Estética

Botox® (Toxina Botulínica)

A Toxina Botulínica, como o próprio nome diz, é uma toxina produzida por uma bactéria chamada Clostridium botulinum. Ela possui o objetivo de paralisar os músculos causadores das linhas de expressão. Mais conhecido por todo mundo como Botox, muitos confundem quando apresentado os dois nomes. Botox é o nome de uma marca que fabrica e comercializa a toxina botulínica. Neste post, iremos mostrar para vocês para que serve e seus benefícios, confira!

Para que serve a Toxina Botulínica?

Ela pode tanto ser usada para fins estéticos quanto para o tratamento de doenças dermatológicas e neurológicas. No entanto, o Botox se tornou mais conhecido por seus efeitos anti-idade, que contribuem para reduzir as linhas de expressão que surgem naturalmente com o passar dos anos.

Como ela age?

A Toxina Botulínica é produzida pela mesma bactéria que provoca o botulismo, uma patologia que provoca paralisia dos músculos, entre outros sintomas.

A doença aparece por meio da ingestão de água ou de alimentos contaminados e até mesmo pelo toque em superfícies que contenham a toxina, como maçanetas e cobertores, por exemplo.

Mas, cientistas descobriram que, quando aplicada em doses bem pequenas, o Botox pode trazer benefícios estéticos e ajudar no tratamento de outras doenças. Isso porque a substância age como um bloqueador neuromuscular, impedindo a transmissão de estímulos dos neurônios para os músculos. Assim, não ocorre a contração muscular, seja parcial ou totalmente.

A aplicação controlada do produto por um especialista não oferece qualquer risco de doença ao paciente.

Como funciona?

O tratamento é realizado por meio de pequenas aplicações da toxina através de injeções e em pontos específicos da região que se deseja tratar.

Em relação ao número de aplicações necessárias e os pontos em que serão aplicados são coisas definidas com o médico e vai de acordo com os objetivos do paciente e sob as recomendações médicas. A intenção é que os resultados do tratamento sejam sempre os mais naturais possíveis, por isso não são doses exageradas.

Não é preciso anestesiar o local antes do procedimento e também não é necessário fazer repouso ou recuperação após o tratamento. A aplicação do produto  não leva mais do que meia hora e é feita quase sempre em uma única sessão.

Os resultados podem ser vistos nitidamente após somente 48 horas, mas eles não são definitivos. Normalmente, eles duram de 4 a 6 meses. Depois, é necessário fazer uma nova aplicação.

Toxina Botulínica: A coqueluche da estética!

Dysport® e Botox® são os nomes comerciais da Toxina Botulínica tipo A, um potente paralisante muscular.

Hoje, devido ao seu uso cada vez mais frequente, tem obtido grande destaque na mídia. Porém muitas dúvidas ainda persistem entre o público leigo, entre elas: Como funciona? Para que serve? Ficarei sem expressão facial? Quanto tempo dura? Tem contraindicação? Tentaremos neste breve texto esclarecê-las.

A Toxina impede a transmissão do impulso elétrico entre o nervo e o músculo (bloqueando a liberação de acetilcolina). Com isso o músculo é paralisado. A utilização da Toxina Botulínica no campo da estética deve-se ao fato de que as rugas dinâmicas da face (pés de galinha, rugas da testa ou entre as sobrancelhas) são devidas à contração muscular. Logo, se paralisados os músculos que as produzem, não haverá mais formação de rugas! É nestes músculos específicos que o cirurgião plástico aplica o Botox, através de uma injeção de agulha extremamente fina.

Como é a aplicação?

A aplicação é rápida (cinco minutos) e pouco dolorosa. A paralisação muscular ocorre após 48 horas, se mantém em média por seis meses e não deixa o paciente sem expressão facial. A volta da ação muscular, e portanto das rugas, ocorre devido à reinervação do músculo. Quando isso ocorrer pode ser refeita a aplicação.

Contraindicações

O procedimento é contraindicado em alguns casos muito específicos:

  • Pacientes que apresentem alergia aos componentes da fórmula da toxina botulínica;
  • Mulheres grávidas;
  • Mulheres lactantes (que estejam amamentando);
  • Pacientes com doenças neuromusculares.

Entre as poucas contraindicações estão doenças neurológicas, alergia ao produto, gravidez e o uso de alguns antibióticos específicos. Por ser de aplicação rápida, proporcionar grande atenuação das rugas dinâmicas com resultados quase que imediatos, o Botox tornou-se o grande coqueluche do momento no campo da estética facial.

Cuidados necessários

Botox é um procedimento simples, rápido e quase sempre indolor, e por isso não requer qualquer tipo de cuidado antes ou depois.

Mas, é necessário ficar atento a alguns pontos caso você esteja considerando aplicar a toxina.

A primeira coisa é sempre consultar um especialista antes de fazer o agendamento. Também, é preciso que você explique a ele, suas intenções com o tratamento e pergunte sobre os locais do corpo em que ele recomendaria a aplicação, uma conversa honesta e cheia de conselhos médicos é um ótimo caminho para se sentir mais seguro antes de qualquer procedimento estético.

Outra coisa é garantir que o local, seja uma clínica estética ou dermatológica confiável e preparada para realizar o procedimento corretamente e com segurança.

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Rede Vida: Procedimentos para rejuvenescer a face e as pálpebras

TV Gazeta: Rosto mais jovem sem cirurgia plástica

Entrevista Rádio Gazeta: Diferenças e indicações do botox e dos preenchimentos. Dr André Colaneri explica.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886