Categorias: Blog

Meditação: qual a importância para a mente?

A meditação é a busca pelo aprofundamento de atitudes e pensamentos. A técnica pode levar a diversos benefícios, como ajudar a lidar melhor com o estresse e a ansiedade dentro do seu cotidiano. Por ser um exercício que envolve a parte física e mental, a pessoa que pratica a meditação com frequência pode encontrar uma verdadeira sensação de bem-estar. 

Através de técnicas específicas, a meditação ajuda o seu corpo a relaxar, pois o praticante consegue ter uma percepção sobre o próprio corpo. No entanto, quem nunca praticou a meditação costuma pensar: “ok, mas eu sou muito inquieto, não vou conseguir meditar”. Na verdade, você pode se surpreender! 

Ao praticar diariamente, você pode perceber melhor o seu corpo, vivenciar aquela experiência e focar em coisas simples como a sua respiração ou a superfície que o seu corpo está tocando. 

Com o passar dos dias, você poderá perceber o quanto realizar esses feitos pode te ajudar a relaxar e deixar o estresse um pouco de lado. Apenas 15 minutinhos diários são suficientes para te trazer inúmeros benefícios. Para entender mais, continue a leitura e descubra qual a importância da meditação para a mente e para o corpo! 

O que é meditação?

Esqueça os incensos, posições contorcionistas ou prática religiosa. Há quem goste de um incenso ou velas, mas essa não é a regra. 

A meditação é uma prática ancestral que reúne uma série de técnicas para desenvolver habilidades como tranquilidade, foco no presente e concentração. A maioria dos praticantes e especialistas na prática definem-a como “voltar-se para o centro”. 

“Com a ressonância magnética e a tomografia, percebemos que a meditação muda o funcionamento de algumas áreas do cérebro, e isso influencia o equilíbrio do organismo como um todo”, diz o psicólogo Michael Posner da Universidade de Oregon. 

O objetivo da meditação é conduzir a nossa mente para um estado de relaxamento por meio do silêncio e da postura, focando sua atenção para você, seu corpo e sua consciência. 

Diferente do que muitas pessoas pensam, a meditação não leva horas e pode ser realizada entre 5 a 20 minutos. Pode ser realizada em ambientes próprios com um instrutor, como também pode ser aprendida e realizada em casa. 

Atualmente, existem diversos vídeos dentro do Youtube, assim como uma série de aplicativos de meditação guiada que podem te orientar em casa. 

Praticar a meditação com frequência e com técnicas que você mais se identifica pode trazer uma série de benefícios para a sua mente e também para o seu corpo, como redução do estresse e da ansiedade. Confira! 

5 benefícios da meditação

Existem práticas de meditação para iniciantes, intermediários e avançados. No entanto, ao começar a praticar a meditação, já é possível perceber alguns benefícios no seu dia a dia. Confira alguns desses benefícios: 

  • Reforço do sistema imunológico

O diretor de pesquisa do centro de Mindfulness da Universidade de Yale, Judson A. Brewer, afirma que o aumento da atividade cerebral relacionada a pensamentos positivos tem influência direta na maior produção de anticorpos.

  • Memória turbinada

A meditação pode ajudar a melhorar a sua atenção, raciocínio e memória. Isso porque a nossa mente está condicionada a trabalhar o tempo todo, um turbilhão de informações e acontecimentos a todo momento. Ao parar alguns minutos para condicionar a nossa mente a relaxar, podemos voltar a nossa atenção um pouco para nós mesmos.

Com a melhora na atenção e no raciocínio, a nossa produtividade, inclusive no trabalho, pode consequentemente melhorar também! 

  • Coração mais saudável

Uma pesquisa realizada pelo especialista em medicina preventiva Robert Schneider (publicada pela Associação Americana do Coração), comprova que um dos benefícios da meditação é a redução dos problemas cardíacos.

  • Meditação e a importância para a mente

Por ser uma prática de controle da respiração e organização de pensamentos, a meditação também melhora questões relacionadas à saúde mental. Por isso, também é bastante efetiva no combate à depressão e à ansiedade.

  • Ameniza o estresse e ajuda a relaxar

Imagine que você começa o dia tranquilamente e, de repente, precisa entregar um relatório urgente dentro do trabalho. O seu corpo entra em um estado de alerta e toda a adrenalina corre pelo seu corpo, te deixando estressado. 

A meditação ajuda o seu corpo e a sua mente retornarem ao ponto de tranquilidade. A percepção do agora, da sua respiração, tudo isso auxilia na hora de relaxar e descansar, o que também pode ajudar a dormir melhor.

Leia mais: Aromaterapia e musicoterapia: alternativas para o bem-estar do corpo e mente

Conheça alguns tipos de meditação para começar a praticar!

Antes de começar, conheça alguns tipos de meditação que existem. Exatamente, não é tudo igual. Cada técnica tem um foco e você pode escolher aquela que mais combina com você! 

Meditação Budista: essa técnica é conhecida como “meditação completa”. Ela foca no aqui e agora, fazendo com que sua mente se concentre no momento presente. Como resultado, a meditação budista visa o poder de ser dono da sua própria mente, não se permitindo abalar por coisas externas e voláteis.

Meditação Vipassana: também conhecida como “meditação penetrante”, essa técnica se baseia na introspecção, que dizer, a pessoa tem que se observar de forma individualizada e conectar-se com a própria mente, aprendendo a eliminar pensamentos negativos.

Meditação Zazen: a Meditação Zen ou Meditação Zazen é uma técnica de meditação pensada para pessoas que já possuem alguma experiência na prática pois exige bastante concentração. Ela oferece maior controle das emoções e pensamentos e conexão com o seu interior.

Meditação Transcendental: com essa técnica você mergulha sua mente no campo transcendental. Nada de passado, presente ou futuro, é uma experiência para conhecer a si mesmo. Você não precisa focar na respiração, por exemplo, apenas mergulhar na sua consciência.

Como começar a meditar: passo a passo

Para começar a praticar a meditação e melhorar a sua qualidade de vida é bem simples. Confira o passo a passo: 

1 – Desligue todos os aparelhos que possam lhe causar alguma distração ou interrupção. Televisão, notebook e celulares precisam ficar no silencioso (a menos que você esteja usando uma meditação guiada, os aparelhos devem focar somente nisso);

2 – Diminua a luz e, se preferir, coloque uma música suave e bem baixinha. Use roupas confortáveis para não desviar o seu foco. 

3 – Cronometre o seu tempo. Como dissemos anteriormente, é possível realizar uma meditação de 5 minutos ou 30. Tudo depende do quanto você consegue se concentrar. Mas não se apegue ao tempo ou a sua mente poderá focar a atenção no quanto falta para acabar e não na atenção plena em si. 

4 – Fique em uma posição confortável. As pernas cruzadas e as mãos no joelho são muito usadas para representar a meditação, mas isso não é uma regra. Você pode se sentar no sofá ou em uma cadeira em uma posição confortável, mas com a postura ereta. 

5 – Tenha atenção plena na sua respiração. Comece sentindo o ar entrando pelas narinas e solte lentamente pela boca. Foque em um ritmo confortável para você. É normal que outros pensamentos venham lhe ocorrer, mas lembre-se de que, cada vez que a sua atenção for desviada, você a retome. 

6 – Escaneie o seu corpo e sinta-o. Onde seus pés tocam? Perceba suas pernas, seus braços, sua barriga, seus ombros, enfim, sinta-se presente no aqui e agora. Existem muitos tipos de meditação guiada, como a meditação mindfulness que pode te ajudar nesse processo. 

7 – Defina um horário para repetir a meditação todos os dias. Pode ser logo ao acordar ou pouco antes de dormir, o importante é reservar alguns minutinhos para ter esse autocuidado. 

Além disso, alie a meditação com pensamentos positivos na sua rotina, assim como a prática de atividades físicas e uma boa alimentação. Todas essas ações podem contribuir para uma vida de mais qualidade e bem-estar. 

Gostou dessas dicas? Deixe nos comentários! Para mais informações e dicas de saúde e bem-estar, acompanhe também o nosso Instagram.

Publicado por
Bianca