Blog

Abdominoplastia: antes e depois

Está pensando em como se livrar da incômoda barriguinha que não some por meios convencionais?  Talvez seja a hora de ir atrás de outras alternativas para um melhor contorno corporal, como a Abdominoplastia, e neste post vamos falar sobre Abdominoplastia: antes e depois. Confira!

O que é a Abdominoplastia?

A Abdominoplastia é uma cirurgia que retira a pele abaixo do umbigo e “estica” a pele remanescente. Ela não retira a gordura de outros lugares além da que sai junto com a pele (abaixo do umbigo) e deixa uma grande cicatriz, porque para retirar a pele é preciso cortá-la.

A cicatriz é proporcional ao excesso de pele: quanto maior a flacidez, maior a cicatriz. A cinta muscular também é afivelada na cirurgia, corrigindo o distanciamento dos músculos, geralmente resultante da gravidez. É indicada para casos de flacidez de pele, sem excesso de gordura.

Durante a cirurgia também é corrigido o distanciamento entre os músculos. Por isso, é um procedimento indicado principalmente após gestações e casos de flacidez de pele, e não para excesso de gordura.

Antes da Abdominoplastia

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, o paciente precisa tomar alguns cuidados antes do dia da Abdominoplastia.

É importante que você se sente com o seu cirurgião plástico e converse muito com ele para esclarecer qualquer dúvida que você tenha. Não deixe nenhuma informação de lado, deixe claro para ele se você faz algum tratamento de saúde ou toma remédios.

O estado da sua saúde é extremamente importante, por conta disso o médico pedirá vários exames pré-operatórios para garantir que você está saudável, sempre buscando o sucesso e a segurança da sua cirurgia.

É válido lembrar que práticas prejudiciais à saúde devem ser interrompidas por pelo menos um mês antes da cirurgia como o cigarro, excesso de bebidas alcoólicas, drogas, dentre outros.

Depois da Abdominoplastia

O primeiro mês após a realização da Abdominoplastia é extremamente importante, você não deve fazer esforços, entre eles os principais são:

  • Pegar peso.
  • Realizar atividades físicas.
  • Não andar totalmente ereto por 14 dias (para evitar a abertura dos pontos).

É recomendado o uso da cinta elástica por pelo menos um mês e meio ou o tempo indicado pelo cirurgião, a cinta vai ajudar a reduzir o risco de seroma e facilitar a aderência da pele ao músculo.

Outra recomendação é a realização de drenagens linfáticas e ultrassom. Elas são extremamente importantes para o resultado desejado da abdominoplastia, porque elimina o excesso de líquidos que se soltam depois do procedimento. Além disso, ajuda a tornar a recuperação mais rápida, a desinchar em menos tempo e a diminuir a dor. O ultrassom ajuda a modular a cicatrização interna, reduzindo o risco de nodulos de fibrose.

O sucesso do seu pós-operatório depende que siga todas as indicações do seu cirurgião e, no caso de qualquer problema, retorne à clinica para que ele consiga te auxiliar.

Tome seus remédios conforme a orientação, isso vai garantir que você não sinta dores depois da abdominoplastia e também que fique livre de infecções.

As cicatrizes da Abdominoplastia

Muitas pessoas temem realizar uma cirurgia plástica com medo da cicatriz, afinal é uma marca permanente. A abdominoplastia é uma das cirurgias mais procuradas pelas mulheres, especialmente após a gestação ou perda substancial de peso.

A cicatriz deixada pela abdominoplastia fica localizada acima da região pubiana, na parte inferior do abdômen, podendo ser escondida facilmente pelas peças íntimas.

Não existe uma técnica padrão, e sim um procedimento indicado para atender melhor a necessidade de cada cliente, por esse motivo o que vai definir o tamanho da cicatriz após a cirurgia é o grau de flacidez e excesso de pele, que ditará a técnica utilizada no procedimento.

Na mini Abdominoplastia que é destinada para pessoas relativamente magras, mas que tem um pequeno excesso de pele, a cicatriz poderá ser menor e normalmente ficará na altura da cesárea.

Na Abdominoplastia clássica que é indicada para pessoas com áreas maiores de pele e gordura na região abdominal e supra umbilical, a cicatriz vai de um lado ao outro do quadril.

A Abdominoplastia em Âncora, que é indicada para pessoas que tiveram uma perda excessiva de peso e é mais comum após a bariátrica, a cicatriz fica em forma de “T” invertido e lembra uma âncora.

Independente do tipo de Abdominoplastia feita, o cirurgião plástico vai deixar as cicatrizes em locais que sejam mais discretos. Assim, o paciente não terá constrangimento caso de usar roupas de banho.

Para saber mais informações sobre esse tipo de cirurgia plástica, acesse os vídeos explicativos do Dr. André Colaneri ou, se preferir, agende uma consulta!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886