Estética

Botox: Céu ou Inferno?

Sem dúvida, o Botox ® foi uma das grandes revoluções da medicina estética nos últimos anos. Surgiu como uma potente arma contra as rugas e promessa de rejuvenescimento ao alcance de uma agulha. Porém, ultimamente sua imagem também tem sido associada a resultados artificiais e exagerados. Então, qual seria o limite do Botox ®?

Na verdade, para responder a esta questão, precisamos entender a ação da toxina botulínica e sua indicação precisa. O Botox® é um paralisante muscular, simplesmente isso. Paralisando os músculos que geram as rugas de expressão (pés de galinha, rugas da testa e entre as sobrancelhas), proporciona uma face com menos rugas, mais jovial e descansada. Deve somente ser aplicado em locais onde há rugas dinâmicas, ou seja, provenientes de uma ação muscular e em locais em a musculatura não seja funcional (que a paralisação do músculo não prejudique nenhuma função).

Tendo isto em mente, podemos entender porque a aplicação na musculatura da boca leva comumente a um resultado artificial, parecido com “bico de pato”. Os lábios superiores são importantes para falar e comer, é uma musculatura funcional. Se paralisados, além de poder atrapalhar na dicção, pode acabar evidenciando que algo foi alterado. Somado a isto, há também uma freqüente confusão pelos leigos entre o preenchimento e o Botox®. Preenchimento é um procedimento, também realizado por injeção, para o aumento dos lábios ou suavização de vincos. Se em excesso, proporciona igualmente um resultado artificial. Na verdade, a associação do preenchimento e do Botox ® nos lábios, potencializa um resultado menos favorável.

 

Conclusão

Em meu ponto de vista, qualquer procedimento estético deve buscar uma naturalidade de resultado. O ideal é o paciente estar com um ar descansado, suave, jovial e não com estigma do procedimento ou cirurgia. Portanto, para atingir tais resultados, é necessário ser parcimonioso e preciso no uso de tais recursos, que se assim realizados, podem nos trazer grande satisfação.

Dr. André Gonçalves de Freitas Colaneri
Cirurgião Plástico Especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Rede Vida: Procedimentos para rejuvenescer a face e as pálpebras

TV Gazeta: Rosto mais jovem sem cirurgia plástica

Entrevista Rádio Gazeta: Diferenças e indicações do botox e dos preenchimentos. Dr André Colaneri explica.

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886