Lipoaspiração

Lipo Sem Medo!

Sempre quando se fala de cirurgia plástica, assunto por sinal frenquente nos dias de hoje, comenta-se sobre a lipoaspiração, seus resultados maravilhosos, suas complicações abomináveis e seus riscos. Parece que estamos entre o céu e o inferno!

Na verdade nem ao céu, nem ao inferno. A lipoaspiração ganhou fama de cirurgia perigosa devido à divulgação de casos mal sucedidos. Porém, nem sempre as causas das complicações foram avaliadas.

Costumo comparar a lipoaspiração à viagem de avião. Muitos têm medo de andar de avião, pois quando algum cai sai em todos os jornais e vira assunto por várias semanas. Mais qual é o meio de transporte mais seguro? O avião. Há muito mais acidentes com carro, mas ninguém tem medo de dirigir. Por que? Porque os acidentes são tão freqüentes que nem viram notícia! Na verdade precisamos perguntar: Por que o avião caiu, quem estava pilotando, o aeroporto tinha estrutura? Estava chovendo? Se por acaso, a pista estiver molhada, for curta, o avião com o reverso quebrado, o piloto sem credencial, a chance de acidente aumentará muito.

Com a liposapiração é semelhante. Fundamental é operar com especialista, e isso apenas os credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica são. Afinal, são 11 anos de formação. Operar em hospital também é importante, pois os hospitais têm toda uma estrutura de segurança que as clinicas não têm. Essa coisa de falar que operar em consultório e em várias vezes é mais seguro, infelizmente não é verdade! Pior ainda, muitos que assim fazem não são especialistas. Mas é claro, não podemos esquecer da parte do paciente! Algumas pessoas têm medo, vergonha e escondem informações preciosas dos médicos. É freqüente esconder o uso de drogas. E isso pode ser um erro mortal. As drogas interferem diretamente na anestesia e podem levar a complicações potencialmente fatais. Alguns dos casos que acompanhamos na mídia e que ajudaram a prejudicar a imagem da lipo, estão inseridos neste contexto. Mas infelizmente a mídia não informa esse tipo de fato, pois prejudicaria a imagem do artista.

Por fim, em termos de técnica cirúrgica especificamente, na minha opinião, a vibrolipoaspiração foi o maior ganho em termos de tecnologia. Ela é realizada por cânulas muito finas e com a ajuda de um aparelho que faz vibrações na cânula, o que minimiza o trauma da gordura na hora da retirada, e com isso reduz o sangramento, o inchaço, a dor, melhorando muito a recuperação em tempo e qualidade. Logicamente que o resultado está diretamente relacionado a quem manipula a cânula, ou seja o especialista. Porém, para um piloto competente e para o passageiro, sempre será melhor viajar de Boing do que de teço-teco.

Mais informações sobre a Lipoaspiração

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

TV Gazeta: Dr André Colaneri é entrevistado e fala sobre as diferenças e vantagens de cada tipo de lipoaspiração: lipo a laser, lipo ultrassônica, vibrolipo, lipoaspiração tradicional.

Entrevistado no Terra TV, Dr. André Colaneri fala sobre os riscos, técnicas e indicação da lipoaspiração.

Entrevistado no programa Mulheres, Dr André Colaneri fala sobre lipoaspiração, lipoescultura, tipos de lipos, segurança, complicações, detalhes, etc.

Entrevistado na TV Gazeta, Dr André Colaneri fala sobre os diferentes tipos de lipoaspirações: lipo laser, vibrolipo, minilipo, lipo light, hidro lipo, etc. Riscos, recuperação, indicações.

Dr. André Colaneri explica os tipos de lipoaspiração, suas diferenças, vantagens e indicações.

Rede TV. Dr André Colaneri explica as diferenças e indicações para os tipos de lipoaspiração: lipo a laser, lipo ultra-sônica, vibrolipo, lipo tradicional.

Dr André Colaneri explica as diferenças entre os tipos de lipoaspiração no programa Vida Melhor da TV Rede Vida.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886