Blog

Risco de infecção em procedimentos estéticos: como evitar?

Todos os procedimentos, sejam eles de estética, sejam de saúde, devem seguir algumas medidas de segurança obrigatórias com o objetivo de garantir a proteção e saúde tanto dos profissionais quanto dos pacientes. 

A biossegurança pode ser definida como um conjunto de medidas que buscam prevenir, minimizar e eliminar possíveis riscos relacionados às atividades médicas e hospitalares que possam prejudicar a saúde humana e o meio ambiente. Continue lendo e saiba mais!

Qual é a importância da biossegurança?

Apesar de algumas pessoas enxergarem a biossegurança como normas que dificultam a execução do trabalho, são justamente essas medidas que garantem a saúde do profissional e da população como um todo. O não cumprimento das normas básicas da biossegurança pode causar transmissão de doenças e até mesmo epidemias. 

A biossegurança na estética tem como principal objetivo lidar com as ações de prevenção de doenças no ambiente de trabalho e, principalmente, em relação aos profissionais da saúde e seus pacientes.

Higienização das mãos

Uma das principais normas de biossegurança em hospitais, clínicas, laboratórios e demais segmentos da área diz respeito à higienização das mãos. As mãos devem ser lavadas antes do manuseio do paciente e do preparo da administração de medicamentos. Apesar de parecer simples, essa é uma das ações que mais evitam a propagação de doenças. 

Cuidados necessários

Os profissionais da saúde também devem se atentar aos seus equipamentos de proteção, tais como jalecos e aventais, que devem ser usados apenas no local de trabalho e nunca em áreas públicas ou até mesmo em refeitórios e áreas no interior da unidade de saúde. 

O uso inadequado desses equipamentos pode ocasionar o transporte de bactérias resistentes para fora da unidade de saúde, causando doenças na população. 

A luva é um dos equipamentos de proteção que também merece atenção. Elas devem ser utilizadas sempre que necessário e, principalmente, descartadas após cada procedimento. É de extrema importância que após a remoção, seja feito o descarte correto para garantir a segurança de todos. 

Os profissionais da saúde estão frequentemente em contato com materiais biológicos e, por consequência, os riscos de contaminação são altos. Os acidentes com esses profissionais geralmente envolvem ferimentos com agulhas ou outros materiais cortantes. 

Normas sanitárias

De acordo com o decreto nº 23.915 da COVISA (Vigilância Sanitária Municipal), os profissionais de beleza devem seguir as seguintes normas sanitárias:

  • Possuir paredes e pisos lisos e impermeáveis para não acumular microorganismos, poeira ou resquícios de secreções;
  • Conter lixeira de pedal com saco plástico para o descarte do material contaminado, lavatório com sabonete líquido e papel-toalha;
  • Maca com superfície lisa ou lavável, forrada de lençol TNT ou papel branco (resistente). Todos descartáveis e trocados no intervalo de troca de cada cliente;
  • Mesa auxiliar (carrinho) com superfície lisa e lavável para acomodar bandeja forrada com papel-toalha para os materiais de uso;
  • Touca e faixas devem ser descartáveis;
  • Utilizar instrumentos esterilizados ou descartáveis;
  • Higienização constante dos materiais.

O que achou desse post? Entre em contato comigo e saiba mais sobre!

Me acompanhe no Instagram também! 

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886