Blog

Bichectomia: Cirurgia para redução das bochechas

Muitas pessoas se sentem incomodadas com o excesso de bochechas que possui. Com isso, procuram alternativas para reduzir o volume delas e melhorar o contorno facial. Uma dessas alternativas é a Bichectomia.

Devido aos avanços médicos, novas cirurgias surgiram e no meio delas, uma específica: a Ressecção ou “Corte” da Bola de Bichat, também conhecida como Bichectomia.

Esse procedimento tem como principal objetivo retirar a gordura que fica dentro das bochechas, também conhecida como gordura de bichat. Neste post, será possível conhecer sobre a cirurgia para redução dessa região e seus benefícios, confira.

O que é a Bichectomia?

A cirurgia para redução das bochechas é um procedimento onde se retira o tecido gorduroso que geralmente fica dentro das bochechas, e que em grande quantidade, dá ao rosto, um aspecto infantil e arredondado, o que não agrada algumas pessoas.

O incômodo que essa gordura nas bochechas causa nas mulheres, faz com que, a busca por essa cirurgia tenha aumentado.

O principal resultado do procedimento é proporcionar para o paciente um rosto com uma aparência um pouco mais magra, fazendo com que a pessoa se sinta melhor em seu próprio corpo. O procedimento é indicado, principalmente, para pessoas que não estão satisfeitas com a aparência de seu rosto e querem eliminar as bolsas de gordura de uma vez.

Não restam dúvidas de que a cirurgia para diminuir as bochechas, deixa o rosto mais magro, porém, a gordura do local não é removida por completo, então existe a possibilidade de ao engordar muito, as bochechas aumentarem.

Por tal motivo, é bom manter a saúde e alimentação reguladas para manter o aspecto magro e longo desejado com cirurgia.

Como é feito o procedimento da redução das bochechas?

No pré-operatório, podem ser realizados alguns exames para saber como anda a saúde física do paciente. A bichectomia é uma cirurgia relativamente simples, mas é preciso tomar uma série de cuidados e prevenções. 

Também é preciso certificar que o procedimento seja realizado por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

A cirurgia costuma ser rápida, em torno de 40 minutos e com anestesia local ou local com sedação.

A gordura, conhecida também como bola de Bichat, fica dentro da bochecha, depois do músculo bucinador, e a incisão, de aproximadamente 1 cm, é realizada por dentro da boca, e após atravessar o músculo, a gordura das bochechas são retiradas e cortadas.

Seguido do ressecamento, é feita uma cauterização por bisturi elétrico, para evitar sangramentos. Além disso, em relação aos pontos, eles se absorvem sozinhos, ou seja, não há necessidade de retirá-los, já que cairão sozinhos.

Após o procedimento, o pós-operatório não costuma ser muito doloroso. 

É preciso evitar esforços, comidas e banhos quentes por 7 dias após realizar a cirurgia. Atividades físicas devem ser evitadas por 14 dias. 

Em relação às cicatrizes, elas são mínimas, e por ser uma cirurgia dentro da boca, quase não são perceptíveis.

Riscos da Bichectomia

Como toda cirurgia, a Bichectomia também possui seus riscos, entre as complicações possíveis, vale ressaltar que o rosto é um local sensível, de vários nervos e artérias, logo o procedimento pode acarretar em alterações que não se revertem, como paralisia nos lábios e infecções.

Por isso, é necessário realizar o procedimento com um cirurgião profissional e que entenda da região maxilo facial, para evitar complicações.

Pós-operatório e recuperação da Bichectomia

Esse é um procedimento rápido e simples, mas ainda assim, precisa de muitos cuidados pós-operatórios para uma excelente e rápida recuperação. São eles:

  • Procure não tomar sol em um período de até 7 dias após a cirurgia;
  • Seu médico poderá lhe prescrever medicamentos para lidar com a dor, portanto tome com cuidado durante os dias recomendados;
  • Aplique bolsa de gelo no local para lidar com inchaço e evitar novos;
  • Evite ingerir alimentos duros, crocantes, apimentados e cítricos por no mínimo 48h após a cirurgia;
  • Dê preferência para alimentos e bebidas gelados.

A cirurgia plástica, em geral, costuma contribuir para o aumento da autoestima, principalmente da mulher, que muitas vezes não estar satisfeita com o atual corpo, ou no caso da Bichectomia, com o rosto. E é claro, que o foco principal das cirurgias é que a paciente fique bem consigo mesma.

Você está preparado para fazer essa cirurgia? Se identificou com os propósitos apresentados? Não esqueça de deixar o seu comentário ou sugestão e compartilhar nas suas redes sociais! Para mais informações sobre cirurgias plásticas e beleza, conheça meu Instagram!

Ver comentários

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886