Blog

Cirurgias Plásticas Associadas

O assunto deste artigo interessa muitas pessoas, pois se trata das Cirurgias Plásticas Associadas, ou seja, quando se unem dois ou mais procedimentos em uma mesma operação.

A busca por cirurgias plásticas associadas cresceu tanto que: ”Doutor, quero fazer lipo + mama + abdômen e a cirurgia dos braços, é possível?” é uma pergunta que se ouve com frequência por nós, cirurgiões plásticos. Mas afinal, qual o limite? Quantas cirurgias podem ser associadas com segurança e quais? Acompanhe e descubra.

 

Tudo o que você precisa saber sobre cirurgias plásticas associadas

Quando seguidos todos os cuidados de segurança em cirurgia plástica, a associação pode ter alguns benefícios, tais como:

– Menor custo;

– Período único de recuperação e afastamento das atividades sociais e trabalho;

– Uma única anestesia;

– A realização de apenas uma consulta para avaliação pré-operatória;

– Melhora do resultado final pelo efeito complementar de duas ou mais cirurgias.

Mas não é todo mundo que pode realizar uma operação como essa. Entenda:

Fatores que são levados em consideração

Anestesia + Tempo de cirurgia

Uma das principais preocupações em associar dois ou mais procedimentos estéticos é a duração da cirurgia. Isso porque cada um possui uma média de tempo e a dose da anestesia é calculada de acordo com esse tempo.

Quando se envolve outro procedimento, tudo precisa ser muito bem analisado, pois quanto maior o período da cirurgia, maior será o estresse cirúrgico – trauma e sangramento causado em seu corpo.

A saúde do paciente

Estar com a saúde em perfeito estado é uma premissa básica, ainda mais para este tipo de operação.

Pessoas com doenças ou situações crônicas como diabetes, pressão alta e problemas de tireóide devem ter uma atenção especial. Quem está acima de peso ou teve uma grande perda dele, assim como quem fuma ou costuma beber com mais frequência também deve ser alvo de cuidados e orientações à parte.

Por isso se você pensa em ser uma candidatar a essa opção de cirurgia, redobre a atenção e cuidado com seu organismo. Evitando principalmente fumar e cuidando muito bem de sua alimentação, ok?

Tempo para recuperação

A logística pós-operatória é muito importante. O corpo humano, após qualquer intervenção cirúrgica precisa de tempo para se recuperar. O sistema imunológico fica debilitado, o corpo consome mais energia para realizar a cicatrização, entre outros fatores. O que torna os cuidados nessa fase fundamentais para que se alcance os resultados esperados.

Então se você tiver um mês ou mais para se recuperar, tendo auxílio de mais pessoas para tomar banho, se vestir (etc), com certeza terá mais chances de se tornar um bom candidato a associação de cirurgias.

Cirurgias associadas mais comuns

Lipoaspiração + Abdominoplastia

Lipoaspiração é indicada para retirar excesso de gordura localizada, reduzindo o abaulamento gorduroso, porém sem tratar a flacidez.

Já a Abdominoplastia corrige esse problema sem, no entanto, retirar o excesso de gordura localizada. Por isso as duas cirurgias acabam se complementando e são responsáveis por proporcionar um contorno corporal mais definido.

Lipoaspiração + Abdominoplastia + Mamoplastia de aumento ou redução

Os seios também costumam ser atingidos pela eliminação de peso e envelhecimento, e acabam por apresentar ptose (queda), flacidez ou ainda ficam desarmoniosos em relação ao contorno corporal.

Por isso, não é difícil encontrar cada vez mais pessoas que buscam essa associação de Abdominoplastia + Lipoaspiração + Mamoplastia de redução ou Mamoplastia de aumento(implante de prótese de silicone) com o objetivo de harmonizar o contorno abdominal e equilibrar a proporção natural do corpo.

No caso dos implantes de silicone – segunda cirurgia mais realizada no Brasil –  eles são indicados normalmente por quem busca aumentar ou dar maior firmeza nas mamas, porém os volumes são sempre analisados de acordo com o biótipo de cada indivíduo.

Blefaroplastia (Cirurgia de Pálpebras) + Ritidoplastia (Lifting Facial)

Com o passar do tempo a pele vai perdendo sua elasticidade. A força da gravidade, faz com que se aprofundem os vincos entre o nariz e a boca – formando o chamado sulco nasogeniano ou bigode chinês –  além da musculatura, que após anos de movimentação ajuda a formar rugas na testa, ao redor dos olhos e em outras áreas. E são justamente esses fatores que levam cada vez mais pessoas a buscar a ajuda do Lifting facial.

Já a Blefaroplastia é indicada para quem tem excesso e/ou flacidez de pele nas pálpebras e também é capaz de eliminar bolsas de gordura na região dos olhos.

Ou seja, essas duas cirurgias plásticas combinadas são a melhor opção para quem busca um rejuvenescimento facial expressivo e ao mesmo tempo, natural.

Conclusão

De nada adianta fazer vários procedimentos para “aproveitar a anestesia e a mesma recuperação”, caso tenha complicações e o resultado seja comprometido por abertura de pontos, infecção ou cicatrizes ruins.

Sendo assim, as cirurgias mais fáceis de serem associadas são aquelas em que se enquadram na mesma área cirúrgica ou nas quais o pós-operatório pode ser realizado na mesma posição, como por exemplo essas que foram citadas acima.

Então seu quadro de saúde será avaliado e só depois será confirmada se há ou não a possibilidade de se realizar as cirurgias plásticas associadas.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886