Blog

Mamas caídas: como recuperá-las?

Com o passar do tempo, nosso corpo acaba sofrendo uma série de mudanças físicas e funcionais, e uma região que também passa por isso são as mamas.  Devido a  constante exposição e ser considerada uma das áreas mais valorizadas pelas mulheres, os seios merecem atenção redobrada.

Diversos fatores podem contribuir para o surgimento da ptose mamária  —  distúrbio estético e anatômico que compreende o declínio das mamas decorrente do relaxamento dos tecidos de sustentação  —  Continue a leitura para saber mais!

Leia também: Quais são os tipos de mamoplastia?

Quais são as causas que levam os seios a caírem?

Avanço da idade, ganho ou perda de peso, amamentação e gestação são alguns dos fatores que contribuem para a perda de elastina e colágeno, deixando ainda mais evidente os efeitos da gravidade. Além disso, a genética é um dos fatores que mais pesa na sustentação dos seios. Conheça alguns fatores que levam os seios a caírem:

  • Hereditariedade: Se alguém da sua família já sofreu ou sofre com problemas de sustentação, as chances de você também desenvolver são maiores;
  • Ganho ou perda excessiva de peso: Com o aumento da gordura, os seios também se tornam maiores e acabam perdendo sua firmeza, além disso, mudanças bruscas no peso influenciam na gravidade natural dos seios, aumentando as chances de ptose mamária;
  • Gravidez: Essa é uma questão frequentemente discutida pelos médicos e, apesar de não terem chegado a uma conclusão, há grandes chances da gravidez ser um dos fatores que levam à ptose mamária. Durante a gravidez, os hormônios femininos se multiplicam para a produção do leite, e as mamas podem aumentar e ficar mais pesadas, obtendo um aspecto mais caído;
  • Ausência de colágeno: A falta de colágeno pode ser um problema, entretanto, é possível repor através de alimentos como gelatina, ovo, frutas ou até mesmo por meio de suplemento alimentar;
  • Tabaco e bebidas alcoólicas: Por reduzirem a oxigenação do organismo, seu consumo causa uma queda na produção de elastina e, por consequência, deixa as mamas caídas.

Graus de ptose mamária

Quando falamos da ptose mamária, é recomendável o acompanhamento de  um médico especialista para identificar os graus e saber exatamente em qual categoria você se encaixa. A ptose mamária pode acontecer por diversos fatores, entretanto, independentemente de qual seja o motivo, é possível reverter esse quadro. A mastopexia, por exemplo, é uma boa alternativa para quem almeja recuperar o formato e aparência dos seios. 

Os graus da ptose mamária são separados em três categorias: 

Grau I – apresenta pouca flacidez;
Grau II – apresenta flacidez moderada e aréolas também acima do sulco mamário e,
Grau III – flacidez acentuada, com o mamilo abaixo do sulco mamário.

Como levantar os seios?

O mais indicado é que a pessoa recorra a uma cirurgia de correção de assimetria mamária, que pode ser realizada mediante uma cirurgia de prótese de mama, para garantir um aspecto ainda melhor. 

Porém, em alguns casos específicos, a inserção das próteses ou até mesmo a correção de assimetria não são suficientes. Quando isso acontece, o recomendado é recorrer a mastopexia que visa combater o aspecto de seios caídos.

Como levantar de forma natural?

A maneira mais eficaz para combater a flacidez dos seios é manter hábitos saudáveis e, principalmente, evitar o consumo de álcool e tabaco. Porém, existem maneiras para levantar os seios naturalmente, evitar a flacidez mamária e prevenir a queda:

  • Usar um sutiã bem reforçado ajuda a manter os seios firmes, mesmo que provisoriamente;
  • Investir em tratamentos estéticos como lifting e radiofrequência;
  • Praticar exercícios de flexão e levantamento de peso ajuda a fortalecer os músculos peitorais e reduz a quantidade de gordura;
  • Usar creme firmador.

O que achou desse post? Entre em contato comigo e saiba mais sobre:

Me acompanhe no Instagram também!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886