Blog

Mentoplastia: Saiba mais sobre a Cirurgia do Queixo

Mentoplastia (ou cirurgia do queixo) é uma cirurgia estética com a finalidade tanto de aumentar quanto de reduzir o queixo.

Seu objetivo é deixar a face mais harmoniosa em relação aos outros elementos do rosto. Entretanto, a necessidade da cirurgia pode não ser somente por estética, mas também por necessidade, em casos de má formação, por exemplo.

Este procedimento pode ser realizado, geralmente, a partir dos 17 anos de idade por conta da maturação óssea atingida normalmente nesta idade.

Aqui você verá um pouco mais sobre como é realizada a mentoplastia, suas características, procedimentos e ajuda ao futuro paciente.

Mentoplastia de aumento

Geralmente recomendada para casos de retração ou queixo pequeno, pode ser feita através da colocação de uma prótese ou avanço do osso.

No caso da prótese, ela é colocada logo acima do osso do queixo (Mento) e abaixo do periósteo. Há dois tipos de próteses: silicone e porex.

prótese de silicone possui um custo menor e não precisa ser trocada, ao contrário da prótese mamária, por exemplo.

A absorção óssea devido à pressão é rara. A prótese de porex, por sua vez, necessita ser fixada no osso com parafusos de titânio e, por estar fixa no osso, não possui o risco de absorção.

No caso da mentoplastia de avanço, o osso é serrado e avançado, fixando-o com uma miniplaca e parafusos de titânio. Seu aumento é maior que o da prótese e traciona a plastima, podendo melhorar o aspecto da “papada”.

Mentoplastia de redução

É recomendada para casos de queixo aumentado ou demasiadamente projetado. Neste caso, um pedaço do meio do mento é retirado e seus fragmentos são fixados por parafusos e miniplacas.

Possui pouquíssimas chances de ocorrerem complicações pós-cirúrgica. Menos até do que a colocação de prótese no aumento.

Informações sobre a Mentoplastia

  • Anestesia: Para próteses, geralmente aplica-se local; quando há a necessidade de secção óssea, usa-se anestesia geral.
  • Internação: a alta geralmente é no mesmo dia quando se usa anestesia local e sedação e alta no dia seguinte para casos com anestesia geral.
  • Pós-operatório: Evitar comidas muito quentes ou duras. A restrição para exercícios físicos é de 21 dias. Para esportes de contato ou com possibilidade de lesão na face, a recomendação é dois meses. Para lutas, três meses. Deve-se manter boa higiene na boca, sem mexer na cicatriz, com produtos específicos. Não dormir com apoio no queixo por 60 dias. É possível retornar ao trabalho no dia seguinte à cirurgia/alta caso não seja feito muito esforço físico. Isto varia de acordo com cada profissão.
  • Possíveis complicações: assimetria, infecção, sangramento, abertura de pontos, entre outros riscos característicos de qualquer procedimento.
  • Pontos da cirurgia: são utilizados pontos absorvíveis. Os mesmos caem sozinhos com o passar do tempo. A cicatriz fica escondida dentro da boca e geralmente é imperceptível.
  • Tempo de cirurgia: geralmente entre quarenta minutos e uma hora.

Resultados

Pode-se perceber os resultados imediatamente após o procedimento cirúrgico. Entretanto, como toda cirurgia, apresenta significativo inchaço da qual irá gradualmente, reduzir na maior parte durante o primeiro mês. Entretanto, o resultado definitivo leva cerca de seis meses.

Possíveis dores durante o pós cirúrgico e questão estética temporária

Geralmente não há dores significativas, apenas um leve desconforto que pode ser tratada com analgésicos comuns.

Um inchaço leve (Edema) é bastante comum, entretanto, nada que seja especialmente notável. Roxidão (Equimose) pode ocorrer, embora não seja comum e regrida em até 14 dias.

Em relação aos curativos, um curativo de micropore é colocado no queixo, comprimindo-o levemente e ajudando a imobilizar a prótese, além de minimizar o edema e o risco de sangramento. Ele costuma ser retirado entre três e cinco dias após a cirurgia.

Dicas para o paciente

Sabemos que não é fácil, para algumas pessoas, encarar a possibilidade de uma cirurgia, para outras, há o receio, e, em alguns casos, a desinformação sobre o que fazer antes e após o procedimento.

Aí vão algumas dicas básicas, mas importantíssimas que garantem que a cirurgia seja feita com total segurança.

  • Uma boa comunicação com o médico é muito importante. Avise viroses, infecções, alergias, etc
  • Fazer boa higiene bucal antes da antes da cirurgia.
  • Para as mulheres: caso faça uso de anticoncepcional, é importante avisar e ver se é possível continuar utilizando-o.
  • Evitar qualquer medicação que tenha ácido acetilsalicílico ou qualquer medicação anticoagulante por pelo menos 15 dias antes da cirurgia.

Se, por um lado, a mentoplastia parece agressiva em seus procedimentos, por outro é extremamente segura e apresenta resultados realmente satisfatórios quando realizada por um profissional qualificado.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886