Blog

Tire suas principais dúvidas sobre a Ninfoplastia

A ninfoplastia, também conhecida como labioplastia, é uma cirurgia plástica íntima que reduz os lábios vaginais. Esse procedimento é realizado especialmente em mulheres que se incomodam com hipertrofia, ou seja, quando a pele flácida vaginal excede os grandes lábios. 

Para você tirar suas principais dúvidas sobre a Ninfoplastia, desde suas indicações até os cuidados com o pós-operatório, continue a leitura! 

O que é Ninfoplastia?

A Ninfoplastia ou Labioplastia é uma cirurgia íntima feminina que retira o excesso da pele flácida que excede os grandes lábios vaginais.

Assista o vídeo a seguir para saber mais sobre a Ninfoplastia: 

Para quem a Ninfoplastia é indicada?

A Ninfoplastia, ou redução dos pequenos lábios vaginais, é indicada para mulheres que se sentem desconfortáveis com o fato dos pequenos lábios vaginais serem muito grandes. Mais do que uma simples questão estética, pacientes que buscam esse procedimento normalmente se queixam de: 

  • Desconforto e até dor durante as relações sexuais;
  • Vergonha e baixa auto estima;
  • Assimetria dos pequenos lábios vaginais, o que causa constrangimento;
  • Constrangimento ao usar roupas de banho ou de academia;
  • Infecção de repetição (candidíase);
  • Desconforto ao usar roupas apertadas, como calça jeans.

Se você se identificou em uma dessas queixas, agende uma consulta para conversarmos sobre o seu caso! 

Por que os pequenos lábios vaginais crescem?

A maioria dos casos de hipertrofia, ou seja, aumento do volume dos pequenos lábios vaginais, ocorre geralmente por questões genéticas. 

No entanto, é possível que alterações hormonais também podem estar relacionadas com a hipertrofia, como o uso de anabolizantes e até a gravidez. 

Como é feita a Ninfoplastia?

A cirurgia visa retirar o excesso de pele dos pequenos lábios vaginais, ou seja, somente a parte que excede os grandes lábios. 

Essa retirada pode ser feita com o bisturi ou com o laser. O cirurgião plástico corta os pequenos lábios e costura de forma que a cicatriz seja mínima, quase imperceptível. 

A sutura é feita com fios absorvíveis, ou seja, não é preciso retirar os pontos. 

Importante lembrar que não se deve fazer toda a retirada dos pequenos lábios vaginais visto que eles são importantes para proteger a vagina e evitar possíveis dores ou hipersensibilidade na região ao se vestir ou durante a relação sexual.

Ninfoplastia a laser

O laser proporciona menor sangramento e menor inchaço, além de proporcionar um afinamento dos pequenos lábios vaginais. 

Duração da cirurgia

A Ninfoplastia costuma ser realizada em torno de  uma hora. 

Anestesia da Ninfoplastia

A cirurgia é feita com anestesia local, com ou sem sedação. Para maior conforto da paciente, é recomendado realizar o procedimento com sedação. 

Internação e alta da Ninfoplastia

A paciente costuma receber alta no mesmo dia. Ela pode optar por operar em uma sexta-feira, por exemplo, e retornar ao trabalho (que não exige esforço físico, como em escritórios) na segunda-feira. 

Dessa forma, a cirurgia é feita discretamente e a intimidade da paciente é preservada. A ausência pode ser justificada como um procedimento ginecológico, sem muitos detalhes. 

Como é a recuperação da Ninfoplastia?

Como toda cirurgia, é normal que a região apresente inchaços e vermelhidão durante alguns dias. É importante que a mulher use roupas leves e folgadas para não prejudicar o procedimento.

Deve-se evitar tomar banhos quentes e demorados por cerca de 21 dias, tal como é preciso esperar cerca de 40 a 45 dias para voltar a ter relações sexuais ou praticar exercícios físicos. Essa periodicidade pode variar de pessoa para pessoa, portanto, sempre pergunte ao seu médico. 

A dor também depende da sensibilidade de cada pessoa. Alguns médicos podem receitar analgésicos para ajudar na recuperação. O importante é seguir as recomendações para evitar maiores inchaços e desconfortos. 

Quando posso ver o resultado final da Ninfoplastia?

A diferença já é evidente logo depois da cirurgia. O maior inchaço ocorre no primeiro mês e pode perdurar em torno de 3 meses. Resultado final depois de 6 meses.

Como fazer a higiene depois da Ninfoplastia?

Durante a recuperação após a cirurgia, a região precisa ser mantida limpa e seca. 

A calcinha deve ser de algodão e larga o suficiente para se sentir confortável durante toda a recuperação. Após o procedimento, também é recomendado fazer compressas com água e gelo na região durante os três primeiros dias para diminuir os inchaços. 

Benefícios da redução dos pequenos lábios vaginais

A Ninfoplastia é o procedimento dedicado a melhorar a confiança e a autoestima da mulher. Essa cirurgia pode ser feita no sigilo, sem grandes períodos de internações ou dificuldades na recuperação. 

É uma cirurgia feita para que a mulher se sinta mais feliz e confortável em qualquer situação, seja nas relações sexuais ou a uma simples ida à praia, independentemente da roupa que ela quiser usar. 

Qual o valor da Ninfoplastia?

O CRM proíbe a divulgação de preços de cirurgia em sites ou redes sociais. Para se ter uma estimativa, você pode preencher o formulário e selecionar a opção “ninfoplastia”. O preço exato somente após a realização de consulta. 

Ninfoplastia antes e depois

Confira abaixo um exemplo de ninfoplastia antes e depois: 

As imagens da ninfoplastia antes e depois não podem ser publicadas. Eu não publico nenhuma imagem de pacientes. 

Ainda ficou com alguma dúvida? Agende uma consulta! Ficarei feliz em te ajudar a melhorar sua autoestima e confiança. Siga-me também no Instagram

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886