Blog

Mitos e verdades sobre as cirurgias plásticas

Muito mais comum nos dias de hoje, o número de cirurgias plásticas e procedimentos estéticos têm sido cada vez mais realizados no Brasil. Desde as mais simples até as mais complexas, elas deixaram o posto de procedimentos inacessíveis e complexos, e passaram a ser a alternativa para mudar o visual, aumentar a autoestima.

Uma cirurgia plástica é uma grande decisão na vida de qualquer pessoa e, por isso, antes de realizar qualquer procedimento, é preciso estar bem informado sobre ele. Com a grande popularização e o aumento da procura pelas cirurgias plásticas estéticas, surgiram vários mitos e verdade acerca do assunto. Continue lendo e saiba mais!

Leia também: Quais são as cirurgias plásticas mais procuradas no verão?

O que levar em consideração quando fazer uma cirurgia?

Quando uma pessoa decide fazer uma cirurgia, além de toda preocupação em relação aos cuidados do pré e pós, a segurança e o financeiro, existe também a questão emocional, que é muito importante durante todo o processo que perpassa a cirurgia. 

Como um especialista em cirurgia estética, posso afirmar que a saúde mental e o estado emocional dos pacientes são fatores cruciais  para o desenrolar do procedimento, e ele pode ser tanto positivo quanto negativo, já que a força da mente é imprescindível em qualquer área.

A mente tem um poder incomparável que atua no nosso corpo e influencia nossas decisões. Sendo assim, por que ela não possui a devida atenção quando se trata de cirurgias? A resposta pode estar na forma como enxergamos esse procedimento. 

Respirar, se organizar e prestar atenção em cada decisão e nos próximos passos a seguir, no antes, durante ou pós-cirurgia, é a ordem fundamental para o bem-estar e uma boa qualidade de vida. 

Estar preparado e com uma logística adequada na recuperação após a cirurgia também deve ser outro ponto importante, pois o resultado depende dos cuidados a serem tomados. Além disso, a alimentação é muito importante  depois do repouso.

É preciso evitar exposição ao sol após uma cirurgia plástica?

Verdade. Após qualquer cirurgia plástica é fundamental se proteger contra o sol por, no mínimo, dois meses (o período varia em cada procedimento, por isso, siga as recomendações do seu médico). 

Caso haja manchas roxas ou marcas na pele, o sol poderá fixar o pigmento e deixar as manchas escuras permanentemente, inclusive escurecer áreas específicas do corpo que estão com cicatrizes avermelhadas.

As cirurgias plásticas devem ser realizadas no inverno?

Mito. A cirurgia plástica pode ser feita em qualquer época do ano, entretanto, o inverno é a estação mais procurada pelos pacientes, pois as temperaturas frias tornam o pós-operatório mais agradável e facilitam alguns cuidados, como não expor partes do corpo ao sol e usar cintas cirúrgicas que são necessárias após alguns tipos de procedimentos. Além disso, quem opera no inverno pode curtir o verão. 

A Lipoaspiração é indicada para tratar celulite?

Mito. A cirurgia de Lipoaspiração não resolve o problema da celulite, por ser uma gordura muito superficial. Caso aspire muito superficialmente, a cânula deixaria vincos na pele. Por isso, o tratamento da celulite requer outros cuidados.

Mulheres que acabaram de ter filhos não devem fazer cirurgias plásticas?

Verdade. O ideal é que a paciente aguarde de seis a nove meses após o nascimento da criança para realizar uma cirurgia plástica, não só pela recuperação do corpo, mas também para respeitar o período de amamentação.

É necessário aguardar 6 meses para conferir o resultado final de uma cirurgia?

Verdade. O edema e o inchaço podem demorar até seis meses para desaparecerem por completo, por isso é importante aguardar esse período para analisar os contornos e o resultado final da cirurgia. Já a cicatrização pode levar até um ano para chegar a sua aparência final.

Pode realizar cirurgia plástica dentro da clínica?

Mito. Todas as cirurgias plásticas devem ser realizadas dentro de um ambiente hospitalar. Isso porque, como qualquer cirurgia, podem ocorrer complicações. Estando dentro de um hospital, o médico cirurgião tem toda a equipe e equipamentos necessários para socorrer o paciente em caso de urgência. 

Além disso, é imprescindível que a cirurgia seja realizada por um cirurgião membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Isso é importante para garantir que o cirurgião tenha experiência e conhecimento necessários para realizar a operação. 

Nos casos de procedimentos mais simples como a aplicação da toxina botulínica, não tem problema realizar dentro de uma clínica. 

Agora que você já conhece quais são os mitos e verdades sobre as cirurgias plásticas, é importante se informar sobre a cirurgia que você deseja realizar. Para esclarecer outras dúvidas leia os artigos do Dr. André Colaneri, Cirurgião Plástico e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O que achou desse post? Entre em contato comigo e saiba mais sobre!

Me acompanhe no Instagram também!

Ver comentários

  • Bom dia
    Dr. Tudo bem,?
    Minha dúvida é posso fazer a cirurgia abdominal ,e futuramente ter filhos? Ou terei complicações no parto ou durante a gestação?
    Tenho uma filha de 3 anos e daqui 6 anos quero mais um filho .Tenho 22 anos.

    • Tudo bem? Obrigado pela pergunta pertinente.
      Não é esperado problemas em gestações depois da abdominoplastia, nem para a mãe, nem para o bebe. O que ocorrerá é o comprometimento do resultado estética da abdominoplastia, devido à nova distensão do abdômen e alceamento da pele e musculatura. Por isso, é indicado ter todos os filhos antes de fazer a abdominoplastia. Abraço, Dr. André Colaneri.

  • Preciso saber o pq de eu nunca ter tido filho fiz duas abdominoplastia e fiquei com o mesmo abaulado???

    • Ana, tudo bem? Infelizmente não posso opinar, pois não fui quem a operou e não a avaliei em consulta. precisaria avaliá-la para ter idéia de como está. abraço

  • Olá! Sou uma moça de 25 anos. De uma parte da adolescência até agora (por enquanto) tenho um problema com um dos meus pequenos lábios, um lado está um pouco mais alto que o outro! Um lado do pequeno lábio é normal de tamanho, já o outro é um pouco maior. Vou querer fazer a cirurgia íntima ninfoplastia. Eu cuidando da alimentação e tomando os cuidados médicos, pode acontecer uma cicatriz permanente? Ah! preciso cuidar contra o escurecimento da pele. Escureceu depois de usar uma cera comprada na farmácia! Vou fazer o tratamento e/ou cirurgia necessários!

  • Boa tarde, Dr André Colaneri, será que é possível o senhor me passar o valor aproximado da cirurgia ninfoplastia: hipertrofia do clitóris e pequenos labios,
    Ou pelo menos o valor de uma consulta sobre o assunto.

    • Tudo bem? Não há problema em fazer menstruada, pode usar um OB durante a cirurgia. Não esqueça de trocar depois. abraço

  • Olá doutor Colaneri! Não gosto do formato do meu rosto e acho ele comprido. Sinceramente não é o tipo de rosto que eu queria ter, acredito que uma cirurgia plástica me deixaria bonita do jeito que eu quero e assim melhoraria minha auto-estima. Qual cirurgia devo realizar?

    • Tudo bem? Somente avaliando em consulta poderia opinar sobre o seu caso. Preciso avaliar a proporção entre as partes da face para avaliar se algo pode ser feito. abraço

  • Gostaria de fazer uma cirurgia plástica, porém sou bastante sensível a dor. Na verdade não quero sentir dor no pós cirurgia. É possivel isso?

    • Tudo bem? Geralmente a recuperação costuma ser tranquila. Damos medicamentos que seguram bem a dor. Logicamente há uma variável entre os pacientes, devido ao limiar de dor de cada um. abraço

  • Bom dia! sou Sandra, gostaria de fazer uma cirurgia para redução do monte de venus! , mas ainda nao estou segura! essa cirurgia precisa de quantos dias de internação!? A mini abdominoplastia è a mesma coisa, ou sao duas cirurgias?

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886