurgias íntimas, como ninfoplastia e redução do monte de vênus. Porém, é preciso seguir algumas recomendações no pós operatório quando se trata de relações sexuais. Continue a leitura e saiba mais! 

A cirurgia íntima, além de ajudar a melhorar a autoestima, pode ajudar a mulher a conhecer melhor o corpo, além de ter uma vida sexual mais ativa e prazerosa. Além disso, uma pesquisa realizada pela Aesthetic Surgery Journal mostra que 95% das mulheres afirmaram que a sua autoimagem corporal melhorou após o procedimento íntimo. 

É importante ressaltar que a cirurgia íntima deve ser feita por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

Cada tipo de procedimento exige cuidados específicos no pós operatório. Conheça os principais: 

Ninfoplastia

A Ninfoplastia ou Labioplastia é um procedimento que visa reduzir os pequenos lábios vaginais, retirando a pele excedente. É indicada, principalmente, para mulheres que sentem dores ou incômodo na região íntima ao utilizar roupas justas ou durante a relação sexual. 

A operação é realizada com anestesia local e sedação, e dura de 40 a 50 minutos para ser feita. Antes da cirurgia, é preciso tomar alguns cuidados, como: 

  • Raspar ou depilar a região três dias antes da cirurgia;
  • Evitar refeições gordurosas no dia anterior a cirurgia;
  • Jejum absoluto, inclusive de água, durante as 8 horas que antecedem o procedimento;
  • Suspender o uso de remédios com ácido acetil salicílico (AAS), por pelo menos 14 dias antes da cirurgia;
  • Suspender o uso de anticoagulantes durante 14 dias antes da cirurgia;
  • Não ingerir  bebidas alcoólicas e nem fumar nos dias que antecedem a cirurgia;
  • Chegar na data e horário da cirurgia com antecedência;
  • E outras recomendações que serão alinhadas com o cirurgião no dia da consulta.

A sensibilidade do clitóris não é afetada após a cirurgia, já que essa região não é afetada pelo procedimento. Além disso, apesar de raros, a cirurgia possui alguns riscos, como hematoma, infecção e deiscência (abertura de pontos).

As relações sexuais devem ser feitas apenas 30  dias após a cirurgia. É importante consultar o cirurgião para ter certeza sobre o caso. 

Redução do Monte de Vênus

A Redução do Monte de Vênus consiste em reduzir o acúmulo de gordura encontrado acima da região vaginal feminina, e, geralmente, não pode ser diminuído com atividades físicas ou dieta. É recomendada para pessoas que sentem incômodo e/ou desconforto na região.

A cirurgia é feita com anestesia local, sedação ou peridural, e dura cerca de cerca de 40 minutos. A alta é no mesmo dia, 6 horas após o término da cirurgia. 

A volta ao trabalho pode ser três dias após a cirurgia, sem esforços físicos. As relações sexuais devem ser evitadas por cerca de 15 dias e não tem a necessidade de retirada dos pontos, pois eles são absorvíveis. 

No entanto, é preciso confirmar com o cirurgião plástico os cuidados específicos para o seu caso. 

Redução dos grandes lábios vaginais

O procedimento tem como principal objetivo reduzir os grandes lábios vaginais, corrigindo a alteração estética sem reduzi-los de forma exagerada. A flacidez ou perda de volume pode deixar um aspecto murcho e rugoso, acarretando desconforto ou constrangimento pela região íntima feminina, aparentemente envelhecida.

É recomendada para mulheres que sofrem incômodo ou desconforto na região íntima, principalmente durante as relações sexuais. A cirurgia é realizada com anestesia local e sedação. Possui duração de cerca de 40 minutos no caso do enxerto de gordura ou retirada de pele simples. Na associação do enxerto com a retirada de pele, dura em torno de 90 minutos.

A volta ao trabalho pode ser depois de 3 dias da cirurgia, sem esforços físicos. As relações sexuais, elas devem ser evitadas por no mínimo 30 dias. Não há necessidade de retirar pontos, visto que a sutura é realizada com pontos absorvíveis

Em todos os casos, é necessário tomar cuidados especiais com as relações sexuais ao fazer um tipo de cirurgia íntima. 

Quer saber mais? Entre em contato comigo e vamos conversar sobre o seu caso! 

Me acompanhe também no Instagram

Publicado por
Bianca