Estética

Peeling a Laser

O envelhecimento da pele é devido à mudanças em sua estrutura. Elas ocorrem com o passar do tempo e podem ser aceleradas por fatores externos, como sol, cigarro, doenças, stress, etc.

Entre as alterações mais significativas estão a perda da hidratação, o afinamento da derme (camada mais profunda), o espessamento da epiderme (camada mais superficial), a perda de elasticidade e da quantidade de colágeno. Tudo isso associado faz a pele ficar com a aparência enrugada, flácida e fina.

O que é?

O Peeling é uma técnica de tratamento estético que tem como objetivo, a retirada de camadas superficiais da pele para estimular a regeneração das células na área onde se pretende rejuvenescer,  melhorando a saúde e a beleza da pele.

Entre os diversos métodos para aplicação do Peeling, um dos mais populares é o Peeling a Laser, que oferece resultados satisfatórios e é muito procurado para quem necessita.

Profundidade do Laser

O laser possui uma profundidade a que pode chegar diretamente no resultado obtido. Quanto maior a profundidade do peeling, maior será a regeneração da pele. Mas, é importante lembrar que somente um profissional pode indicar a profundidade adequada para o tratamento para tratar o problema que será apresentado pelo paciente. Esta profundidade se divide em 3 níveis, sendo eles:

Superficial: indicado para tratar manchas superficiais, poros dilatados e sardas.

Médio: ideal para manchas e cicatrizes profundas, pele envelhecida pelo sol e rugosidades pequenas.

Profundo: recomendado para tratar pele envelhecida, rugas, manchas e cicatrizes de acne profundas.

Peeling Superficial

O Peeling é um tratamento que consiste em desbastar as camadas da pele, proporcionando uma regeneração controlada, revitalizando-a. Os peelings podem ser classificados conforme a profundidade em que atingem na pele, ou seja, conforme as camadas que lesam e regeneram.

Os Peelings Superficiais atingem apenas a epiderme, primeira camada. Por serem menos agressivos, proporcionam uma leve descamação e recuperação rápida. São melhor indicados para tratar manchas muito superficiais e para melhorar a textura da pele. Porém, por não atingirem a derme (camada profunda onde há maior acúmulo de colágeno), não proporcionam melhora em termos de flacidez e marcas mais profundas, como rugas ou manchas.

Peeling a Laser – Médio e Profundo

Os Peelings Médios e Profundos, atingem a derme, causando maior remodelação da pele, com aumento da produção de colágeno, reorientação das fibras de colágeno, retração da pele, melhora de manchas mais profundas.

Quanto mais profundo o Peeling, maior o dano à pele e consequentemente maior remodelação e retração da mesma. Porém, uma dano maior também traz um maior risco de complicações, como manchas e cicatrizes – principalmente em peles mais escuras. Portanto, eles são mais seguros se realizados em pacientes com pele clara (tipos I a III de Fitzpatrick).

Peeling a Laser de CO2 Fracionado

O Peeling a Laser de CO2 Fracionado, é um peeling profundo, aprimorado a partir do antigo peeling conhecido como Ressurfacing. A grande evolução do método foi fracionar a aplicação do laser de CO2, que antes era contínua (atingia toda a pele, como um scanner), e hoje atinge de maneira interrupta (como uma luz através de uma peneira). Por não queimar toda a superfície da pele e deixar pequenos fragmentos de pele íntegra, a recuperação é muito mais rápida e as complicações não frequentes. Apesar de proporcionar resultados muito satisfatórios.

É indicado para flacidez, manchas, rugas superficiais, seqüelas de acne, estrias.

A aplicação é dolorosa e pode ser realizada com anestesia tópica (cremes) ou associada à leve sedação. Dura em média 20 minutos.

Imediatamente após a aplicação a pele fica levemente avermelhada e não apresenta dor. Inclusive, não é comum a ter dor em nenhuma fase da recuperação. Um leve ardor pode ocorrer esporadicamente. 

Pós procedimento

No segundo dia pós-Peeling é quando aparecem mais evidentes as reações ao dano causado pelo laser de CO2 fracionado: a vermelhidão torna-se mais intensa e o inchaço é comum. É o pior dia da recuperação. Para minimizar estas alterações é indicado fazer compressas geladas na área no dia da aplicação e tb neste segundo dia. Felizmente não costuma doer.

A pele aos poucos vai se tornando ressecada e surgem pequenas crostas nos locais da penetração do laser. O uso de hidratantes especiais é muito importante para reduzir a sensação de ressecamento, ardor se presente e favorecer a regeneração. Depois de 3 a 4 dias ocorre a descamação das minúsculas crostas, a pele regenera e vai aos poucos reduzindo a vermelhidão, agora bem menos intensa.

O que a pele apresenta?

Com a descamação, a pele passa a apresentar uma textura mais macia, com menos manchas. Com a produção e reorganização do colágeno (que perdura por alguns meses), a pele retrai e a flacidez é reduzida. Nova aplicação pode ser realizada depois de 30 a 60 dias, caso indicado para aprimorar ainda mais o resultado já obtido.

É fundamental o uso de protetor solar fator 40 ou mais, no mínimo 2 vezes ao dia, além de evitar exposição contínua ao sol. Cremes clareadores podem ser usados, conforme necessidade. Pacientes que apresentam herpes labial devem fazer uso de medicamento antes e depois, para evitar o aparecimento das lesões.

Como qualquer procedimento médico, a aplicação do laser de CO2 fracionado deve ser realizado por médico especialista e capacitado, para maximizar os resultados e minimizar os riscos.

Tratamento

Para realizar o tratamento após a aplicação do Peeling, é necessário fazer corretamente para evitar contratempos durante a aplicação e garantir a máxima eficácia. Antes de prosseguir com a aplicação do laser, é preciso preparar a pele por alguns meses, além disso, é possível que o profissional indique loções cremosas à base de ácidos para preparar a pele.

Quando ocorrer a aplicação deste tipo de Peeling, é bom evitar a ingestão de medicamentos como ibuprofeno, assim como o bronzeamento ou fumo. O médico fará as orientações necessárias, e não se esqueça de falar sobre qualquer medicamento que esteja tomando ou tratamento de pele anterior que já tenha feito ou esteja fazendo.

Veja abaixo algumas dicas fundamentais para que o tratamento seja bem sucedido:

Não tome sol: a pele estará sensível e deve ser preservada, para evitar ferimentos, manchas ou problemas mais sérios.

Não use produtos abrasivos: salvo sob orientação do médico, suspensa o uso de produtos abrasivos, ácidos ou demais cremes que possuem componentes agressivos em sua fórmula.

Se alimente bem: se alimente corretamente, ingerindo alimentos leves e muita água. O organismo precisa estar em perfeito estado para que a regeneração obtenha o máximo sucesso.

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886
Tags: Peelingrosto