Blog

Estresse e ansiedade pré cirurgia: como lidar?

Realizar uma cirurgia plástica é o sonho de muitas pessoas. E justamente por ser algo muito desejado, o estresse e a ansiedade em excesso podem atrapalhar o processo e prejudicar o resultado final do procedimento.

Geralmente, algumas pessoas que vão ser operadas chegam ao hospital com os sentimentos de medo e ansiedade aflorados. O estresse e ansiedade no pré-operatório é considerado normal e geralmente estão relacionados com o medo da anestesia, dor, possibilidade de riscos e até mesmo medo da morte. Continue a leitura e saiba mais!

Leia também: https://www.cirurgiaestetica.com.br/cirurgia-plastica-qual-melhor-epoca/

Preocupação excessiva antes da cirurgia é normal?

Passar por uma cirurgia não é um acontecimento corriqueiro, portanto, é natural sentir um frio na barriga e ficar tenso. Em contrapartida, este sentimento pode se tornar perigoso quando se torna um alto grau de ansiedade. 

Um alto grau de ansiedade e estresse pode vir a ser um problema, pois a probabilidade do paciente apresentar resistência a cirurgia e sedação, por exemplo, são grandes. Um exemplo disso, são pessoas que ficam extremamente ansiosas e passam a comer compulsivamente ou, ainda, desenvolvem outros problemas como ataque de pânico, suor excessivo, transtornos de ansiedade e outros. 

Entretanto, existe um grau de ansiedade que é considerado saudável e uma oportunidade para o paciente avaliar se está realmente preparado para enfrentar mudanças que serão permanentes. 

Além disso, níveis moderados de ansiedade podem auxiliar o paciente e reduzir a tensão do processo, induzindo-o a fazer perguntas para a equipe médica e a aceitar as instruções impostas pelo preparo pré-cirúrgico. 

O papel da família e equipe médica

Estabelecer um bom relacionamento entre a família e a equipe médica pode ajudar a controlar a ansiedade do paciente. Isso porque os familiares que irão acompanhar o processo podem apresentar menor ansiedade frente à exposição do paciente, colaborando no tratamento do mesmo. 

Seguindo a ideia de que se todos apresentarem um alto nível de ansiedade, poderão também transmitir tensão para o paciente, é muito importante que o preparo psicológico se estenda aos familiares uma vez que as instruções que receberão serão importantes para ajudar o paciente no pré e pós operatório. 

Durante esse processo, os familiares e/ou envolvidos podem auxiliar os pacientes a: 

  • Tomar decisões com tranquilidade a respeito da cirurgia para manter uma relação de confiança genuína;
  • Identificar o que é real e o que é fantasioso para ajudá-lo a desmistificar medos e bloqueios desnecessários;
  • Identificar a rede de apoio familiar e social que auxiliará o paciente na recuperação;
  • Conscientizar o paciente sobre a importância de seguir as orientações médicas pós-operatórias.

Como posso lidar com o estresse e ansiedade?

Inicialmente, é muito importante que você tente compreender e respeitar seu próprio tempo, afinal, quando falamos de procedimentos cirúrgicos, o estresse é normal. Conversar com outras pessoas que fizeram a mesma cirurgia pode ser essencial para ajudá-lo na sua jornada de adaptação e autoconhecimento.

Caso você já tenha algum hábito que te ajude a relaxar no dia a dia, é válido investir nele para manter-se calmo no período que antecede a cirurgia e obter maior controle sob os sintomas de ansiedade. Além disso, há algumas técnicas de relaxamento que podem ser essenciais nesse processo:

 

  • Massagem corporal: sendo uma das técnicas de relaxamento mais populares e efetivas, a massagem ajuda a reduzir o estresse e a pressão arterial, além de melhorar o sistema linfático e controlar os batimentos cardíacos;
  • Bolinha anti-stress: podendo ser usada em qualquer parte do corpo, a bolinha anti-stress ajuda a diminuir a tensão emocional e muscular;
  • Acupuntura: essa é uma técnica chinesa que utiliza a aplicação de agulhas em pontos específicos com o intuito de tratar doenças e promover o bem-estar;
  • Meditação: a meditação é uma prática que compreende o relaxamento físico e mental para reduzir a ansiedade, tensão e depressão. Além disso, ela ajuda a manter sua saúde mental;
  • Respiração: a respiração profunda transmite tranquilidade ao organismo. Respirando corretamente, o cérebro recebe mais de 30% de oxigênio, promovendo uma sensação de bem-estar;
  • Ouvir músicas e ler: pode parecer simples, mas ouvir músicas que transmitam paz e tranquilidade também ajuda a diminuir o estresse! aproveite, também, para ler um livro antes da cirurgia;
  • Aconselhamento profissional: Destaca-se que uma conversa franca com seu cirurgião plástico é essencial para alinhar expectativas, sanar dúvidas e desmistificar medos.

O que achou desse post? Entre em contato comigo e saiba mais sobre!

Me acompanhe no Instagram também! 

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886