Blog

Existe alguma cirurgia para diminuir meus lábios vaginais?

Muitas mulheres sentem-se incomodadas e até infelizes com o aspecto da sua região íntima e ao mesmo tempo têm vergonha de tocar no assunto. Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: existe alguma cirurgia para diminuir meus lábios vaginais? Continue lendo para entender sobre o procedimento e os benefícios que ele pode oferecer.

Qual a importância dos lábios vaginais?

Os pequenos lábios vaginais são importantes para proteger a vagina e manter a lubrificação. Quando o seu tamanho é maior do que o normal, pode causar desconforto durante o ato sexual e até durante atividades simples do dia a dia, como durante exercícios físicos.

Alguns sintomas que podem ser ocasionados devido ao aumento do volume desta região, são:

  • Volume desproporcional dos pequenos lábios vaginais;
  • Dores durante a relação sexual;
  • Dores durante alguma atividade que requer contato da região com alguma superfície, como ficar sentada o dia todo dentro de um escritório;
  • Dores durante alguns exercícios físicos como spinning e hipismo;
  • Desconforto anormal com roupas apertadas, especialmente no calor;
  • Infecções vaginais de repetição e cistites recorrentes, causados pela dificuldade de higiene.
  • Ou seja, o aumento dos pequenos lábios vaginais vai muito além de um desconforto estético que causa constrangimento e incômodo, ele pode causar dificuldades em atividades simples do cotidiano, prejudicando a qualidade de vida e bem-estar.

O que causa o aumento dos meus lábios vaginais?

Existe uma pequena diferença entre o lado direito e esquerdo do corpo, você já deve ter notado que tem um seio um pouco mais que o outro, por exemplo. Essa pequena variação é completamente normal.

Além disso, nenhuma mulher tem o corpo igual ao da outra. É possível que você tenha desenvolvido lábios vaginais desproporcionais durante a puberdade. Mas algumas razões podem ser externas como alterações hormonais naturais ou produzidas pela obesidade, uso de anabolizantes, irritação crônica e o uso de alguns medicamentos.

Afinal, existe cirurgia para corrigir os pequenos lábios vaginais?

Sim, existe. O Brasil é líder mundial em realização de cirurgias íntimas, entre elas, a mais procurada é a Ninfoplastia, conhecida também como Labioplastia, a cirurgia de redução dos pequenos lábios vaginais.

Com anestesia local, geralmente com sedação, a área em excesso que fica aparente é retirada através de um bisturi ou com interação a laser. A Ninfoplastia a laser proporciona menor sangramento e menor inchaço. É importante lembrar que a parte interna precisa ser mantida para proteger o clitóris e manter a lubrificação.

O procedimento costuma durar cerca de 40 minutos e a paciente tem alta no mesmo dia, sem a necessidade de um acompanhante, ou seja, pode realizar toda a cirurgia em sigilo. A paciente pode optar por realizar o procedimento na sexta-feira e retornar ao trabalho na segunda-feira.
Os pontos são absorvíveis e caem sozinhos e a cicatriz é quase imperceptível, com um resultado bastante natural.

Durante o pós-operatório, é fundamental que a mulher evite banhos quentes e demorados, além de exercícios físicos, por pelo menos 21 dias. As relações sexuais também precisam ser evitadas por pelo menos um mês. Caso o inchaço seja maior do que o habitual, esse tempo poderá ser estendido, portanto, siga as recomendações do seu cirurgião.

O resultado definitivo pode ser observado em dois meses, quando o inchaço diminui.

O que vai mudar na minha vida depois da cirurgia íntima?

Uma das questões que minhas pacientes costumam levantar dentro do consultório está relacionada ao resultado e como será a sua vida depois de optar por realizar o procedimento. Bem, vou tentar explicar algumas das principais dúvidas.

A sensibilidade dos pequenos lábios vaginais pode sofrer alteração durante o inchaço, mas, como o clitóris não é afetado, nada muda. Quanto a depilação, ela poderá ser realizada normalmente após um mês.

Quanto às relações sexuais, os relatos são na maioria positivos, visto que a mulher se sente mais confiante e à vontade com seu parceiro.

E o mais importante é que, depois da cirurgia, você não se sinta mais insegura ao se trocar em vestiários, usar roupas mais justas ou roupas de banho. Isso faz com que a sua qualidade de vida e autoestima aumentem.

Por isso, se você tem dúvidas sobre realizar o procedimento, foque no quanto isso está te incomodando. Afinal, só você saberá dizer o quanto aquilo pode estar te prejudicando diariamente. Se a resposta for sim, mude! Mude por você e pelo seu bem-estar.

E, caso queira conversar sobre suas expectativas e inseguranças, agende uma consulta. Ficarei muito feliz em ajudar.

 

Gostou do post? Ainda tem dúvidas? Deixe nos comentários!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886