Blog

Redução dos lábios vaginais: como funciona?

A redução dos lábios vaginais é um procedimento muito buscado pelas mulheres que querem se sentir mais felizes e confiantes consigo mesmas. Elas podem ser feitas nos grandes lábios vaginais, como também nos pequenos lábios vaginais. 

Apesar da estética íntima feminina ser um tabu de muitos anos em nossa sociedade, isso vem se quebrando aos poucos e estamos começando a abordar o tema. Em 2017, as cirurgias íntimas ganharam destaque e têm recebido desde então cada vez mais pacientes. 

O principal fato aqui é que a maioria das pacientes que buscam por cirurgias íntimas, não o fazem porque o parceiro está infeliz ou por algum julgamento externo. É uma escolha única e exclusivamente dela, para que ela se sinta feliz, confortável e confiante com seu próprio corpo. 

Por isso, para entender um pouco mais sobre uma dessas cirurgias íntimas, hoje vamos falar sobre a redução dos lábios vaginais: como funciona para os grandes e pequenos lábios. Acompanhe! 

Leia mais: Tire suas principais dúvidas sobre a ninfoplastia 

Redução dos lábios vaginais: como funciona para os grandes lábios?

Os grandes lábios vaginais são as duas estruturas almofadadas, paralelas, que ficam entre os pequenos lábios e a virilha. São cobertos por pêlos na parte externa e protegem o clitóris e os pequenos lábios. 

Eles são preenchidos por gordura e costumam ser volumosos na juventude. Com o passar do tempo, o corpo tende a absorver a gordura da região, mais precisamente por volta dos 40 anos de idade. Isso faz com que os grandes lábios vaginais fiquem murchos, com pregas e com aspecto flácido. 

Logo a cirurgia consiste na redução da flacidez dos grandes lábios vaginais. 

A correção é feita com preenchimento dos grandes lábios com gordura, com a retirada do excesso de pele ou com os dois procedimentos associados. 

Como funciona a redução de flacidez dos grandes lábios vaginais?

Após uma avaliação, o cirurgião poderá indicar o melhor procedimento para o seu caso, apontando a causa e a intensidade da flacidez. Nos casos mais leves, a aplicação de gordura já é o suficiente para preencher, esticar a pele e restaurar o volume ideal. 

Já nos casos mais graves, no qual os grandes lábios apresentam maior flacidez, é preciso retirar parte da pele excedente e em seguida aplicar o preenchimento. 

Um ponto importante que devemos tratar é o tipo de preenchimento que é usado para a redução de flacidez dos grandes lábios vaginais. 

A gordura é a melhor e mais segura opção, pois é muito bem aceita pelo organismo, sem rejeição, além de ter a textura original que os grandes lábios continham. Para usá-la, o médico retira uma quantidade (150ml) de outra região do corpo (abdômen, por exemplo) e aplica nos grandes lábios. A gordura centrifugada tem vantagem sobre a gordura apenas decantada, pois ela é mais concentrada e apresenta menor absorção.

Alguns cirurgiões plásticos também utilizam ácido hialurônico para preencher a região. Essa opção costuma ser bem aceita pelo organismo, dando pouca reação. Sua textura é um pouco mais espessa que a gordura e tem duração de um ano. 

Alguns cirurgiões, ainda, optam pelo PMMA, uma substância que não é absorvível e que oferece grande risco de reações como infecção, alergia, formação de nódulos, entre outros.

Por isso, se possível, opte sempre pela opção de fazer o procedimento com a gordura. 

Redução dos lábios vaginais: como funciona para os pequenos lábios?

Já os pequenos lábios vaginais estão localizados na parte interna dos grandes lábios. Algumas mulheres apresentam aumento nessa região, o que faz com que os pequenos lábios excedam os grandes, ficando para fora e aparentes. 

Isso causa constrangimentos, dificuldade de higienização e até dores durante uma relação sexual ou ao usar roupas mais justas. Isso pode ser decorrência da genética, alterações hormonais, uso de anabolizantes, gravidez e hipertrofia. 

Logo, a cirurgia íntima feminina de redução dos pequenos lábios vaginais, também conhecida como Ninfoplastia ou Labioplastia, é indicada para mulheres que buscam melhorar o aspecto da região para conquistar maior autoestima. 

Como funciona a redução dos pequenos lábios vaginais?

A redução dos pequenos lábios vaginais retira a porção que está aparente, ou seja, excedente através dos grandes lábios. A região interna é mantida para proteger a vagina e ajudar na lubrificação. 

A cirurgia pode ser feita com um bisturi, no qual o cirurgião corta o excesso da região, como também pode ser feita à laser. A Ninfoplastia a laser é muito buscada, pois proporciona menor trauma e menos sangramento 

Como funciona a recuperação da redução dos lábios vaginais?

Tanto a cirurgia de redução de flacidez dos grandes lábios quanto a redução dos pequenos lábios vaginais são realizadas em cerca uma hora, com alta no mesmo dia e anestesia local com sedação. 

Por ser um procedimento íntimo, não há necessidade de acompanhante. A outra boa notícia para quem quer manter a discrição é que o retorno ao trabalho pode ocorrer na maioria dos casos em três dias após a operação, considerando que não haja esforço físico. 

É fundamental evitar exercícios físicos nos primeiros 21 dias, asism como evitar relações sexuais nos 30 dias após o procedimento. Durante o pós-operatório é recomendado evitar banhos quentes para não aumentar o inchaço da região. 

O resultado definitivo da redução dos lábios vaginais pode ser observada a partir dos 3 meses após o procedimento, mas em alguns casos somente após os 6 meses. 

Quais os riscos que as cirurgias íntimas oferecem?

É comum as pessoas temerem realizar uma cirurgia plástica. Como todo procedimento, há sim, riscos. No entanto, para que isso não ocorra, é importante se atentar a alguns detalhes: 

  • A cirurgia é feita em ambiente hospitalar para garantir a segurança da paciente. Caso contrário, você estará se colocando em risco;
  • Escolha um cirurgião membro da Sociedade Brasileiro de Cirurgia Plástica, para garantir a confiabilidade do médico;
  • Pesquise bastante sobre os procedimentos e colha opiniões de outras pacientes do cirurgião escolhido;
  • Tenha certeza de que conseguirá seguir todos os cuidados e recomendações durante o pré e pós-operatório para garantir o sucesso da cirurgia;
  • Siga todas as recomendações do seu médico e compareça a todas as consultas de retorno até ter alta.

A redução de flacidez dos grandes lábios e a redução dos pequenos lábios vaginais são considerados procedimentos rápidos, simples e com risco mínimo, realizados com anestesia local e sedação.. 

Apesar de serem raros, as cirurgias podem apresentar alguns riscos como: infecção, hematoma, assimetrias, abertura de pontos, alergias, entre outros. Por isso, converse com seu cirurgião e seja sincera em todas as respostas sobre suas condições de saúde. 

Gostou desse artigo? Deixe seus comentários e compartilhe com as amigas. Caso queira falar sobre o seu caso, agende uma consulta. Ficarei feliz em ajudar!

Para saber mais sobre cirurgias e acompanhar outras dicas de saúde e bem-estar, siga-me também no Instagram. 

 

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886