Blog

Entenda o que é Nutrição Funcional

A Nutrição Funcional ainda é relativamente recente aqui no Brasil, porém já é muito difundida nos EUA e na Europa. Mas apesar de ainda pouco conhecida por aqui, ela já vem ganhando terreno e cada vez mais chamando a atenção de muitas pessoas estão se tornando adeptas a ela.

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em manter uma vida saudável e a alimentação tem grande importância nesse objetivo. Mas o que será que essa nova especialidade tem de diferente daquela que já conhecemos?

A nutrição é igual, porém quando falamos em nutrição funcional, existe um estudo mais profundo da bioquímica de cada paciente. Assim é possível elaborar uma dieta muito mais personalizada e ideal para cada tipo de organismo.

Como funciona a nutrição funcional e porque ela é tão importante

Hoje podemos encontrar diversos tipos de dietas que prometem proporcionar grandes resultados, porém muitas delas não cumprem o que prometem e ainda causam riscos à saúde.

Isso acontece pois a maioria é muito radical e excluí muitos alimentos que são necessários para se manter o corpo nutrido e saudável. Assim como a nutrição tradicional, a funcional deve ser indicada por nutricionistas de confiança. Somente um profissional especializado é capaz de elaborar um cardápio ideal para você.

Para que eles possam elaborar o plano alimentar correto para cada paciente, primeiro o nutricionista deverá realizar uma ampla análise. Logo após, o paciente deverá realizar alguns exames laboratoriais e ainda responder algumas perguntas sobre a sua saúde.

Cada organismo se comporta de uma forma diferente quando algum tipo de alimento é ingerido. Uma pessoa pode ter alergia a camarão enquanto outra não. Isso acontece com diferentes tipos de alimentos e a nutrição funcional possui o objetivo de conhecer o organismo do paciente para recomendar os alimentos ideais.

Bem diferente das dietas que podem ser realizadas por muitas pessoas, essa forma de nutrição é realizada através de um amplo planejamento individual, que será planejada através dos resultados dos exames e das informações coletadas na consulta. Os alimentos e horários são personalizados para cada paciente.

Os benefícios da Nutrição Funcional

A nutrição funcional não é realizada apenas na eliminação de calorias, ela possui um objetivo muito maior. Ela aborda a prevenção e o tratamento de desequilíbrios que ocorrem devido à má alimentação, ar de má qualidade que respiramos e até das alterações emocionais.

Essa forma de nutrição proporciona um reequilíbrio do organismo, e o emagrecimento é uma consequência disso. Quando há algo errado, pode causar obesidade e outros problemas graves para a saúde, como alteração da tireoide, hipertensão arterial, artrite, diabetes, entre outras doenças. A nutrição funcional pode ajudar a prevenir algumas dessas alterações, pois irá entender o organismo de cada paciente e elaborar uma alimentação saudável e personalizada para ele.

Seguir dietas radicais nem sempre é a melhor opção para o seu organismo. Você precisa entender como ele funciona, o que faz bem para ele e o que faz mal. Procure por um profissional capacitado e saiba mais sobre essa nova forma de nutrição, que é eficiente em elaborar um cardápio personalizado e ideal para você.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886