Blog

Como é realizada a cirurgia da Redução do Monte de Vênus?

A Redução do Monte de Vênus é a segunda cirurgia íntima mais realizada no Brasil, atrás apenas da Ninfoplastia. Esse procedimento tem elevado a autoestima e qualidade de vida de muitas pessoas. No entanto, antes de decidir realizá-la, entenda como funciona a cirurgia da Redução do Monte de Vênus.

Como é realizada a cirurgia de Redução do Monte de Vênus?

Esse procedimento tem como objetivo aplanar a região localizada acima do púbis – pouco abaixo do umbigo. Ela pode ser realizada em pacientes acima de 15 anos, mas no caso de menores de idade, é obrigatória a autorização dos pais.

Através de duas pequenas incisões de 3mm – as cicatrizes ficam escondidas nas linhas do biquíni -, é retirado o acúmulo de gordura na área, deixando-a com um aspecto menos abaulado. Esse processo também é conhecido como Lipoaspiração do Púbis.

O procedimento dura cerca de 40 minutos, sendo realizada com anestesia local com sedação ou peridural, com alta no mesmo dia. Não é necessário acompanhante, é possível internar sozinha e ir embora de táxi ou uber, não pode voltar dirigindo.

O paciente pode retornar ao trabalho três dias depois da cirurgia. Por isso, é comum que o paciente realize a cirurgia na sexta-feira e na segunda-feira já voltar a trabalhar normalmente.

No entanto, algumas pessoas apresentam excesso de pele e flacidez na região. Nesse caso, após a Lipoaspiração para retirar o excesso de gordura, também é realizado o processo de retirar o excesso de pele e esticar a área. Neste caso, a cicatriz costuma ficar semelhante a uma cesárea, também escondida dentro da marca do biquíni.

Como é a recuperação da Redução do Monte de Vênus?

Após a realização da cirurgia plástica de Redução do Monte de Vênus, é comum que a região apresente roxidão e inchaço, características comuns em qualquer cirurgia. Elas costumam desaparecer por completo em cerca de seis meses.

Não é comum que a paciente sinta dor durante a recuperação. É normal sentir um leve desconforto, controlado por anti-inflamatórios e analgésicos recomendados pelo médico.

Para um bom resultado, é fundamental seguir todas as recomendações do seu cirurgião durante o pós operatório, como:

  • Retornar ao trabalho somente 3 dias após a cirurgia;
  • Uso de calcinha compressiva por, no mínimo, um mês;
  • Não há necessidade de retirada de pontos, pois são absorvíveis;
  • Não tomar medicamentos que contenham ácido acetil salicílico (AAS) ou qualquer medicamento anticoagulante por cerca de 14 dias;
  • Drenagem linfática e ultrassom 2 vezes por semana, mínimo dez sessões;
  • Evitar relações sexuais por cerca de 30 dias;
  • Evitar exercícios físicos, esforços, caminhadas e roupas justas por cerca de 30 dias;
  • Evitar banhos quentes e demorados no primeiro mês;
  • Não é necessário a troca de curativo.

Quando é possível notar os resultados definitivos da cirurgia?

Em 3 meses já é possível notar o resultado, mas é necessário esperar 6 meses, tempo que a cicatriz leva para amadurecer.

É possível voltar a gordura do Monte de Vênus?

É improvável que isto ocorra, mas não impossível. Grande parte da gordura é retirada, mas não 100%. Portanto, caso o paciente venha a engordar excessivamente, a gordura na região pode retornar. Por isso, é fundamental que o paciente cuide da sua saúde, sendo de sua responsabilidade a manutenção da cirurgia.

Vou perder a sensibilidade na região?

Durante a recuperação, é possível que sofrer certa alteração. Porém, como a cirurgia não afeta os nervos, a sensibilidade volta normalmente e não fica comprometida.

Como escolher o meu cirurgião?

,

Como toda cirurgia plástica e estética, é importante que o médico seja um membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Pesquise o histórico do seu médico, leia depoimentos de outros pacientes e lembre-se de realizar sua cirurgia em ambiente hospitalar.

Sempre reforço esta informação, pois muitos médicos realizam procedimentos em clínicas ou consultórios, trazendo risco à vida do paciente. Em um hospital, caso ocorra algum imprevisto durante o procedimento, o médico terá todos os equipamentos e equipe necessários para socorrer.

Como especialista em cirurgia íntima e autor do primeiro livro técnico sobre esta área no Brasil, busco sempre me manter atualizado sobre o assunto, aperfeiçoando o trabalho a cada dia.

Portanto, vamos conversar! Agende sua consulta e traga suas dúvidas e expectativas sobre o procedimento. Ficarei muito feliz em poder ajudar a conquistar sua autoestima de volta!

O que achou do artigo? Continue acompanhando o blog! E não esqueça de comentar sobre suas experiências com procedimentos plásticos, quero te ajudar a melhorar sua qualidade de vida!

Aproveite para seguir o meu Instagram @dr.andrecolaneri e acompanhe dicas de saúde, bem-estar e vídeos sobre cirurgia plástica.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886