Assuntos Variados

Mini-abdominoplastia e Abdominoplastia. Qual a diferença?

Geralmente vista pelos pacientes como uma cirurgia para correção da flacidez do abdômen com cicatriz reduzida e com recuperação mais fácil, a mini-abdominoplastia tem diferenças marcantes quando comparada à abdominoplastia clássica. Não é uma abdominoplastia de porte menor. É uma cirurgia menor sim, mas com indicação para pacientes diferentes dos da abdominoplastia clássica.

Ideal para flacidez abdominal após gravidez

É comum durante a gravidez, devido à distensão do abdômen, haver um laceamento da pele, separação da musculatura e consequente flacidez abdominal. Porém o grau depende do quanto se engorda, do tamanho da distensão do abdômen e da genética da paciente.

Genética

Pacientes com pele clara, fina, com facilidade de ter estrias, têm maior propensão a um flacidez mais acentuada. Pacientes de pele grossa, firme, geralmente sofrem menos. Porém, o fator mais importante na geração da flacidez é o tamanho da distensão do abdômen. O que é diretamente relacionado com o ganho de peso na gestação.

Gestação

  • Pacientes que engordam até 8 Kg, dificilmente têm uma flacidez grande, a pele sofre pouco, o músculo fica laceado apenas abaixo do umbigo (na maioria dos casos). As estrias são pouco frequentes.
  • Pacientes que engordam em torno de 15 Kg, comumente têm flacidez de pele moderada, musculatura com afastamento até a parte superior do abdômen, estrias frequentes.
  • Nos casos de ganho de peso acima de 20 kg, uma flacidez grande é quase uma regra, apresentando músculos bem afastados, estrias abundantes e muitas vezes grandes dobras de pele ao se sentar.

Vale ressaltar

Uma gestação saudável não é necessário ganhar mais peso do que 8 Kg (bebe = 3,5 Kg; placenta 0,5 Kg, liquido aminiotico 1,5L, inchaço 2 Kg = Total 7,5 Kg). Todo o ganho acima disso é gordura desnecessária e prejudicial.

Indicações Mini-abdominoplastia

Diferentemente da abdominoplastia clássica que retira muita pele (geralmente entre a cesárea e o umbigo), amarra a musculatura até a parte superior do abdômen (próximo às mamas), remodela o umbigo e trata a flacidez moderada a acentuada. A mini-abdominoplastia é indicada apenas para casos de flacidez leve.

Como é realizada

A mini-abdominoplastia retira pouca pele (em torno de 3 cm, por isso a cicatriz é menor, ficando entre o tamanho de uma cesárea e da abdomioplastia clássica). A parte da musculatura amarrada é apenas a abaixo do umbigo. O umbigo não é remodelado como na abdominoplastia. Logo, para ter indicação de mini-abdominoplastia, a paciente deve ter pouca pele em excesso, pouca flacidez muscular (apenas abaixo do umbigo). São geralmente pacientes magras e que se mantiveram magras na gestação, tendo engordado próximo dos 8 kg durante a gravidez.

Fatores importantes da Mini-abdominoplastia

A cirurgia é realizada com anestesia peridural ou raqui, dura em torno de 2 horas. O retorno ao trabalho pode ser em uma semana, evitando esforços e exercícios por 45 dias, tempo em que se usa cinta compressiva. Dirigir é permitido apos 14 dias. Drenagem linfática e ultrassom são indicados apos 5 dias. A dor não costuma ser forte, sendo comum apenas um desconforto controlado por medicamentos comuns. O risco cirúrgico é menor que o de uma cesárea.

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886