Blog

Quais São os Riscos da Abdominoplastia?

Antes de decidir se devem ou não fazer uma cirurgia, muitas pessoas pesquisam quais os riscos de realizá-la e estão totalmente certas em fazer esta busca! É importante que você saiba o máximo que puder sobre o procedimento e questione o seu cirurgião para isso. Neste post vamos tratar sobre “Quais são os Riscos da Abdominoplastia?” para saber, continue a leitura!

O que é a Abdominoplastia?

A Abdominoplastia é uma cirurgia que retira a pele abaixo do umbigo e “estica” a pele remanescente. Ela não retira a gordura de outros lugares além da que sai junto com a pele (abaixo do umbigo). Ela costuma deixar uma grande cicatriz, porque para retirar a pele é preciso cortá-la.

 A cicatriz é proporcional ao excesso de pele: quanto maior a flacidez, maior a cicatriz. A cinta muscular também é afivelada na cirurgia, pois corrige o distanciamento dos músculos, geralmente resultante da gravidez. É indicada para casos de flacidez de pele, sem excesso de gordura.

Riscos

A Abdominoplastia não é uma cirurgia plástica que gera muitos efeitos colaterais complicações ou riscos, mas como toda cirurgia possui seus riscos, mesmo que mínimos, não podem ser ignorados, listei alguns deles, confira:

Queloide e cicatrizes inestéticas

A cicatrização varia de pessoa para pessoa e algumas sofrem com problemas como queloide, cicatrizes salientes que comprometem a estética.

O quelóide é uma cicatriz alta, grossa, que costuma doer ou coçar e que cresce além da cicatriz inicial. É de origem genética na maioria dos casos, acometendo mais pacientes afro-descendentes e asiáticos.

A cicatriz hipertrofica se assemelha ao queloide, mas é menos intensa e costuma regredir com o tempo. A causa mais comum é a tensão na cicatriz, sendo mais frequente na região central da cicatriz, onde fica mais esticada.

Trombose Venosa Profunda

Ela não é muito comum, mas a doença pode acontecer. Ela é caracterizada pela formação de coágulos sanguíneos (trombos) no interior das veias, geralmente acometendo as pernas, sobretudo as panturrilhas (batatas das pernas). O grande risco da trombose é levar à embolia, quando o coaguo se solta da perna e vai entupir os vasos do pulmão, o que pode ser fatal.

É importante ressaltar que a trombose pode surgir em pessoas que nunca passaram por uma cirurgia plástica. Isto porque não está ligada ao procedimento, mas sim a vários fatores de risco, como:

  • Obesidade;
  • Predisposição genética;
  • Falta de movimentação;
  • Cirurgias e hospitalizações prolongadas;
  • Anestesia geral.

As especialidades que mais apresentam risco de trombose são cirurgias ortopédicas, ginecológicas e neurológicas.

É fundamental se que tome medidas para evitar a trombose, como usar meias antitrombose, uso do compressos de panturrilhas (em todas as cirurgias) e de um anticoagulante especifico (nos casos de cirurgias de maior porte).

Embolia pulmonar

Estas podem ser as mais graves complicações de qualquer cirurgia e acontecem quando um coágulo de sangue se forma no interior de uma veia, passa pelos vasos sanguíneos e chega ao coração ou pulmão, impedindo a chegada do sangue e a oxigenação nesse local.

Deiscência: Abertura de pontos

Abertura dos pontos cirúrgicos. Pode ocorrer por problemas de cicatrização ,desnutrição, deficil de vitaminas, tensão excessiva na sutira, mas na maioria dos casos – acontece quando o paciente não cumpre o pós-operatório adequadamente, forçando a cicatriz principalmente no primeiro mes de recuperação.

Ainda mais no caso da Abdominoplastia, que exige andar curvada nas primeiras semanas e ficar com as pernas dobradas, apoiadas em travesseiros, ao deitar.

 Pequenos esforços podem incidir na abertura de pontos e uma vez abertos como é mais dificil fechá-los. O ideal é que você mantenha o local limpo e consulte seu cirurgião plástico.

Hematoma

O hematoma é o acumulo de sangue, um grande coagulo. Diferente da equimose que é a mancha roxa pelo extravasamento pequeno de sangue, comum em qualquer cirurgia.

O hematoma geralmente advém de um sangramento abrupto e volumose, comumente desenadeado por um esforço, banho muito quente ou outro fator que facilite o sangramento. Evitar esforços, evitar calor e uso de anticoagulantes são fundamentais para minimizar o risco desta complicação.

Um grande hematoma pode levar à necessidade de uma nova cirurgia para limpar o sangue acumulado.

Necrose da pele

A necrose ou tecido morto é uma complicação considerada rara da cirurgia de Abdominoplastia, cuja incidência pode variar entre 3% e 4,4%.

Os fumantes apresentam uma predisposição três vezes maior de desenvolver necrose, assim como algumas doenças que comprometam a circulação.

Acúmulo de líquido na cicatriz

O acúmulo de líquido no local da cicatriz, chama-se seroma, e geralmente surge quando a pessoa não usa a cinta, o que faz com que o corpo tenha mais dificuldade em drenar o excesso de líquidos naturalmente produzidos após a cirurgia plástica.

Como evitar esses riscos?

Escolha um Cirurgião Plástico Especializado e Experiente

Escolher um profissional capacitado é extremamente importante para não aumentar os riscos porque o médico especialista é capaz de dar as devidas orientações ou fazer os diagnósticos certos.

Opte por uma clínica bem estruturada

Esse fator é tão importante quanto o profissional capacitado, o local deve oferecer um ótimo apoio do pré ao pós-operatório. Observe se na clínica há equipes de enfermagem e fisioterapia.

Certifique-se que a clínica escolhida opera em ótimos hospitais

Assim você não ficará vulnerável aos riscos desnecessários de infecção ou pela falta de estrutura, no caso de uma emergência.

Sinais de alerta para ir ao médico

É recomendado ir ao médico caso apresente os seguintes sinais ou sintomas:

  • Dificuldade em respirar;
  • Febre;
  • A dor não passar com os analgésicos indicados pelo médico;
  • Tiver o curativo totalmente manchado de sangue ou tiver a cor amarela ou molhado;
  • Sentir dor na cicatriz ou se estiver com cheiro ruim;
  • Se o local da cirurgia estiver quente, inchado, avermelhado ou dorido;
  • Estiver pálido, sem força e se sentir sempre cansado.

Para saber mais informações sobre esse tipo de cirurgia plástica, acesse os vídeos explicativos do Dr. André Colaneri ou, se preferir, agende uma consulta!

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886