Blog

Quais os benefícios da Babosa para o cabelo?

O cabelo é a característica mais predominante nas mulheres. Mesmo aquelas que já rasparam a cabeleira e adotaram o estilo mais curtinho, o cabelo ainda é usado para dar aquele up na autoestima. Todos os tipos de cabelos, mesmo aqueles que não estão  em evidência, quando raspado completamente, precisam de cuidados. 

Não só cuidados com fios, mas também com o couro cabeludo. Afinal, o cabelo irá crescer novamente e precisa estar com todos os seus direitos reservados, não é mesmo?

Espelho, espelho meu, existe um cabelo mais bem cuidado do que o meu?

Notável e marcante, o cabelo faz parte de um dos cuidados femininos que as mulheres mais dão atenção. Com o empoderamento que reforça a diversidade das madeixas de diferentes cores, estilos, e texturas, vem crescendo a necessidade de falar sobre os principais cuidados a serem seguidos. 

Mas é importante entender também que cada fio possui propriedades diferentes, e que é importante levar em consideração todos os processos químicos que cada cabelo tenha sido submetido. 

Leia também: Tomar banho muito quente prejudica a pele?

Cabelo e química

Há mulheres que já pintaram e re-pintaram os fios, deixando-os de todos os tamanhos e texturas.  Há mulheres que nunca tingiram ou abusaram de química. Há mulheres que fazem hidratação todos os dias, outras que só a fazem aos finais de semana, e aquelas que precisam de uma ajudinha extra e vão aos salões de beleza para dar aquele toque final com selagens ou botox. 

Quando falamos de cabelo, sempre encontramos algum tipo de reclamação ou de atenção quando se trata da saúde dos fios. Seja queda de cabelo, pontas duplas, fios fracos e quebradiços, sem brilho e sem vida, e cabelos visivelmente debilitados.

Diante disso, qual é a alternativa que muitas mulheres encontram? Correr para o salão de beleza ou investir nos produtos químicos que ao invés de ajudar, pode acabar gerando mais dor de cabeça. 

Por isso, temos uma dica natural e muito conhecida que pode ajudar a restaurar a vida e beleza dos cabelos, além de estimular o crescimento dos fios. Ela faz parte da rotina de cuidados de muitas brasileiras, pois é conhecida e passada de geração para geração. 

Estamos falando da Babosa! 

Isso mesmo. Esse produtinho tirado da natureza que tem um poder positivo e incrível na vida dos cabelos. Além disso, a Babosa é ótima para a reconstrução capilar, reforçando todas as propriedades essenciais e importantes para o couro cabeludo. 

Afinal, o que é a Babosa?

A Babosa é uma planta que pode atingir  90 cm de comprimento, e que possui folhas verdes, grossas e contêm alguns espinhos em suas superfícies. Do interior dessas folhas é extraído um gel viscoso. Esse gel da Babosa é muito conhecido como Aloe Vera, que sempre encontramos nas composições de cosméticos e produtos para o cabelo. 

Por conta do Aloe Vera, a Babosa possui muitos nutrientes que são responsáveis por dar saúde ao fios e que apresentam vários benefícios tanto para a saúde do organismo, quanto para a saúde e beleza da pele e do cabelo.

A indústria cosmética utiliza a Babosa como ingrediente ativo em seus produtos há muito tempo, já que ela garante o tratamento dos fios, dando beleza e saúde às madeixas. 

A Babosa pode ser encontrada em qualquer lugar, ou seja, o frete é grátis! Há indícios que ela é plantada nos quintais alheios… isso pode servir como dica, quem sabe você não acha uma plantada pela sua vizinhança? O uso da Babosa é liberado, pois não há riscos ou efeitos colaterais comprovados. Mas é importante consultar seu médico dermatologista para evitar qualquer tipo de problema com o uso externo da planta. Lembrando que a ingestão da Babosa ou da Aloe Vera não são recomendados!

Quais são os principais benefícios da Babosa?

Entre as inúmeras vantagens de se usar a Babosa, há quem diga que ela serve para causas anti inflamatórias, queimaduras de sol ou para dor muscular. Por ser uma tradição de cuidado natural, inclusive passada de geração para geração, o gel da Babosa pode ser indicado para o cuidado não só do cabelo, como o corpo no todo. 

Porém, separamos aqui alguns benefícios para os fios que merecem destaque. Dê uma olhadinha!

  • Hidrata os fios

Se falamos de Babosa, falamos de hidratação. Através dos minerais presentes em sua composição, a Babosa hidrata os fios, tornando-os mais macios e sem frizz. Ideal para quem tem o cabelo mais seco ou precisa de recuperação.

  • Acelera o crescimento das madeixas e cuida do couro cabeludo

A Aloe Vera é um grande aliado no crescimento do cabelo, já que ela abre os poros do couro cabeludo, estimulando a circulação sanguínea. Assim, os fios crescem mais rápido e mais saudáveis.

  • Queda de cabelo? Nunca mais!

Ao agir no bulbo capilar, a Babosa tem ação de fortalecimento da raiz e dos fios, o que ajuda a prevenir a queda do cabelo. Mesmo em pessoas que já apresentam o problema de calvície, ela tem se apresentado como ótima amiga no tratamento.

  • Ajuda no combate à caspa

Outra vantagem de se usar a planta no cabelo é o tratamento contra a caspa (seborreia). Ela faz uma faxina no couro cabeludo, eliminando a sua oleosidade excessiva e, por isso, elimina a irritação, a coceira e a descamação da área.

  • Cabelo limpo, hidratado e reluzente!

A Babosa limpa profundamente os fios, já que ela possui poderosos aminoácidos e polissacarídeos, que promovem a eliminação total das impurezas do dia a dia. Poluição? Já era!

Como usar a Babosa no cabelo?

Dentre várias receitas na internet, o mais importante é não desperdiçar o gel da Babosa. Então, lá vai a nossa dica:

  • Corte a folha da babosa ao meio e remova o gel da planta com uma colher;
  • Aplique-o no comprimento dos fios (da orelha para baixo), quando ele ainda estiver seco, ou seja, antes da lavagem;
  • Se desejar fazer a máscara capilar depois de lavar o cabelo com xampu, também é uma ótima opção;
  • Sendo assim, deixe a máscara capilar agir nos fios de 15 a 30 minutos. Você pode ainda enrolar uma toalha quente para potencializar os resultados. Depois, é só enxaguar com água corrente;
  • Ah, e não se esqueça de utilizar um pouco do gel no couro cabeludo, massageando-o.

Você sabia que é possível usar a Babosa como é um leave-in?

O leave-in pode ser definido como um creme sem enxágue para todos os tipos de cabelo, e a Babosa é um ótimo leave-in. Você pode utilizá-la para garantir uma hidratação mais profunda e para finalizar o penteado. 

Gostou dessas dicas? Acesse o nosso Blog e leia mais sobre cuidados com o cabelo e pele! Aproveite e acompanhe o Dr. André Colaneri no Instagram também! 

Publicado por
Dr. André Colaneri - CRM-SP 87886