Estética

Bioplastia Nasal

A bioplastia é um procedimento não cirúrgico, que consiste na injeção no PMMA (polimetilmetacrilato), um material biocompatível, formado por microesferas de acrílico dissolvidas em um gel. Uma vez injetado, o PMMA fica disperso no tecido (gordura, músculo, pele, etc.), dando maior volume e projeção ao local. Logo, a bioplastia pode ser usada para aumentar, projetar e alterar o contorno de muitas partes do corpo.

A bioplastia nasal (realizada no nariz) é comumente realizada para aumentar a projeção da ponta do nariz, ou seja, arrebitar. É um procedimento simples, que pode ser feito no consultório, desde que adequado para isso. Realizada com anestesia local, o PMMA é injetado através de uma micro cânula, sendo o resultado obtido imediatamente, podendo inclusive o paciente opinar sobre o volume a ser usado.

Porém, apesar de aparentemente simples e geralmente com ótimos resultados, a bioplastia pode trazer sérias complicações. Vale lembrar que uma vez injetado, o PMMA não pode mais ser retirado, ficando para sempre. Portanto, é imprescindível que o médico seja capacitado para tanto, o procedimento seja feito com parcimônia e cuidado para não ter excessos. Importante saber que somente os cirurgiões plásticos e dermatologistas são reconhecidos como especialistas em medicina estética pelo Conselho Federal de Medicina.

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886