Categorias: Blog

Estrias: o que causa e como evitar?

As estrias são extremamente comuns em pessoas de todas as idades. Porém, pode incomodar muita gente, o que faz com que procurem cremes hidratantes e tratamentos de estrias para amenizar a sua aparência.

Apesar de serem normais, muitas estrias podem afetar a autoestima da pessoa, ainda mais quando elas aparecem em diversos lugares diferentes, como braços, pernas, barriga, entre outros. 

Quer saber o que causa estrias e o que deve ser feito para evitá-las? Continue a leitura! 

O que são estrias?

As estrias são lesões adquiridas quando as fibras elásticas da pele são rompidas por conta de um estiramento nela. Elas podem ser caracterizadas como um processo cicatricial e se apresentam de forma diferente em cada um. 

Esse estiramento acontece por conta de alguma mudança no organismo. Os mais comuns são ganho excessivo de peso e gravidez. O colágeno e a elastina do organismo, que é o que sustenta a pele, se rompem, fazendo com que a espessura da derme e da epiderme diminua, formando as estrias. 

Geralmente, elas aparecem nos lugares onde o corpo armazena mais gordura, como na barriga, quadris, coxas, seios, nádegas e braços.

O que causa as estrias?

Como dito acima, as estrias são causadas por um estiramento na derme, que rompe as fibras elásticas da pele. Essas fibras são interligadas e conectadas o tempo todo, permitindo o estiramento da pele de acordo com a evolução do corpo. 

Porém, se alguma área apresenta um crescimento excessivo, a pele não aguenta e as famosas estrias surgem. Elas podem ser causadas por outros fatores também, como o aumento no nível de cortisona ou uso de anabolizantes.

Dentre as causas mais comuns das estrias, se destacam: 

Ganho excessivo de peso

Muitas pessoas desenvolvem estrias por conta do aumento de peso. Isso porque o ganho e perda excessivo de peso provocam o estiramento da pele, causando as estrias.

Além disso, essa condição também causa o “efeito sanfona”, fazendo com que as estrias apareçam em diversos lugares ao mesmo tempo. 

Gravidez

As estrias podem surgir durante a gravidez, já que a mulher ganha muito peso em pouquíssimo tempo. Além disso, na gestação, o organismo produz hormônios que laceiam os tecidos da pele, músculos e ligamentos, o que facilita o nascimento do bebê e a elasticidade da barriga. 

Porém, isso também ajuda no estiramento da pele, causando as estrias. Elas afetam 8 em cada 10 mulheres grávidas por conta de um conjunto de fatores que podem ser observados nesse período: desde as alterações hormonais até o crescimento da barriga em si. 

Leia mais: Como prevenir estrias na gravidez? 

Medicamentos

Alguns medicamentos mais fortes, como corticoides e anabolizantes, podem causar aumento de peso, inchaço ou outras anomalias que provocam o estiramento da pele, causando as estrias. 

Esses medicamentos afetam a produção de colágeno da pele. Quanto menos colágeno o organismo produz, mais propensa a ter estrias a pessoa é, visto que a pele perde resistencia. . 

Patologias

Algumas doenças, como patologias da tireóide, diabetes, obesidade, síndrome de Marfan e a doença de Cushing podem contribuir para o aumento de peso do indivíduo, fazendo com que ele seja mais propenso a ter estrias. 

A síndrome de Cushing ocorre quando o corpo produz cortisol demais, diminuindo a quantidade de colágeno da pele. Dessa forma, a probabilidade da pele esticar e ficar com estrias é bem maior. A síndrome de Marfan é causada por um gene que enfraquece a pele e os tecidos conjuntivos do corpo, reduzindo a elasticidade cutânea.

Quais os tipos de estrias?

As estrias podem ser de dois tipos: vermelhas ou brancas. A cor delas é definida pela fase em que ela está e, dependendo da pele, elas podem ficar roxas. Entenda mais: 

Estrias vermelhas e roxas

São mais recentes e podem ser tratadas com cremes para estrias, ácidos ,laser, carboxiterapia. Sua capacidade de regeneração é maior. 

Essa coloração se dá devido à profusão de vasos sanguíneos da pele e forma uma espécie de cicatriz avermelhada. 

Quando está roxa, significa que elas já estão no meio do processo inflamatório. Conforme vão cicatrizando, elas ficam mais escuras. 

Futuramente, elas ficam brancas, com o amadurecimento da cicatriz e o tratamento costuma ser menos eficaz.

Estrias brancas

As estrias brancas já estão no fim do processo cicatricial e são mais difíceis de serem tratadas. As chances de regeneração são mínimas em comparação com as avermelhadas. 

Como evitar as estrias?

As estrias são normais, e afetam a maior parte da população feminina e masculina do mundo. Para evitá-las, você pode tomar alguns cuidados, como: 

  • Controlar o peso;
  • Passar cremes hidratantes na pele;
  • Fazer tratamento com um dermatologista;
  • Evitar medicamentos com cortisol;
  • Manter uma alimentação balanceada;
  • Praticar atividades físicas;
  • Beber muita água.

O que você achou desse texto? As estrias te incomodam? Deixe sua opinião nos comentários! 

Para mais dicas como essa, siga também meu Instagram

Publicado por
Bianca