Blog

Botox para Hiperidrose: o que é e quais os benefícios?

A produção de suor pode ser um problema sério para muitas pessoas, especialmente por ser uma situação desconfortável que pode levar constrangimento ao indivíduo. Produzir suor é algo totalmente normal quando estamos com calor, praticando alguma atividade física ou realizando alguma tarefa que exige muito esforço.

Porém, existe uma parcela da população que sofre com a produção em excesso de suor, que acontece de forma involuntária. Essa condição é chamada de hiperidrose, e pode se manifestar nas axilas, mãos, rosto, sob os seios e até mesmo no couro cabeludo.

Cerca de 2 a 3% da população sofrem de hiperidrose, e uma taxa de mais ou menos 40% das pessoas com essa condição não sabem ou não procuram ajuda médica.

Essas pessoas geralmente produzem suor em diferentes partes do corpo e tem pouco ou nenhum controle sobre essa situação, que chega a se tornar desagradável, especialmente, para o seu convívio social.

A hiperidrose pode ser tratada com o uso da Toxina Botulínica, popularmente conhecida como Botox. Continue a leitura e saiba mais sobre o Botox para hiperidrose.

O que é a Hiperidrose?

A Hiperidrose, é uma condição clínica caracterizada pela produção de suor em excesso, em diferentes partes do corpo. O suor é uma alternativa encontrada pelo organismo para controlar a temperatura interna corporal, minimizando os possíveis danos que essa elevação pode causar para o seu funcionamento.

O controle de suor das pessoas que sofrem com a hiperidrose é involuntário, visto que é definido pelo sistema nervoso autônomo. Ele pode se manifestar a qualquer momento, nas mãos, pés, rosto, pernas, mesmo se a pessoa não tiver fazendo uma atividade que demande muito esforço físico.

As pessoas que apresentam a produção excessiva do suor – cerca de 2,8% da população brasileira – podem sofrer com situações constrangedoras causadas por essa falta de controle na eliminação da sudorese, que muitas vezes acontece sem causa aparente.

O grande problema relacionado com a hiperidrose é que, quanto mais nervoso e desconfortável o indivíduo se sente com essa situação, maior é o estímulo do sistema nervoso autônomo para a produção da sudorese excessiva.

Como o Botox atua para minimizar esses problemas?

Existem vários possíveis tratamentos para a hiperidrose nos pacientes que manifestam essa condição clínica, como:

  • Desodorantes (geralmente muito pouco eficazes);
  • Cirurgia para remoção das glândulas sudoríparas (que deixa grandes cicatrizes);
  • Lipoaspiração a laser (no caso da axila);
  • Simpatectomia (cirurgia torácica invasiva);
  • Aplicação da Toxina Botulínica para controle da produção de suor.

Como a realização das cirurgias envolve diversos aspectos clínicos que podem tornar esse procedimento mais complexo ou mais simples, a grande maioria dos pacientes – e boa parte dos médicos – optam por utilizar o Botox no tratamento dessa condição.

A Toxina Botulínica é aplicada na região onde o suor é produzido em excesso (que podem ocorrer na região das axilas ou palmas das mãos) com a ajuda de pequenas injeções, que introduzem a substância a cada um ou dois centímetros de distância na pele.

O Botox, portanto, atua realizando um bloqueio no final do nervo, próximo às glândulas sudoríparas responsáveis pelos sintomas da hiperidrose, impedindo a passagem do estímulo que ativa sua produção, minimizando o efeito desconfortável gerado pelo excesso de suor em determinada região do corpo. Esse procedimento não tem efeitos colaterais.

A resposta do organismo ao Botox é imediata?

Após a aplicação do Botox, observa-se uma redução progressiva da produção de suor na região tratada em um prazo que varia de dois dias a duas semanas. A duração do efeito é em torno de 4 a 6 meses, podendo variar entre indivíduos e da área de aplicação.

Por ser um procedimento simples e seguro, o uso do Botox para o tratamento da Hiperidrose é feita por médicos especializados na técnica, porém que atuam em clínicas e consultórios, sem a necessidade de internação hospitalar.

Quanto tempo dura essa aplicação?

Uma sessão é suficiente para ter uma melhora da desordem por quatro a seis meses, dependendo da gravidade de cada caso, e de acordo com a resposta do organismo do paciente à toxina. Passado esse prazo é preciso realizar novas aplicações para minimizar o efeito da Hiperidrose no corpo.

Você já tinha pensado em usar o Botox para tratar a Hiperidrose antes? Acredita que essa é a solução para os seus problemas relacionados com a produção de suor corporal?

Tire todas as suas dúvidas sobre esse procedimento, clique na imagem abaixo e vamos conversar.

Conheça também meu Instagram.

Ver comentários

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886