Categorias: Blog

Insônia: principais causas e como combatê-la

A insônia é um problema sério que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo todos os anos. De acordo com a Associação Brasileira do Sono, 1 em cada 3 brasileiros sofre com esse problema. 

A insônia se caracteriza pela dificuldade em conseguir dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado, ela pode ser causada por diversos motivos, desde problemas de saúde até emocionais. 

A insônia pode ter causas orgânicas e psíquicas. Uma de suas principais causas é a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado por problemas do cotidiano, como uma rotina de trabalho muito pesada. 

Ela pode ser tratada com remédios receitados por um profissional da saúde, ou há quem prefira um tratamento com remédios naturais, como chás calmantes, como o de camomila, erva doce ou erva cidreira. 

A insônia crônica pode afetar pessoas de qualquer idade, mas é mais comum em adultos de 21 a 45 anos. 

Você sofre com a insônia e quer saber como combatê-la? Este post é para você, continue a leitura! 

O que causa insônia?

Existem diversos fatores que podem causar insônia, mas os principais têm a ver com o psicológico do indivíduo, como expectativas, preocupações constantes, ansiedade e estresse. 

Além disso, a insônia também pode ser causada por dores em qualquer parte do corpo, uso de medicamentos e doenças respiratórias. 

Dentre as principais causas da insônia, destacam-se: 

Depressão

A depressão é a “doença do século”. Milhões de pessoas são diagnosticadas com o quadro todos os dias em todo o mundo. Uma das consequências da depressão é a dificuldade para dormir. 

Excesso de café

O excesso de cafeína é um problema para o corpo. Como a cafeína é um agente estimulante, ele retarda o sono e pode levar à insônia. 

Uso de drogas ilícitas

O uso constante de drogas pode levar à insônia, já que as drogas são estimulantes para o corpo. 

Uso prolongado de remédios para dormir

Apesar de ajudarem a dormir, o uso prolongado desses remédios pode ter o efeito contrário e causar o oposto. 

Não ter uma rotina de sono

Se você dormir e acordar todos os dias em um horário diferente, o corpo não reconhece uma rotina, e isso pode dificultar o sono. 

Mudanças contínuas de horários

Uma rotina de trabalho com turnos diferentes, por exemplo, pode causar insônia, já que o corpo não se acostuma com uma rotina. 

Além disso, a insônia é um distúrbio que pode ser causado pelo envelhecimento e doenças crônicas, como fibromialgia. 

O diagnóstico da insônia crônica deve ser feito por um médico especialista, e ela pode ser tratada com medicamentos específicos e com técnicas como meditação e yoga. 

Como combater a insônia?

Existem coisas que as pessoas podem fazer para combater a insônia e melhorar a qualidade de vida, ajudando a dormir melhor, como: 

Ter horários regulares de sono

Crie uma rotina e vá dormir na mesma hora todos os dias. O ideal é ter no mínimo 8 horas de sono para que o corpo e a mente fiquem bem descansados. 

Evite dormir durante o dia

Os cochilos diários podem ajudar a manter a disposição durante o dia, mas eles não podem passar de 30 minutos. Mais que isso, pode atrapalhar muito a boa noite de sono, já que o corpo está descansado e não vê necessidade de dormir a noite. 

Faça atividades físicas

As atividades físicas ajudam o corpo a gastar energia e, além de serem boas para a saúde, também ajudam a dormir melhor. Porém, faça exercícios até seis horas antes de se deitar, depois disso eles podem causar agitação. 

Coma alimentos leves na janta

Ter uma alimentação muito pesada na janta pode atrapalhar o sono. Aposte em pratos mais leves e com menos carboidratos, como lanches naturais ou saladas. 

Não tente dormir até que sinta sono

Tentar dormir antes de sentir sono vai causar insônia. Na hora de dormir, é preciso que seu corpo e sua mente estejam relaxados e seu corpo esteja preparado para este momento.  Se deite apenas quando você sentir sono. 

Fique longe de luzes muito fortes

Algumas pessoas tem mania de mexer no celular antes de dormir. Isso pode ativar o cérebro e dificultar a mente de conseguir relaxar para dormir, já que o aparelho possui luzes que atrapalham a produção de melatonina. 

Evite tomar café à noite

A cafeína é um alimento estimulante, que ajuda o corpo a se manter acordado e disposto. Tomar café à noite pode atrapalhar muito a hora de dormir, já que o organismo ainda está acordado e energizado. 

Tenha um local aconchegante para dormir

Locais com iluminação ou muito barulhentos podem atrapalhar o sono. Por isso, antes de deitar, verifique se todas as luzes do local estão devidamente apagadas e que o ambiente está totalmente silencioso. 

Evite o consumo de bebidas alcoólicas

Consumir bebidas alcoólicas antes de dormir pode provocar agitação no organismo. É recomendado evitar o consumo de álcool até 6 horas antes de dormir. 

Faça terapia complementar

A terapia complementar é ótima para o bem-estar do indivíduo. Essas terapias são aliadas a uma outra forma, e podem ajudar a melhorar os sintomas de um problema cotidiano, enquanto a terapia com um psicólogo ajuda a trabalhar nas causas desse problema. As terapias complementares mais comuns são acupuntura, aromaterapia e meditação. 

A qualidade do sono durante a noite é essencial para que nosso corpo esteja devidamente preparado para os desafios do dia a dia. Dormir é importante para nosso organismo repor energias que podem estar atrapalhando a produtividade. 

E você, tem dificuldades na hora de ir para a cama e conseguir dormir? Deixe seu comentário! 

Conheça também meu Instagram!

Publicado por
Bianca