Estética

Bioplastia

A bioplastia, popularizada como “plástica sem cicatriz”, nada mais é do que um tipo de preenchimento, com um produto inabsorvível, o PMMA.

O polimetilmetacrilato (PMMA) é um material biocompatível, ou seja, que causa pouca reação quando injetada no organismo, constituído de microesferas de acrílico dispersas em um gel. As esferas de acrílico são permanentes, ao passo que o gel é absorvido com o tempo. Por não ser absorvível, as esferas, quando injetadas em algum tecido, conferem a este um maior volume, dando projeção e permitindo a modelagem conforme a aplicação pelo médico.

Logo, toda bioplastia tem como característica aumentar o volume de alguma área, nunca diminuir, visto que o volume do PMMA será acrescentado ao local de aplicação. Outra característica da bioplastia é ser irreversível. Isso se deve ao fato das microesferas de acrílico ficarem dispersas dentro do tecido onde foram injetadas, sendo impossível retirá-las isoladamente. Para retirar o volume, seria preciso retirar também parte do tecido na qual foi feita a injeção, podendo causar danos a músculos, nervos e veias.

 

Os usos mais comuns da bioplastia são:

Bioplastia nasal: feita para aumentar a projeção da ponta nasal, “arrebitá-la”. Não deve ser feita em narizes com giba proeminente, pois nestes casos estaria indicado a retirada do tecido pela rinoplastia e não o aumento de volume proporcionado pela bioplastia.

Bioplastia do mento: tem como intuito o aumento do volume do queixo, nos casos em que o queixo é retraído.

Bioplastia da face: realizada para dar maior projeção à região maxilar ou mandibular.

Bioplastia do glúteo: nos casos em que a região glútea (bumbum) é pequena, a bioplastia pode ser realizada para aumentar o volume e ganhar projeção.

Outros: em outras situações em que se pretende aumentar o volume de alguma região.

Por ser um tipo de preenchimento, ou seja, uma injeção, a bioplastia pode ser realizada no consultório, desde que devidamente preparado para o procedimento. Não requer, na maioria dos casos, sedação e a anestesia é local, podendo o paciente acompanhar o procedimento e até opinar quanto ao volume desejado.

A recuperação costuma ser tranqüila, com pouco inchaço, rara roxidão e leve desconforto local. O retorno às atividades é praticamente imediato.

 

Complicações

Apesar de aparentemente simples, com resultados imediatos e com alto grau de segurança quando realizada de forma adequada, a bioplastia não é a maravilha que a mídia têm disseminado ao quatro cantos. É um procedimento irreversível, que pode ter complicações sérias, apesar de raras. Logo é de fundamental importância que seja realizada por especialista capacitado (da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e com muita parcimônia. Muitas vezes é prudente fazer dois procedimentos menores, com intervalo de algumas semanas, para evitar exageros.

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886