Blog

Como se livrar das estrias de forma natural?

Quando se fala em estrias, sabemos que a grande maioria das mulheres se preocupa com elas e a aparência que elas dão ao corpo. Seja na barriga, coxas ou braços, as estreias incomodam, e muito.

Dentre tantas alternativas para tratar e evitar o surgimento de novas estrias, utilizar de recursos naturais pode ser mais saudável e barato. A principal diferença é que, enquanto outros tratamentos para as estrias prometem combatê-las rapidamente, os métodos naturais levam mais tempo para mostrar efeitos.

O mesmo acontece com que faz skincare. A diferença entre comprar cosméticos a base produtos naturais, e usar os próprios produtos provenientes da natureza é que os cosméticos são formulados com outras substâncias que aceleram o processo para que o objetivo seja alcançado mais rapidamente.

Leia também: Skincare: você sabe da importância de cuidar da pele?

Já utilizando somente os recursos naturais, o tempo pode ser maior, porém as chances de sofrer algum tipo de efeito colateral causado por fórmulas mais tóxicas, é menor. 

O que causa estrias?

A estria é um resultado da transformação da pele, ou seja, as fibras elásticas e colágenas da pele podem sofrer alterações ao longo da vida. Durante a gravidez, a pele se estica muito. O inchaço e o próprio crescimento do bebê fazem com que a pele sofra alterações em sua estrutura, e essas alterações resultam nas estrias. 

Um exemplo de como entender melhor, é quando enchemos um balão e percebemos pequenas manchinhas do próprio tecido do balão, enquanto ele é esticado para crescer e ficar quase transparente. Assim funciona com a nossa pele. Essas manchinhas são as estrias. 

O ganho e perda de peso constante também podem causar o aparecimento de estrias, pois da mesma forma que no balão, se há o ganho de peso, a pele se estica e sai do seu formato inicial. E se há perda de peso, a pele “murcha” e volta ao estado inicial.

Tipos de estrias

Existem três tipos de estrias: as vermelhas ou arroxeadas, as brancas superficiais e estreitas, e as brancas profundas e largas. Cada particularidade entre elas representa uma diferença importante no tratamento. Além disso, são essas particularidades que nos mostram como cuidar de cada uma. 

As estrias vermelhas ou arroxeadas são chamadas estrias recentes e, por isso, são as mais fáceis de tratar, pois ainda há sangue circulando no local e o tecido não foi totalmente prejudicado.

Já as estrias brancas sãos as mais antigas, ou seja, que não apresentam reação inflamatórias. São mais difíceis de serem eliminadas, mas ainda podem ser tratadas e amenizadas. 

Dentre esses três tipo, ainda há uma douta divisão: as estrias atróficas são aquelas que se apresentam finas em relação à superfície da pele; as estrias hipertróficas são aquelas que fazem relevo com relação à superfície da pele.

Como evitar e tratar as estrias?

Muitas pessoas acreditam que para o tratamento de prevenção das estrias, ideal é utilizar apenas os cremes para estrias. Porém, como a pele está praticamente fundamentada em dois fatores, colágeno e elastina, é importante considerar que tudo deve ser feito para estimular a produção desses dois itens pelo organismo ou aplicá-los através de maneiras naturais.  

Veremos abaixo, algumas dicas que como evitar as estrias e aumentar a produção de colágeno na pele a partir de recursos naturais!

  • Beba água

A grande aliada natural ao nosso organismo é a água. Ela é indicada para praticamente tudo em relação ao autocuidado, pois ela  ajuda a manter o corpo e a pele hidratados. O alto consumo de água para tratar as estrias pode ajudar a evitar rupturas no tecido da pele, a principal causa, além de ajudar no tratamento delas.

  • Tenha alimentação balanceada

A alimentação é outro fator importante não só para evitar estrias, como para o cuidado do corpo no geral. Evite consumir doces exageradamente, pois eles causam um processo chamado glicação, quando a molécula de glicose se liga à fibra de colágeno, comprometendo sua distensibilidade e função.

Invista nos alimentos certo, pois alguns deles podem ser seus grandes amigos no combate às estrias, principalmente os que contém vitamina C. como laranja, acerola e damasco. 

  • Hidrate a pele

Para hidratar a pele de forma natural, o uso de de óleos à base de semente de uva, macadâmia, amêndoas e rosa é indicado. Os óleos possuem substâncias que ajudam desde a inflamação no tecido da pele, até na regeneração de pequenas fissuras. 

Junte hidratação e massagem, e você verá os resultados na pele, pois os movimentos na pele ajudam na circulação do sangue.  

  • Pratique atividade física

É importante praticar exercícios físicos, pois além de manter seu corpo e mente saudáveis, eles também ajudam a manter a pele firme, evitando e tratando as estrias.

Para saber mais sobre cuidados com a pele e dicas de receitas fitness, acompanhe do Dr. André Colaneri no Instagram!

E se desejar conversar com o Dr. André Colaneri, clique abaixo e agende uma consulta!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886