Blog

Drenagem linfática no pós-operatório: é seguro?

Depois de realizar uma cirurgia plástica, muitos pacientes pensam em fazer a Drenagem Linfática para auxiliar no processo de cicatrização e reduzir o inchaço causado pelo procedimento, inclusive, esse é um processo recomendado pelos médicos. Porém, algumas pessoas ainda têm dúvidas se a drenagem linfática no pós-operatório é segura. Continue a leitura e saiba mais! 

O que é Drenagem Linfática no pós-operatório?

Durante um procedimento cirúrgico, há lesão das paredes dos vasos sanguíneos com perda de líquido para fora dos vasos, acumulando nos tecidos. Nas cirurgias, o sistema linfático também pode ser afetado, de modo que o escoamento dos líquidos seja danificados. 

A Drenagem Linfática é um procedimento que auxilia no escoamento desses líquidos e de outras toxinas do corpo humano, o que reduz os inchaços pós-cirurgia e minimiza o surgimento de fibroses que podem se formar. 

Como é feita a Drenagem Linfática?

Esse procedimento é feito com massagens em toda a área operada e em pontos que ativam os gânglios linfáticos, de modo que facilite o escoamento desses líquidos. Elas não causam dor e podem ser bem suaves, dependendo do procedimento realizado. No caso de fibroses, é necessário fazer mais sessões para melhora das cicatrizes. 

Quais os benefícios da Drenagem Linfática?

Além de ajudar no processo de cicatrização e minimizar os risco de fibroses, as sessões de drenagem linfática fazem com que a recuperação seja mais saudável e rápida para o paciente. Além disso, ela ajuda na retenção de líquidos, desintoxica o organismo, elimina líquidos acumulados e alivia hematomas e inchaços após a cirurgia. 

Quando a Drenagem Linfática é recomendada?

Em todas as cirurgias em que há grande descolamento da pele é recomendada a drenagem linfática, como por exemplo na lipoaspiração, abdominoplastia, ginecomastia, prótese de mama, lifting facial.

Em quanto tempo é preciso começar a fazer a Drenagem Linfática?

Depende da cirurgia realizada e da recomendação médica. Geralmente, depois do 7° dia após a realização do procedimento já é possível começar as sessões de drenagem linfática. 

Quantas sessões devem ser feitas?

Depende do procedimento realizado, mas em média 10 sessões são suficientes, com periodicidade de 2 x por semana. De acordo com o resultado do pós-operatório, o médico vai determinar se é preciso mais sessões. 

Quais as contraindicações da Drenagem Linfática?

Em alguns casos específicos, não é recomendado que o paciente realize a drenagem linfática, como: tumores malignos, tuberculose, infecções e inflamações, trombose.

Antes das sessões, é realizada uma bateria de exames com o paciente para saber o quadro de saúde dele e se a drenagem linfática é recomendada para ele. 

Quais os tipos de drenagem linfática?

Existe a drenagem linfática manual e a com o aparelho. Ambas são benéficas e apresentam bons resultados no pós-operatório. 

Porém, a mais recomendada é a manual, por ser mais delicada. Com a drenagem linfática manual, o profissional pode identificar com mais precisão os nódulos e possíveis complicações pós-cirúrgicas. 

Quanto tempo dura a sessão de Drenagem Linfática?

O tempo de duração pode variar de acordo com a cirurgia que foi realizada e com a região do corpo afetada pelo procedimento. 

Em geral, na face o procedimento dura cerca de 40 minutos e em outras partes do corpo pode durar até 1 hora. 

Qual o preço da Drenagem Linfática?

O valor da Drenagem Linfática pode variar de acordo com a cirurgia realizada, a região do corpo e a experiência do profissional. 

O que achou deste artigo? 

Conheça também meu Instagram

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886