Blog

A Cirurgia Plástica trará minha autoestima de volta?

“Que promove grandes mudanças físicas, todos sabemos, mas será que a cirurgia plástica trará minha autoestima de volta?” A fim de esclarecer essa questão de uma vez por todas, continue a leitura.

Este é o caminho para eu me amar mais?

É fácil concluir que pessoas descontentes com a sua autoimagem serão indivíduos com dificuldades em seus relacionamentos nos mais diversos planos.

O contrário também é evidente, ou seja, os indivíduos satisfeitos com sua imagem terão maior probabilidade de serem autoconfiantes, mais produtivos em seus trabalhos, mais participativos em suas atividades sociais e , sobretudo, mais felizes.

Será então por conta dessa busca por maior qualidade de vida que cada vez mais pessoas se sujeitam a cirurgias estéticas?

Bem, há alguns pontos de vista sobre isso. Primeiramente, devemos pensar que a maior parte do público que realiza esses procedimentos ainda são mulheres.

Chega de tabus!

Agora vamos analisar:

A mulher – englobando todo o público feminino – já passou e passa por poucas e boas. Com uma sociedade na qual, por muitos séculos, a religião ainda fomenta a ideia da mulher ser submissa e não ter poder sobre o seu próprio corpo.

Seja referente a sexo, menstruação e liberdade, a repressão sofrida por elas deixaram marcas, uma vez que a reprodução desses discursos acabou influenciando diretamente no desenvolvimento da sexualidade e aparência feminina.

Já hoje podemos ver muitos tabus sendo desfeitos, e apesar dos avanços na igualdade de gênero ainda caminharem a passos lentos, são cada vez mais comuns os exemplos de liderança feminina de sucesso.

E é nesse ponto que queríamos chegar. Se por muitos anos as mulheres foram oprimidas e submissas, hoje, com a evolução da medicina aliada ao empoderamento feminino, muitas encontram a oportunidade de finalmente fazerem algo por si, que alimente seu ego e sem precisar da ajuda ou permissão de outras pessoas.

Após a cirurgia, essas mulheres sentem-se bem com os resultados e mantém uma imagem positiva ao seu respeito. Mas claro que há vários fatores que precisam ser levados em consideração antes de se submeter a um procedimento cirúrgico.

Como saber se sou um bom candidato a cirurgia plástica?

Antes de qualquer coisa, é preciso ser honesto consigo mesmo. Por que exatamente quer fazer uma cirurgia? Quais seus objetivos? Quais suas expectativas com relação aos resultados?

Pois a vontade de mudar a “aparência externa” para melhorar outras questões pessoais ou de relacionamento pode levar a futuras decepções. E não é o que queremos!

Há casos em que se busca na cirurgia plástica coisas inalcançáveis. Pessoas que pretendem fazer cirurgias para segurar um casamento que não anda bem, ou manter um emprego, ou que têm uma autoimagem distorcida, vendo em si intermináveis defeitos.

Estes, por melhor e mais perfeita que fique a cirurgia, nunca ficarão satisfeitos e não terão nenhuma melhora da autoestima, pois na verdade, o motivo da cirurgia não veio de dentro, mas de problemas exteriores.

Sendo assim, deve-se evitar operá-los enquanto psicologicamente estiverem instáveis.

É por esta razão que a consulta deve ser minuciosa, todos os detalhes esclarecidos, em uma conversa franca e sincera entre cirurgião e paciente.

Conclusão

Felizmente, diferentemente de tempos atrás, hoje as pessoas – principalmente as mulheres – têm mais liberdade para modificar seus corpos e usarem métodos que lhe tragam mais confiança e bem-estar.

Além do mais, temos a cirurgia plástica para nos auxiliar na correção de alguns detalhes físicos que nos incomodam. Antes, era preciso se conformar, passar toda a vida lastimando alguma imperfeição genética ou adquirida, impossível de correção. Hoje, pode-se mudar!

Portanto, podemos dizer que na imensa maioria dos casos, o resultado de uma cirurgia plástica é de fato compensador – física e psicologicamente – com grande ganho na autoestima e na qualidade de vida.

Agora, uma pergunta: O que anda te incomodando no seu corpo de tal forma que você esteja alterando seu comportamento e mudando seus hábitos para evitar expor este problema?

Você se imagina com uma barriga mais lisa? Seios mais firmes? Um rosto mais jovem? Há procedimentos que podem te ajudar, mas é preciso você dar o primeiro passo.

Agende já uma consulta e tire todas suas dúvidas. 🙂

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886