Blog

Massagens para reduzir o inchaço no corpo: conheça as principais

Quem sofre com inchaço no corpo sabe o quanto isso incomoda no dia a dia, e quando o inchaço está atrelado à outras questões de saúde, o quadro tende a ser ainda pior. Geralmente, quem começa a perceber o inchaço que vai além daquele no final do dia, entende que a situação pode ser muito mais séria. 

Antes de qualquer medida, é necessário que quem esteja passando por isso procure um médico para saber quais são as principais causas do inchaço e como combatê-las, pois o bem estar deve ser contínuo. Não adianta passar por vários procedimentos que melhoram uma coisa e pioram outra. Sendo assim, a ajuda do médico para entender os motivos e como tratá-los é de de suma importância.

Principais causas do inchaço

O inchaço pode ter várias causas que variam desde o porte físico, histórico de saúde e problemas cardiovasculares. Retenção de líquidos é o nome popular que descreve o inchaço no corpo ou em parte dele. As principais e possíveis causas são problemas renais, cardíacos ou hepáticos ou doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema. 

Além disso, o inchaço varia de pessoa para pessoa e depende da fase da vida de cada um. Mas, entre homens e mulheres, são elas as que mais são acometidas por essa condição.  Por exemplo, durante a gestação, a mulher sofre muito com o inchaço, pois nesse período a retenção de líquido é maior.

Outro motivo de inchaço muito recorrente nas mulheres é o período pré-menstrual, pois cerca de uma semana antes da menstruação, a progesterona ativa a produção de outro hormônio, a aldosterona, que influencia o sistema renal e provoca a retenção de líquidos. 

Como reduzir o inchaço no corpo?

Para reduzir o inchaço no corpo, existem diversas alternativas que você pode incluir na sua rotina e transformá-las em hábitos que irão te ajudar a ter uma vida mais leve. Comer frutas com mais frequência, além de verduras e alimentos ricos em potássio, como batata, feijões, abóbora, abacate, banana, mamão e damascos secos, pode ser o primeiro e um dos principais passos para reduzir o inchaço. 

Leia também: Sucos antioxidantes: conheça os benefícios para a saúde

Além disso, consumir chás, especialmente de boldo, hibisco e chá verde, também é indicado, pois eles têm função diurética que ajuda na diminuição da retenção de líquido. Outro ponto muito importante de ser mencionado é que os alongamentos diários e os exercícios físicos também são ótimos aliados na redução do inchaço do corpo, já que trabalha na circulação sanguínea. 

É essencial destacar que a circulação do sangue também tem papel fundamental para o tratamento de redução da retenção de líquido no corpo. É através do fluxo sanguíneo e dos vasos linfáticos que esse líquido retido é eliminado, indo embora pela urina, e o inchaço é reduzido. Por isso as massagens são tão importantes para o corpo, pois atuam auxiliando na circulação do sangue. 

Tipos de massagem para reduzir o inchaço no corpo

 

Apesar de as massagens serem um dos procedimentos mais procurados das clínicas de estética, elas atuam em diversas necessidades individuais de cada pessoa. Vejam os tipos de massagens e suas indicações:

Massagem redutora: Esse tipo de massagem é feita com movimentos de deslizamento profundos, seguindo um ritmo acelerado. Ela é indicada para o tratamento de dores específicas, sendo aplicada somente nas áreas lesadas, como abdômen e culote, por exemplo. 

Massagem modeladora: Muito confundida com a drenagem linfática, a massagem modeladora é indicada para quem quer reduzir as medidas e melhorar o aspecto da celulite. A técnica utiliza movimentos firmes, rápidos, e com maior pressão.

Drenagem linfática: Indicada para prevenir celulite e reduzir edema, a massagem linfática é feita com movimentos lentos, com sentido certo e toque leve. O procedimento ajuda a eliminar líquidos e diminui o inchaço causado por insuficiência venosa, problemas de tireoide ou ciclo menstrual. Nas mulheres, a recomendação é de, pelo menos, uma vez por semana, pois elas retêm muito líquido.

Entre os três tipos de massagens, a drenagem linfática é a mais indicada e a melhor para a redução do inchaço no corpo, pois ela atua diretamente no objetivo que é eliminar os líquidos do corpo. Os movimentos realizados durante a massagem de drenagem linfática levam as toxinas e os líquidos retidos pelo organismo para os vasos linfáticos e para a corrente sanguínea, promovendo a eliminação pela urina.

Além dessas massagens, existem outras alternativas que podem ser incorporadas no dia a dia, como massagem relaxante, massagem tântrica, quick massage, massagem sueca e outras técnicas de massagem que podem reduzir o inchaço no corpo. O mais importante é trabalhar todas as regiões do corpo. Não só os membros inferiores, as pernas e os pés, que são os que mais sofrem com o inchaço, mas também os membros superiores.

Para saber mais sobre cuidados com a pele e dicas de receitas fitness, acompanhe do Dr. André Colaneri no Instagram!

E se desejar conversar com o Dr. André Colaneri, clique abaixo e agende uma consulta!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886