Assuntos Variados

Qual a melhor época para Cirurgia Plástica?

O inverno se aproxima, trazendo com ele um grande aumento da procura por cirurgias plásticas. Muitas pessoas procuram o “melhor mês” para realizar seus procedimentos e melhorar de autoestima e qualidade de vida nessa época. Como todos já ouviram falar alguma vez, julho é tido como o ‘mês da cirurgia plástica’. Neste post iremos desvendar qual a melhor época para Cirurgia Plástica, o porquê de ser tão requisitada neste mês e se operar no inverno traz melhores resultados, uma recuperação melhor, confira!

O inverno e suas vantagens

Nem sempre! O inverno traz algumas vantagens sobre o verão:

  • Por ser mais frio, o inchaço pode ser menor, se comparado com dias mais quentes. Isso é mais evidente para cirurgias como lipoaspiração, abdominoplastia, cirurgia da face, em que o edema (inchaço) é mais proeminente.
  • Outro ponto a ponderar, é que muitas cirurgias plásticas necessitam na recuperação o uso de cintas elásticas por mais de um mês, o que é bem mais tolerável em dias frios.
  • Julho, por sua vez, é férias escolares e permite que mais pessoas possam programar a sua cirurgia e ter uma recuperação adequada. Logo, por estes motivos, julho se tornou o mês mais procurado para cirurgias plásticas.

Procure um especialista

Porém, mais do que operar no frio, há outros fatores mais importantes na programação da cirurgia e que implicam de forma mais contundente no resultado da cirurgia plástica. O primeiro deles é procurar um Especialista, e isso apenas os cirurgiões credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica são. Pois é ela quem supervisiona a formação do Especialista.

Entenda

Para ser especialista em cirurgia plástica é necessário cursar 6 anos de medicina na faculdade, formar-se médico, prestar outro vestibular para ser cirurgião geral, fazer mais dois anos de residência em cirurgia geral, formar-se cirurgião geral, fazer novo vestibular para cirurgia plástica, fazer mais 3 anos de residência em cirurgia plástica, formar-se em cirurgia plástica e depois disso tudo, passar na prova de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Logo, são 11 anos de intensos estudos, mais uma prova da especialidade, e apenas depois de passar por tudo isso e ser aprovado na prova de especialista, é que se recebe o titulo de Especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Infelizmente, hoje há muitos médicos não especialistas fazendo cirurgias plásticas, se dizendo especialistas. Porém, estes não são membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O clima frio também pode favorecer seu corpo na época de recuperação

Outro bom motivo para optar pelo inverno para realizar uma cirurgia plástica é a possibilidade de usar roupas que ajudam a disfarçar as cicatrizes ou inchaços do período de recuperação.

Até porque, na estação mais quente do ano, o calor exige que o paciente use roupas mais frescas e curtas para enfrentar o clima, dando a sensação de desconforto no corpo quando saem de casa durante o período de recuperação.

Já no inverno, as roupas são maiores e cobrem grande parte do corpo, sua utilização ajuda a disfarçar possíveis marcas que são desconfortáveis após a cirurgia.

Outra coisa que ajuda na recuperação, é seguir os cuidados no pré e pós operatório, que são atitudes importantes, antes mesmo de procurar pela estação perfeita.

Mesmo que você já tenha escolhido e se decidido com o inverno para realizar as suas cirurgias plásticas,ou que só tenha datas no verão para poder se dedicar a esses cuidados, o que irá garantir um resultado satisfatório e perfeito no período pós cirúrgico é seguir os cuidados repassados por seu médico antes e após o procedimento estético.

Até porque, quando você segue todas as orientações do profissional que realizou sua cirurgia, independentemente da escolha do inverno ou do verão, o resultado que ganhará é aquele que sempre desejou, sem surpresas.

Você tem tempo?

Outro fator de fundamental importância é ter tempo e logística adequados para a recuperação. Uma recuperação mal feita influenciará diretamente no resultado da cirurgia. Assim, é melhor operar no verão e ter tempo suficiente para recuperação, do que operar no inverno e ter que voltar ao trabalho antes do ideal.

Finalizando, a temporada das cirurgias plásticas está chegando desejo a todos que estão se programando todo o sucesso possível!

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Ver comentários

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886