Blog

Quais são as causas da Ginecomastia?

Enquanto as mulheres buscam um corpo magro e escultural, os homens buscam um abdômen bonito e forte. Mas, por vezes, algumas anomalias podem atrapalhar essa conquista. Como mencionado no texto passado, a Ginecomastia é a principal delas e acomete muitos homens e adolescentes, mas a boa notícia é que tem solução. Entenda agora quais as causas da Ginecomastia.

O que causa a Ginecomastia?

  • Sobrepeso / Obesidade

Homens que estão acima do peso podem desenvolver aumento das mamas, no entanto, podemos classificar como uma ‘’falsa Ginecomastia’’, pois não existem glândulas mamárias junto à gordura. Por isso os medicamentos hormonais não são indicados para o seu tratamento, devendo ser considerada apenas a cirurgia para lipoaspirar a região incômoda.

  • Questões hormonais

O aumento da mama nos homens pode estar ligado ao excesso de gordura no corpo, mas também pode estar ligado a fatores hormonais e tende a estar presente até mesmo em recém-nascidos.

Isso acontece por conta do contato com o hormônio do estrogênio – contato esse que ele teve durante a gestação através de sua mãe –  nesses casos, porém, com o desenvolvimento do bebê, o caso é solucionado rapidamente.

Já nos adolescentes, o problema pode aparecer devido ao desbalanço entre estrógeno e testosterona, resultado da fase da puberdade. E nesses casos é possível notar o aumento das duas mamas, ou de uma só.  No entanto, a incidência entre adolescentes de 14 a 15 anos chega a 65%, mas a maioria involui espontaneamente em 3 anos, sem qualquer tratamento.

Já nos adultos e nos idosos, o problema se deve diante da queda nos níveis de testosterona.

Vale destacar que existem alguns casos em que a testosterona acaba sendo diminuída no corpo do homem graças a algumas situações controversas. Confira as principais:

  • Ampla exposição e contato ao estrogênio – hormônio feminino;
  • Defeitos de cunho congênito;
  • Doenças hepáticas, principalmente crônicas;
  • Efeitos e reações a medicamentos;
  • Hipertireoidismo;
  • Insuficiência renal;
  • Tratamento contra o câncer – quimioterapia;
  • Tratamentos de cunho hormonal para portadores de câncer de próstata;
  • Tratamentos que se utilizam de radiação na área dos testículos;
  • Utilização ou exposição a hormônios esteroides e anabolizantes;
  • Entre outros.

Causas iatrogênicas

O uso de certos medicamentos pode provocar Ginecomastia, casos de remédios que contenham estrogênio, anti andrógenos e anfetaminas. Além disso, drogas como maconha e esteroides anabolizantes também podem levar a um crescimento excessivo do tecido glandular.

Diagnóstico

O diagnóstico de um paciente do Ginecomastia acontece muitas vezes somente pela observação, mas precisa ser confirmado com a comprovação do aumento da glândula mamária por ultrassom. Pacientes que apresentam esse aumento de mama têm um volume maior ao redor da aréola, quanto maior a presença de gordura, fica ainda mais evidente esta condição.

Tratamento

Em casos de Ginecomastia, o mais importante é tratar suas causas. Distúrbios causados por uso de remédios, por exemplo, exigem a troca ou interrupção (quando possível) da medicação. Em casos patológicos, um tratamento hormonal ou da doença que afeta o paciente são as medidas mais indicadas.

Cirurgia

Ao lado do tratamento das causas do aumento das mamas, o paciente também pode realizar uma cirurgia plástica para redução das mamas. Em geral, qualquer paciente pode passar pelo procedimento, mas recomenda-se que adolescentes aguardem até o fim da puberdade para realizar a cirurgia já que há risco de o problema voltar a surgir.

Entre em contato e tire mais duvidas!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886