Blog

Cirurgia Plástica depois dos 60 anos

Cirurgia plástica depois dos 60 anos é possível? Há uma série de questões a serem consideradas antes de uma cirurgia plástica, como estilo de vida, saúde física, mental e fatores genéticos. 

Por isso, no artigo de hoje, vamos entender melhor sobre a possibilidade de realizar um procedimento cirúrgico na terceira idade. 

Como toda cirurgia, o procedimento oferece riscos. Por isso, antes de tomar uma decisão definitiva, é importante avaliar muito bem a necessidade de realizar cirurgias estéticas e tirar todas as dúvidas com o cirurgião plástico. 

Realizar todos os exames pré-operatórios e ser sincero na hora de responder as perguntas é fundamental para garantir a segurança durante o procedimento. Para entender melhor sobre os cuidados e a possibilidade de realizar a cirurgia plástica depois dos 60 anos, continue a leitura! 

Leia mais: Mitos e verdades sobre cirurgias plásticas 

A busca pela cirurgia plástica

Diferente do que muitos podem pensar, a cirurgia plástica não é apenas exclusividade dos jovens. Com o aumento da expectativa de vida, a cada dia cresce mais o número de pessoas na Terceira Idade que estão ativas e buscam melhorar sua aparência.

Na verdade, embora envelhecer seja um processo natural do corpo e que acomete a todos nós, não significa que a vaidade deva ser deixada de lado. 

Afinal, estamos vivendo em busca da felicidade, da segurança e equilíbrio, não é mesmo? Se algo não nos satisfaz a ponto de interferir na qualidade da nossa vida, é hora de mudar.

Flacidez e linhas de expressão

A flacidez, rugas e linhas de expressão são os aspectos que mais se observam após os 60 anos. Cada vez mais preocupados com o bem-estar e aparência, homens e mulheres se submetem a tratamentos que ajudam a diminuir os sinais do envelhecimento. 

Entre as técnicas mais procuradas podemos citar, uso de peelings, botox, preenchimentos e tratamentos com laser. 

Esses são procedimentos menos invasivos, pois não existe de fato um corte ou anestesia. Para retirada de excesso de flacidez e excesso de gordura, por exemplo, uma cirurgia mais invasiva pode ser necessária. Nestes casos, o cuidado deve ser redobrado, ainda mais após os 60 anos. 

É possível investir em cirurgia plástica depois dos 60 anos?

Claro que sim. Muitas pessoas se deparam com um descompasso entre a sua aparência e seu estado de espírito e mesmo com ajuda de cosméticos e atividades físicas, há sinais naturais do tempo que entregam sua idade e não fazem jus a sua alma jovem.

O que mais importa aqui é a saúde do paciente, para que não haja futuras complicações. Se os exames pré-operatórios apontarem que o indivíduo se encontra habilitado para realizar a cirurgia em questão, então a idade não será impedimento. 

Muito pelo contrário, é possível ver na cirurgia plástica um álibi na busca por alinhar as partes física e mental.

Para aqueles que buscam harmonizar seus traços e recuperar a autoestima, entre as opções mais procuradas entre os procedimentos estéticos nos consultórios podemos citar: 

Blefaroplastia: retirada de excesso de flacidez da pele da pálpebra, o que pode oferecer um olhar mais jovem e descansado; 

Abdominoplastia: retirada de excesso de pele flácida do abdômen;

Lifting Facial: retirada do excesso de flacidez da pele do rosto, o que pode deixá-lo mais jovem; 

Mastopexia: retira o excesso de pele flácida das mamas, levantando-as; 

Redução da flacidez dos grandes lábios vaginais: preenchimento dos grandes lábios vaginais, somada a retirada do excesso de pele, o que pode deixar a região mais rejuvenescida. 

Podemos inclusive lembrar que em muitos casos, não se trata apenas de motivações estéticas, muitas cirurgias também são reparadoras e funcionais.

A flacidez da pele na pálpebra, por exemplo, pode atrapalhar a visão, gerando uma sombra quando se olha para o lado. No caso das mamas ou do abdome, o excesso de gordura gera assaduras, feridas e desconforto. Também causam dores nas costas que, para um idoso com artrose de coluna, é ainda pior.

Quais os riscos de realizar a cirurgia plástica depois dos 60 anos?

Como em toda cirurgia plástica, nossa primeira preocupação é a segurança. Há cada vez mais casos de operações estéticas em idosos com uma excelente saúde, visto que a estimativa de vida tem aumentado.

Logo, o limite para a realização de procedimentos cirúrgicos não é sua idade cronológica, mas sim suas condições clínicas.

A outra boa notícia é que nos dias atuais, os riscos de uma intervenção cirúrgica em idade avançada são menores do que há alguns anos devido a evolução das técnicas cirúrgicas.

De qualquer forma, a atenção nestes casos deve ser redobrada tanto na hora de escolher um bom profissional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plásticas, quanto na avaliação do risco cirúrgico – que deverá ser minuciosa – a fim de habilitar ou não o paciente a se submeter a cirurgia proposta. 

A avaliação do sistema cardíaco, por exemplo, é de extrema importância nessa etapa. Por isso, se você se encontra na Terceira idade, prepare-se para uma investigação criteriosa, onde serão exigidos, não apenas os exames padrão, como também outros mais específicos.

Cuidados especiais 

A associação de dois ou mais procedimentos numa única cirurgia não é recomendada.

Entre as particularidades no paciente da terceira idade, um exemplo que podemos citar é a circulação sanguínea, que se torna mais dificultada. Por isso, a associação de cirurgias deve ser mais criteriosa.

O tempo cirúrgico tem que ser avaliado, mantendo o paciente por pouco tempo seguro sob o efeito da anestesia.

Na terceira idade, o metabolismo é mais lento o que pode fazer com que a recuperação seja mais lenta.

Vale esclarecer que o objetivo é trabalhar dentro das possibilidades clínicas do paciente, com o intuito de atender às expectativas da pessoa em relação à cirurgia, sem expor a saúde a riscos. 

Seja qual for a sua faixa etária, se você deseja realizar uma cirurgia plástica, converse com um médico de confiança e busque entender melhor sobre o seu caso. Assim, você pode aproveitar todos os dias com muito mais autoestima e confiança, seja qual for a sua idade! 

Quer saber mais? Agende uma consulta agora mesmo. Ficarei feliz em lhe ajudar. Conheça também meu Instagram

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886